Ansiedade, depressão e estresse e as adaptações da prática docente em decorrência da pandemia após a retomada das atividades presenciais

Anxiety, depression and stress and the adaptations of teaching practice because of the pandemic after the resumption of face-to-face activities

Autores

Palavras-chave:

Educação, Adoecimento psíquico, Pandemia

Resumo

O objetivo foi analisar a associação entre a ansiedade, a depressão e o estresse e as adaptações da prática docente em decorrência da pandemia com a retomada das atividades presenciais em professores de escolas de referência de ensino médio. Trata-se de um estudo exploratório, quantitativo com 102 professores do ensino médio integral. Observou-se que os docentes precisaram ajustar suas práticas em decorrência do isolamento provocado pela pandemia e no retorno às atividades sendo distribuídas em práticas: inovação e tecnologia, adaptações em sala de aula e metodologias tradicionais. Aqueles professores que realizaram adaptações em sala de aula, tiveram maiores níveis de estresse e depressão no retorno das atividades presenciais. Os níveis de ansiedade não foram diferentes entre as diversas estratégias de ensino e adaptações adotadas pelos docentes.

Palavras-chave: Educação; Saúde mental; Pandemia.

 

Abstract

The objective was to analyze the association between anxiety, depression, and stress, and the adaptations in teaching practices resulting from the pandemic with the resumption of in-person activities among teachers in reference high schools. This is an exploratory, quantitative study involving 102 full-time high school teachers. It was observed that teachers needed to adjust their practices due to the isolation caused by the pandemic and the return to activities being distributed in practices: innovation and technology, classroom adaptations and traditional methodologies. Those teachers who made adaptations in the classroom, had higher levels of stress and depression in the return of face-to-face activities. The levels of anxiety were not different between the different teaching strategies and adaptations adopted by teachers.

Keywords: Education; Mental health; Pandemic.

 

 

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Biografia do Autor

Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes, Universidade de Pernambuco Campus Petrolina

Professora Associada/Livre-Docente da Universidade de Pernambuco campus Petrolina. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares. E-mail: flavia.fernandes@upe.br  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2840-8561.

 

Janicléia Pereira de Souza, Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

Professora Efetiva de Biologia da Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco.

janicleia. E-mail: pereirasouza@upe.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4005-2679.

Rosana Alves de Melo, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Professora adjunta do colegiado de enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Campus Petrolina. Docente do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido. E-mail: rosana.melo@univasf.edu.br  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9217-921X.

 

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Publicado

02/07/2024
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Como Citar

CAVALCANTE VALENÇA FERNANDES, F. E.; SOUZA, J. P. de; MELO, R. A. de. Ansiedade, depressão e estresse e as adaptações da prática docente em decorrência da pandemia após a retomada das atividades presenciais: Anxiety, depression and stress and the adaptations of teaching practice because of the pandemic after the resumption of face-to-face activities. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8319. Acesso em: 3 jul. 2024.