Educação CTS na formação inicial de professores e professoras de química: o que enfatizam teses e dissertações brasileiras?

STS Education in the initial training of Chemistry teachers: what do Brazilian theses and dissertations emphasize?

Autores

Palavras-chave:

Educação CTS, Formação inicial de professores, Ensino de Ciências/Química

Resumo

Este trabalho, recorte de uma pesquisa de Doutorado, objetiva analisar teses e dissertações brasileiras sobre o desenvolvimento da Educação CTS na formação inicial de professores(as) de Química, buscando compreender aspectos relevantes para melhorias nos processos formativos. Na investigação, a partir da Análise Textual Discursiva, emergiram três categorias associadas: (a) ao desenvolvimento de concepções sobre as relações CTS e sua inserção no ensino de química; (b) às potencialidades da perspectiva CTS na formação docente; e, (c), à organização curricular dos cursos de formação inicial do(a) professor(a) de química. Os resultados apontam para a necessidade de se criar um novo perfil formativo de professores(as), totalmente desprendido do ensino transmissivo-receptivo, que implica na superação de concepções inadequadas da ciência e da tecnologia numa perspectiva crítica de educação.

Palavras-chave: Educação CTS; Formação inicial de professores; Ensino de Ciências/Química.  

 

Abstract

This work, which is part of a doctoral research project, aims to analyze Brazilian theses and dissertations on the development of STS education in the initial training of chemistry teachers, seeking to understand relevant aspects for improvements in training processes. In the investigation, three associated categories emerged from the Textual Discourse Analysis: (a) the development of conceptions about STS relations and their inclusion in chemistry teaching, (b) the STS perspective potential in teacher training, and (c) the curricular organization of initial chemistry teacher training courses. The results indicate the need to create a new teacher training profile, totally detached from a one-way passive teaching approach, which implies overcoming inadequate science and technology conceptions to a critical educational perspective.

Key Words: STS Education; Initial teachers training; Science/Chemistry Teaching.

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Biografia do Autor

Roseane Freitas Fernandes, Universidade de Brasília

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na Universidade de Brasília. Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade de Brasília. Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Licenciada em Ciências Naturais. E-mail: roseaneffunb@gmail.com; ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8375-8930; Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9305166150182951     

Patrícia Fernandes Lootens Machado, Universidade de Brasília

Professora Titular do Instituto de Química da Universidade de Brasília (IQ/UnB). Doutora em Ciência de Materiais pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Líder do Grupo de Pesquisa Ciência, Tecnologia em Contexto - CiTeCo/UnB. E-mail: plootens@unb.br; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0219-1472; Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8111963521574324

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Publicado

03/07/2024
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Como Citar

FREITAS FERNANDES, R.; FERNANDES LOOTENS MACHADO, P. Educação CTS na formação inicial de professores e professoras de química: o que enfatizam teses e dissertações brasileiras? STS Education in the initial training of Chemistry teachers: what do Brazilian theses and dissertations emphasize?. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8233. Acesso em: 12 jul. 2024.