Modelagem Matemática e o Software GeoGebra no Ensino de Física
Mathematical Modeling and GeoGebra Software in Physics Teaching
Palavras-chave:
Movimento Oblíquo, Ferramenta Digital, Sequências DidáticasResumo
O objetivo desta pesquisa foi mapear a aplicação da Modelagem Matemática e o Software GeoGebra no ensino do Movimento Oblíquo. A escolha da base de dados foi o Portal de Periódicos da CAPES, com um recorte temporal de dez anos (2014 a 2023) e os descritores “Modelagem Matemática, Ensino Física” e “Modelagem Matemática, Sequências Didáticas”. Também ocorreu a seleção dos trabalhos, com ênfase na análise dos títulos, resumos e palavras-chave. Os pontos de categorização incluíram componente curricular, conteúdo, nível de ensino, instrumento tecnológico digital e teoria utilizada na aplicação. Os resultados da busca computaram 8 artigos, nos quais a Modelagem Matemática foi relacionada a outros argumentos metodológicos, embasando as pesquisas escolhidas. A pesquisa revelou uma lacuna em pesquisas sobre movimentos oblíquos e também pesquisas que focassem o ensino de conteúdos de Física em si.
Palavras-chave: Movimento Oblíquo; Ferramenta Digital; Sequências Didáticas.
Abstract
The aim of this research was to map the application of Mathematical Modeling and GeoGebra Software in the teaching of Oblique Motion. The chosen database was the CAPES Journal Portal, with a time frame of ten years (2014 to 2023) and the descriptors "Mathematical Modeling, Physics Teaching" and "Mathematical Modeling, Didactic Sequences". The papers were also selected with an emphasis on analyzing the titles, abstracts and keywords. The categorization points included curriculum component, content, teaching level, digital technological tool and theory used in the application. The search results returned 8 articles, in which Mathematical Modeling was related to other methodological arguments, supporting the chosen research. The research revealed a gap in researches on oblique movements as well as researches that focused on the teaching of Physics contents.
Keywords: Oblique Movement; Digital Tool; Teaching Sequences.
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