Desenvolvimento Humano na Perspectiva de Barbara Rogoff em Estudos do Ensino de Ciências em Contextos Escolares na América Latina

Human Development from Barbara Rogoff's Perspective in Science Education Studies in School Contexts in Latin America

Autores

Palavras-chave:

Desenvolvimento Humano Bárbara Rogoff Aprendizagem Colaborativa

Resumo

Este estudo qualitativo comunica insights emergentes de uma revisão narrativa de literatura sobre o ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio na América Latina, pautado em uma metodologia fenomenológica-hermenêutica para a análise de 12 estudos. Através da integração dos resultados desses estudos com a teoria de Barbara Rogoff, investigamos como as sete facetas da Aprendizagem por Observação e Contribuição (OAC) se manifestam, sob a perspectiva do desenvolvimento humano, nos contextos estudados. Entre as principais compreensões emergem: a motivação multifacetada dos estudantes; a contextualização da aprendizagem; a educação voltada para a responsabilidade e a participação ativa; a aprendizagem via reflexão e negociação de significados; a comunicação e construção coletiva do conhecimento; e a avaliação dialógica e participativa.

Palavras-chave: Desenvolvimento Humano; Bárbara Rogoff; Aprendizagem Colaborativa.

 

Abstract

This qualitative study communicates emerging insights from a narrative literature review on science education in the final years of Elementary and High School in Latin America, based on a phenomenological-hermeneutic methodology for the analysis of 12 studies. By integrating the results of these studies with the theory of Barbara Rogoff, we investigate how the seven facets of Learning by Observing and Pitching In (LOPI) manifest, from the perspective of human development, in the studied contexts. Among the main understandings that emerge are: the multifaceted motivation of students; the contextualization of learning; education aimed at responsibility and active participation; learning through reflection and negotiation of meanings; communication and collective construction of knowledge; and dialogic and participatory evaluation.

Keywords: Human Development; Barbara Rogoff; Collaborative Learning.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Rocha Bacelo, Universidade Federal do Rio Grande

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG); e-mail: isabelbacelo@gmail.com, ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4692-8499.

Valmir Heckler, Universidade Federal do Rio Grande

Professor do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG); e-mail: valmirheckler@furg.br, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3838-3903.

Referências

BASCOPÉ, J. M; CANIGUAN, N. I. V. Propuesta pedagógica para la incorporación de conocimientos tradicionales de Ciencias Naturales en Primaria REDIE. Revista Electrónica de Investigación Educativa. Universidad Autónoma de Baja California Ensenada, México, vol. 18, n. 3, 2016, pp. 161- 175.

BICUDO, M. A. V. Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.

CANDELA, A. Prácticas discursivas en el aula y calidad educativa Revista Mexicana de Investigación Educativa. Consejo Mexicano de Investigación Educativa, A.C. Distrito Federal, México, vol. 4, n. 8,1999, julio-diciembre.

COPPENS, A. D.; ALCALÁ, L.; MEJÍA-ARAUZ, R.; ROGOFF, B. Children's Initiative in Family Household Work in Mexico. Human Development, 2014, 57(2-3), 116–130. doi:10.1159/000356768

FIGUEROA A. I. Las relaciones cognitivas y conductuales en las interacciones didácticas Sinéctica. Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Occidente, Departamento de Educación y Valores, n. 51, 2018, Julio-Diciembre, pp. 01-20.

GÁLVEZ-DÍAZ, V. Procesos de negociación de significados mediante herramientas colaborativas de internet Revista Iberoamericana de Educación Superior. Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación, México, vol. IV, n. 11, octubre-enero, 2013, pp. 100-123.

GÁLVEZ-DÍAZ, V. La escritura de textos en colaboración. Una práctica de construcción de representaciones sociales en el aprendizaje de las ciencias Revista Iberoamericana de Educación Superior. Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación, México, vol. III, núm. 7, mayo-agosto, 2012, pp. 70-92.

GREEN, Bart N.; JOHNSON, Claire D.; ADAMS, Alan. Writing narrative literature reviews for peer-reviewed journals: secrets of the trade. Journal of chiropractic medicine, v. 5, n. 3, p. 101-117, 2006.

LAMAS, M.; LALUEZA, J. L. Innovar en el aula. Contradicciones entre nuevas herramientas y viejos roles como medio para trasformar la práctica Estudios Pedagógicos. Universidad Austral de Chile, Chile, vol. XLII, n. 3, 2016, pp. 243-258.

