Transtorno do Espectro Autista associado à perda auditiva e suas implicações na linguagem e comunicação: estudo longitudinal.

Autism Spectrum Disorder associated with hearing loss and its implications for language and communication: longitudinal study.

Autores

Palavras-chave:

Autismo; Implante Coclear; Audição

Resumo

Introdução: Estudos anteriores sugerem relação entre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a perda auditiva (PA) em crianças. O uso do implante coclear (IC) em crianças com o diagnóstico de PA e TEA, demonstra ser um efetivo recurso terapêutico. Objetivo: Descrever as manifestações e desenvolvimento das habilidades comunicativas e auditivas com o uso do IC em uma criança que apresenta diagnóstico de PA e TEA. Métodos: Foram utilizados os procedimentos:  Protocolo de Identificação do participante atendido no Laboratório de Linguagem Infantil, Inventário PORTAGE, coleta de dados da anamnese e observação comportamental. Resultados: Após um ano de intervenção fonoaudiológica, ocorreu evolução em todos os aspectos de desenvolvimento analisados. Conclusão: Houve desenvolvimento das habilidades comunicativas e auditivas do participante que apresenta TEA e é usuário de implante coclear, embora a eficácia da utilização do implante coclear ainda se apresenta como um tópico de investigação nas pesquisas. 

Palavras-chave: Autismo; Implante Coclear; Audição 

 

Abstract

Introduction: Previous studies suggest a relationship between autism spectrum disorder (ASD) and hearing loss (HL) in children. The use of cochlear implants (CI) in children diagnosed with HL and ASD proves to be an effective therapeutic resource. Objective: To describe the manifestations and development of communicative and auditory skills with the use of CI in a child diagnosed with HL and ASD. Methods: The following procedures were used: Identification Protocol of the participant seen in the Child Language Laboratory, PORTAGE Inventory, collection of anamnesis data and behavioral observation. Results: After one year of speech therapy intervention, progress occurred in all aspects of development analyzed. Conclusion: There was development of the communicative and auditory skills of the participant who has ASD and is a cochlear implant user, although the effectiveness of using cochlear implant still represents an investigation topic in researches.

Keywords: Autism; Cochlear implant; Hearing.

 

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Biografia do Autor

Lívia Gerolin, UNESP

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2024). Atualmente está realizando pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada pelo Instituto Líbano. É fonoaudióloga clínica.

E-mail: livia.gerolin@unesp.br ORCID: https://orcid.org/0009-0001-0936-5079

 

 

Eliane Maria Carrit Delgado-Pinheiro, UNESP

Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e docente do programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI/Unesp). Coordena o Laboratório de Investigação em Audiologia Educacional (Unesp) Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Audiologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência auditiva, escola, percepção dos sons da fala.

E-mail: eliane.delgado@unesp.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7589-2125

Andrea Regina Nunes Misquiatti, UNESP

É professora assistente doutora do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP/ Marília- São Paulo. Membro do Grupo de Pesquisa GEPADI - Grupo de Estudos e Pesquisa em Atividades e desenvolvimento Infantil. Coordenadora do Laboratório de Estudos da Linguagem Infantil - LEALI. Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade do Sagrado Coração (1991), Doutora em Linguística pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo/USP-São Paulo (2007). Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica- PUC/ São Paulo (1996).

E-mail: andrea.misquiatti@unesp.br.  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6276-3519.

 

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Publicado

07/07/2024
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Como Citar

GEROLIN, L.; MARIA CARRIT DELGADO-PINHEIRO, E.; REGINA NUNES MISQUIATTI, A. Transtorno do Espectro Autista associado à perda auditiva e suas implicações na linguagem e comunicação: estudo longitudinal.: Autism Spectrum Disorder associated with hearing loss and its implications for language and communication: longitudinal study. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8433. Acesso em: 13 jul. 2024.