Noções de competências atreladas à formação profissional em Design

Concepts of skills linked to professional training in Design

Autores

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Formação Profissional, Competência, Design

Resumo

No meio educacional, o conceito de competência desafia o status quo e oferece uma oportunidade para se refletir sobre a formação profissional em Design. Diante das mudanças consta[i]ntes na sociedade e das novas exigências do mercado de trabalho, esta pesquisa busca contextualizar os conceitos relacionados às competências na formação desses trabalhadores, utilizando, para isso, as pesquisas bibliográfica e documental. O estudo analisa os fundamentos legislativos que regulamentam a profissão e que influenciam a prática pedagógica dos cursos, destacando a importância da integração de conhecimentos práticos e teóricos para capacitar os profissionais a resolver problemas complexos na área. Em face das transformações contemporâneas que impactam em todos os campos laborais, é fundamental explorar as competências essenciais para um profissional de Design adaptado a um cenário dinâmico, o que implica não apenas a aplicação de conhecimentos técnicos, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e éticas.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Formação Profissional; Competência; Design.

 

Abstract

In the educational realm, the concept of competence challenges the status quo and provides an opportunity to reflect on professional training in Design. Faced with constant changes in society and new demands from the job market, this research seeks to contextualize the concepts related to competencies in the training of these workers, using bibliographic and documentary research for this purpose. The study examines the legislative foundations that regulate the profession and influence the pedagogical practice of courses, emphasizing the importance of integrating practical and theoretical knowledge to empower professionals to solve complex problems in the field. Given the contemporary transformations that impact professionals in all areas, it is essential to explore the essential competencies for a Design professional adapted to a dynamic scenario, which implies not only the application of technical knowledge but also the development of social and ethical skills.

Keywords: Professional and Technological Education; Professional Formation; Competency; Design.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joelma Alves de Oliveira, Instituto Federal Fluminense

Professora, Mestra em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal Fluminense, Macaé, RJ, Brasil. https://orcid.org/0009-0008-7870-3992. E-mail: joelma.alves@gsuite.iff.edu.br

Thiago Soares de Oliveira, INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

Professor, Pós-Doutor em Letras pela Universidade da Beira Interior, Covilhã, Castelo Branco, Portugal. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3078-0058. Email: so.thiago@hotmail.com

Referências

BRASIL. Lei n. 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e financiamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, [1968]. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-5540-28-novembro-1968-359201-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 18 nov. 2022.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, [1996]. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 18 nov. 2022

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parecer CNE/CES n. 195, de 2003. Diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em música, dança, teatro e design. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, [2003]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2003/pces195_03. Acesso em: 17 set. 2023

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Resolução n. 5, de 8 de março de 2004. Aprova as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em design e dá outras providências. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, [2004]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces05_04.pdf. Acesso em: 17 set. 2023.

CARDOSO, Deborah Camila Viana; CAMPOS, Cláudia Fátima; REZENDE, Edson José Carpintero. História, legislação educacional e o ensino do design no Brasil: dos currículos mínimos às diretrizes curriculares nacionais. Transverso, [s. l.], ano 10, n. 11, p. 78–93, jun. 2022. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/transverso/article/view/5605. Acesso em: 20 set. 2023.

COUTO, R. M. S. Escritos sobre ensino de Design no Brasil. Rio de Janeiro, RJ: Rio Book's, 2008.

DELORS, Jacques.; Al-Mufti, In'am; AMAGI, Isao; CARNEIRO, Roberto; CHUNG, Fay; GEREMEK, Bronislaw; GORHAM, William; KORNHAUSER, Aleksandra; MANLEY, Michael; QUERO, Marisela Padrón.; SAVANÉ, Marie Angélique; SINGH, Karan; STAVENHAGEN, Roberto; SUHR, Myong Won; NANZHAO, Zhou. Educação um tesouro a descobrir: relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília, DF: Unesco, 1996. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000129801. Acesso em: 20 set. 2022.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2021.

GOMES, Luiz Vidal Negreiros. Criatividade: projeto, desenho, produto. Santa Maria:

CHDs, 2001.

KUENZER, Acácia Zeneida. Conhecimento e competências no trabalho e na escola. Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 28, n. 2, p. 3-11, jan./dez. 2002. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/539. Acesso em: 5 out. 2023.

MATTEONI, Romulo Miyazawa. Formação em design: diálogo entre política e educação do designer. 300 f. 2014. Tese (Doutorado em Design) – Departamento de Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24059@1. Acesso em: 2o set. 2023

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre suas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? 2. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2002.

ROCHA, Hugo Reis. Paradigm shift in Design Education: contributions for a new design competencies framework to foster strategic innovations, sustainable solutions and social change. 276 f. 2021. Tese (Doutorado em Design) – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Universidade Europeia, [s. l.], 2021. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/39275. Acesso em: 10 nov. 2022.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo, SP: Cortez, 2017.

VILLAS-BOAS, André. O que é [e o que nunca foi] design gráfico. Rio de Janeiro, RJ: 2AB, 2007.

Downloads

Publicado

09/07/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 26
  • pdf downloads: 2

Como Citar

ALVES DE OLIVEIRA, J.; DE OLIVEIRA, T. S. Noções de competências atreladas à formação profissional em Design: Concepts of skills linked to professional training in Design. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8421. Acesso em: 13 jul. 2024.