Desenvolvimento Humano na Perspectiva de Barbara Rogoff em Estudos do Ensino de Ciências em Contextos Escolares na América Latina
Human Development from Barbara Rogoff's Perspective in Science Education Studies in School Contexts in Latin America
Palavras-chave:
Desenvolvimento Humano Bárbara Rogoff Aprendizagem ColaborativaResumo
Este estudo qualitativo comunica insights emergentes de uma revisão narrativa de literatura sobre o ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio na América Latina, pautado em uma metodologia fenomenológica-hermenêutica para a análise de 12 estudos. Através da integração dos resultados desses estudos com a teoria de Barbara Rogoff, investigamos como as sete facetas da Aprendizagem por Observação e Contribuição (OAC) se manifestam, sob a perspectiva do desenvolvimento humano, nos contextos estudados. Entre as principais compreensões emergem: a motivação multifacetada dos estudantes; a contextualização da aprendizagem; a educação voltada para a responsabilidade e a participação ativa; a aprendizagem via reflexão e negociação de significados; a comunicação e construção coletiva do conhecimento; e a avaliação dialógica e participativa.
Palavras-chave: Desenvolvimento Humano; Bárbara Rogoff; Aprendizagem Colaborativa.
Abstract
This qualitative study communicates emerging insights from a narrative literature review on science education in the final years of Elementary and High School in Latin America, based on a phenomenological-hermeneutic methodology for the analysis of 12 studies. By integrating the results of these studies with the theory of Barbara Rogoff, we investigate how the seven facets of Learning by Observing and Pitching In (LOPI) manifest, from the perspective of human development, in the studied contexts. Among the main understandings that emerge are: the multifaceted motivation of students; the contextualization of learning; education aimed at responsibility and active participation; learning through reflection and negotiation of meanings; communication and collective construction of knowledge; and dialogic and participatory evaluation.
Keywords: Human Development; Barbara Rogoff; Collaborative Learning.
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