LÓPEZ, A., RUVALCABA, O., ROGOFF, B. Attentive helping as a cultural practice of Mexican-heritage families. In Y. M. Caldera & E. Lindsey (Eds.), Handbook of Mexican American children and families, New York: Routledgepp, 2015, pp. 76–91.

LUCAS, J. Sentidos y formas de participar en la escuela: la perspectiva de los jóvenes argentinos. Actualidades Investigativas en Educación. Instituto de Investigación en Educación, Costa Rica, vol. 18, n. 1, 2018, Enero-Abril, pp. 396-416.

MARTÍNEZ, R. D.; MARTIN, E. I.; MONTERO, Y. H.; PEDROSA, M. E. Colaboración guiada y ordenadores: alguno de sus efectos sobre logros en el aprendizaje RELIEVE. Revista Electrónica de Investigación y Evaluación Educativa. Universitat de València, Valencia, España, vol. 10, n. 1, 2004, pp. 61- 79.

MORAES, R., GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 3 ed. ver. e ampl. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016. 264p.

PARADISE, R., MEJÍA-ARAUZ, R., SILVA, K. G., DEXTER, A. L., & ROGOFF, B. One, two three, Eyes on me! Adults attempting control versus guiding in support of initiative Human Development, 2014 57, 131–149.

PASMANIK V., D.; CERÓN R. F. Las practicas pedagogicas en el aula como punto de partida para el analisis del proceso enseñanza-aprendizaje: un estudio de caso en la asignatura de Química. Estudios Pedagógicos. Universidad Austral de Chile, Chile, vol. XXXI, n. 2, 2005, pp. 71-87.

ROBERTS, A. L.; ROGOFF, B. Children’s Reflections on Two Cultural Ways of Working Together: “Talking with Hands and Eyes” or Requiring Words. International Journal of Educational Psychology, [S. l.], v. 1, n. 2, 2012, pp. 73–99. DOI: 10.4471/ijep.2012.06.

RODRÍGUEZ W. A. C.; ALOM A. A. El enfoque sociocultural en el diseño y construcción de una comunidad de aprendizaje. Revista Electrónica "Actualidades Investigativas en Educación". Universidad de Costa Rica San Pedro de Montes de Oca, Costa Rica, vol. 9, noviembre, 2009, pp. 1-21.

ROGOFF, B; MEJÍA-ARAUZ, R; CHÁVEZ, M .C. A Cultural Paradigm—Learning by Observing and Pitching In. Advances in Child developmentand behavior. University of California, USA, vol. 49, 2015, pp. 1-22.

ROGOFF, B., MORELLI, G. A.; CHAVAJAY, P. Children’s Integration in Communities and Segregation From People of Differing Ages. Perspectives on Psychological Science, 5(4), 2010, pp. 431-440. https://doi.org/10.1177/1745691610375558

ROGOFF, B., GOODMAN TURKANÍS, C., BARTLETT, L. Learning together: Children and adults in a school community. New York: Oxford University Press, 2001.

ROGOFF, B. A Natureza Cultural do Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artmed, 2005.

------------------. Apprenticeship in Thinking. New York: Oxford University Press, 1990.

TSETHLIKAI, M., ROGOFF, B. (2013). Involvement in traditional cultural practices and American Indian children's incidental recall of a folktale. Developmental Psychology, 49(3), 2013, pp. 568–578. https://doi.org/10.1037/a0031308.

VARGAS, S. M. Processos de formação e aprendizagem no meio rural: o continuum família-escola. Revista Brasileira de Educação. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Rio de Janeiro, n. 24, set -dez, 2003, pp. 95-106.

WELLS, G, MEJÍA, R.A. Hacia el diálogo em el salón de clases: enseñanza y aprendizage por medio de la indagación. Revista Electrónica Sinéctica. Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Occidente, México, n. 26, febrero-julio, 2005, pp. 1-19.

Downloads

Publicado

10/06/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 47
  • pdf downloads: 39

Como Citar

ROCHA BACELO, I.; HECKLER, V. Desenvolvimento Humano na Perspectiva de Barbara Rogoff em Estudos do Ensino de Ciências em Contextos Escolares na América Latina: Human Development from Barbara Rogoff’s Perspective in Science Education Studies in School Contexts in Latin America. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8463. Acesso em: 3 jul. 2024.