Modelagem Matemática e o Software GeoGebra no Ensino de Física

Mathematical Modeling and GeoGebra Software in Physics Teaching

Autores

Palavras-chave:

Movimento Oblíquo, Ferramenta Digital, Sequências Didáticas

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi mapear a aplicação da Modelagem Matemática e o Software GeoGebra no ensino do Movimento Oblíquo. A escolha da base de dados foi o Portal de Periódicos da CAPES, com um recorte temporal de dez anos (2014 a 2023) e os descritores “Modelagem Matemática, Ensino Física” e “Modelagem Matemática, Sequências Didáticas”. Também ocorreu a seleção dos trabalhos, com ênfase na análise dos títulos, resumos e palavras-chave. Os pontos de categorização incluíram componente curricular, conteúdo, nível de ensino, instrumento tecnológico digital e teoria utilizada na aplicação. Os resultados da busca computaram 8 artigos, nos quais a Modelagem Matemática foi relacionada a outros argumentos metodológicos, embasando as pesquisas escolhidas. A pesquisa revelou uma lacuna em pesquisas sobre movimentos oblíquos e também pesquisas que focassem o ensino de conteúdos de Física em si.

Palavras-chave: Movimento Oblíquo; Ferramenta Digital; Sequências Didáticas.

 

Abstract

The aim of this research was to map the application of Mathematical Modeling and GeoGebra Software in the teaching of Oblique Motion. The chosen database was the CAPES Journal Portal, with a time frame of ten years (2014 to 2023) and the descriptors "Mathematical Modeling, Physics Teaching" and "Mathematical Modeling, Didactic Sequences". The papers were also selected with an emphasis on analyzing the titles, abstracts and keywords. The categorization points included curriculum component, content, teaching level, digital technological tool and theory used in the application. The search results returned 8 articles, in which Mathematical Modeling was related to other methodological arguments, supporting the chosen research. The research revealed a gap in researches on oblique movements as well as researches that focused on the teaching of Physics contents.

Keywords: Oblique Movement; Digital Tool; Teaching Sequences.

           

 

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Biografia do Autor

Edem Cordeiro de Aguiar, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Especialista em Metodologia de Ensino de Matemática e Física, pelo Centro Universitário FAVENI – UNIFAVENI. Graduado em Licenciatura Plena em Ciências: Matemática e Física pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Atualmente, é estudante de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. ORCID https://orcid.org/0009-0004-3303-7552, E-mail: edemcordeiromatfis@gmail.com

Elizabeth Tavares Pimentel, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Doutora em Geofísica pelo Observatório Nacional – ON. Mestra em Geociências, área de concentração: Geologia Ambiental, pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Física pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, no Instituto de Educação Agricultura e Ambiente – IEAA, e atua como coordenadora e professora do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH). ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2615-2956, E-mail: elizabethpimentel@ufam.edu.br

Marcos André Braz Vaz , Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Mestre em Estatística e Experimentação Agronômica pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Especialista em Ensino de Estatística pela Universidade Franciscana – UFN e em Games e Gamificação da Educação pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Graduado em Agronomia pela Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.ORCID https://orcid.org/0000-0002-9135-7763,E-mail: braz.vaz@ufsc.br

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Publicado

02/07/2024
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Como Citar

CORDEIRO DE AGUIAR, E.; TAVARES PIMENTEL, E.; ANDRÉ BRAZ VAZ , M. Modelagem Matemática e o Software GeoGebra no Ensino de Física: Mathematical Modeling and GeoGebra Software in Physics Teaching. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8374. Acesso em: 3 jul. 2024.