Referência compartilhada na educação infantil: o desassossego de professores e auxiliares

Shared reference in early childhood education: the unrest of teachers and assistants

Autores

Palavras-chave:

Referência compartilhada, Professores, Auxiliares

Resumo

A pesquisa busca identificar concepções e estratégias de professores e auxiliares da Educação Infantil relacionadas ao trabalho coletivo e à vivência da figura de referência com as crianças. Examinam-se os indícios de (des)assossegos causados pela (co)responsabilidade do cuidado e educação na Educação Infantil. Por meio de um estudo qualitativo e exploratório com dez profissionais, a pesquisa aborda a problemática das origens do (des)assossego na partilha de (co)responsabilidades no cotidiano da primeira infância. Conclui que, ao fortalecer o grupo, favorecendo a formação integral das crianças e o bem-estar de todos, é possível reinterpretar convívios e realizar a partilha de experiências como adulto referência para as crianças.

Palavras-chave: Referência compartilhada; Professores; Auxiliares.

 

Abstract

The research aims to identify the conceptions and strategies of teachers and assistants in Early Childhood Education related to collective work and the experience of being a reference figure for children. It examines the signs of (dis)comfort caused by the (co)responsibility of care and education in Early Childhood Education. Through a qualitative and exploratory study involving ten professionals, the research addresses the issue of the origins of (dis)comfort in the sharing of (co)responsibilities in the daily life of early childhood. It concludes that by strengthening the group, promoting the comprehensive development of children, and ensuring the well-being of all, it is possible to reinterpret interactions and share experiences as a reference adult for the children.

Keywords: Shared reference; Teachers; Assistants.

 

 

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Biografia do Autor

Alessandra Londero Almeida, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda do Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestre em Educação (UFPel). Especialista em Psicopedagogia (Faculdade Dom Bosco) e em Educação, área de concentração em Educação Infantil (UFPel). Pedagoga (UFPel). Professora de Educação Infantil da rede pública de ensino na Prefeitura Municipal de Pelotas/RS. Integrante do Grupo de Pesquisa Laboratório de Formação e Estudos da Infância (Labforma/CNPq, UFPEL). E-mail: alessandra.londero111@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6151-3369.

Maiane Liana Hatschbach Ourique, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação (UFSM). Professora da Universidade Federal de Pelotas no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPel). Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Formação e Estudos da Infância (Labforma/UFPel/CNPq). E-mail: maianeho@yahoo.com.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5042-3648.

Tamara Insauriaga Bueno, Universidade Federal de Pelotas

Professora de Educação Infantil. Mestre em Educação (UFPel). Foi bolsista CNPq durante o Mestrado, tendo defendido a pesquisa "A experiência estética na formação de professores: a (sub)existência das sensibilidades na construção da docência". É graduada em Pedagogia (UFPel). Integrante do Grupo de Pesquisa Laboratório de Formação e Estudos da Infância (LabForma/CNPq, UFPel). E-mail: tamarabueno2012@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3364-5740

 

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Publicado

02/07/2024
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Como Citar

LONDERO ALMEIDA, A.; HATSCHBACH OURIQUE, M. L.; INSAURIAGA BUENO, T. Referência compartilhada na educação infantil: o desassossego de professores e auxiliares: Shared reference in early childhood education: the unrest of teachers and assistants. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8394. Acesso em: 6 nov. 2024.