A produção sobre infância indígena em periódicos de antropologia brasileiros

Production on indigenous childhood in brazilian anthropology journals

Autores

Palavras-chave:

Mapeamento, Infância indígena, Antropologia da Criança

Resumo

Objetivamos apresentar resultados de um mapeamento de artigos científicos publicados em periódicos de Antropologia sobre infância indígena, temática esta objeto do trabalho de doutorado do primeiro autor. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-analítico, que teve como fonte de produção de dados trabalhos publicados em cinco revistas qualis A, respeitando as cinco regiões do país. Os estudos selecionados, em síntese, apontam para a necessidade de reconhecermos as diferentes culturas e infâncias indígenas que integram a pluralidade cultural brasileira. Dada a experiência de contato com a produção da área, é possível afirmar que a Educação Infantil indígena ainda é um campo pouco explorado quando o assunto envolve questões étnicas da diversidade de povos originários existentes na contemporaneidade, o que faz desta constatação uma necessidade emergente em investigações.

Palavras-chave: Mapeamento; Infância indígena; Antropologia da Criança.

 

Abstract

We aim to present the results of a mapping of scientific articles published in Anthropology journals on indigenous childhood, a theme central to the doctoral work of the first author. This is a qualitative, descriptive-analytical research that used works published in five A-rated journals as a source of data production, covering the five regions of the country. The selected studies, in summary, emphasize the need to recognize the different cultures and indigenous childhoods that contribute to the cultural diversity of Brazil. Given the experience with the field's production, it can be asserted that indigenous Early Childhood Education is still a relatively unexplored field when it comes to ethnic issues related to the diverse indigenous peoples in contemporary society. This makes the acknowledgment of this gap an urgent necessity in research.

Keywords: Mapping. Indigenous childhood. Anthropology of Children.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Schlindwein Santino, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

 Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). E-mail: fernando.santino@estudante.ufscar.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7757-8826   

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP - Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH - da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP. E-mail: klinger.ciriaco@ufscar.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1694-851X

Referências

ALVARES. Myriam Martins. Kitoko Maxakali: a criança indígena e os processos de formação, aprendizagem e escolarização. Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 8, volume 15(1): 49-78. 2004. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaanthropologicas/article/view/23609 Acesso em: 19 set. 2021.

ARRUDA, Silbene Ferreira de; ZOIA, Alceu. A infância Cinta Larga: narrativas do/no contexto escolar. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 271-284, mai./ago. 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/101226 Acesso em: 19 set. 2021.

BELTRAME, Camila Boldrin. Relato etnográfico sobre a escola dos Xikrin do Bacajá. Revista de @ntropologia da UFSCar, v.5, n.2, jul.-dez., 2013. Disponível em: https://www.rau2.ufscar.br/index.php/rau/article/view/101 Acesso em: 19 set. 2021.

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010.

CARIAGA, Diógenes Egidio. “E quando a “cultura” vira um problema?”: relações entre a educação das crianças kaiowa e guarani e a rede de garantia de direitos em Te’ýikue, Caarapó – MS. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 9, n. 3, p. 226-256, jul./dez. 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/58373 Acesso em: 19 set. 2021.

CARIAGA, Diógenes Egídio; NASCIMENTO, Silvana Jesus do; PEREIRA, Levi Marques. Os problemas nos direitos: os efeitos da extensão das políticas de direitos da criança e adolescente entre os Kaiowá e Guarani. Revista de @ntropologia da UFSCar, 11 (1), jan./jun. 2019. Disponível em: https://www.rau2.ufscar.br/index.php/rau/article/view/286 Acesso em: 19 set. 2021.

CARVALHO, Veronica Monachini de; MACIEL, Lucas da Costa. O quê e o como aprender: as crianças kalapalo e algumas problematizações em torno do conhecimento. Revista de @ntropologia da UFSCar, 11 (1), jan./jun. 2019. Disponível em: https://www.rau2.ufscar.br/index.php/rau/article/view/276 Acesso em: 19 set. 2021.

CIRÍACO, Klinger Teodoro. Apresentação – Entre o idioma das árvores e o perfume do sol. In: AZEVEDO, Priscila Domingues de; CIRÍACO, Klinger Teodoro. Outros olhares para a Matemática: experiências na Educação Infantil. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/outros-olhares-para-amatematica-experiencias-na-educacao-infantil/ . Acesso em: 5, maio. 2023.

COHN, Clarice. Antropologia da criança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.

FEITOSA, Leni Barbosa; VIZOLLI, Idemar. Narrativas imagéticas de crianças Mẽbêngôkre-Kayapó: educação indígena e educação escolar indígena na aldeia Gorotire. Tellus, Campo Grande, MS, ano 22, n. 47, p. 109-136, jan./abr. 2022. Disponível em: https://tellusucdb.emnuvens.com.br/tellus/article/view/805 Acesso em: 19 set. 2021.

FERREIRA, Bruno. As crianças Kaingang: educação escolar e os processos próprios de aprendizagem. Revista de @ntropologia da UFSCar, 11 (1), jan./jun. 2019. Disponível em: https://www.rau2.ufscar.br/index.php/rau/article/view/275 Acesso em: 19 set. 2021.

JAGNIGRE DA SILVA, Ivone; FRANCO, Sérgio Roberto Kieling. Educação Kaingang e educação escolar Kaingang: um exemplo de bem estar e bem viver. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 346-359, jul./dez. 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/100653 Acesso em: 19 set. 2021.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996.

LORENZATO, Sérgio. Educação Infantil e a percepção da matemática. 2°. ed. rev. ampliada – Campinas. SP: Autores associados, 2008.

LUCAS, Sônia Rocha; URQUIZA, Antonio Hilario Aguilera. Crianças indígenas da aldeia Pakurity e as moradias móveis: nova forma de resistência em área de retomada. Revista de @ntropologia da UFSCar, 11 (1), jan./jun. 2019. Disponível em: https://www.rau2.ufscar.br/index.php/rau/article/view/285 Acesso em: 19 set. 2021.

MARQUI, Amanda Rodrigues. Situações de aprendizagem das crianças Baniwa na comunidade de Vista Alegre, noroeste amazônico. Revista de @ntropologia da UFSCar, 11 (1), jan./jun. 2019. Disponível em: https://www.rau2.ufscar.br/index.php/rau/article/view/278 Acesso em: 19 set. 2021.

NASCIMENTO, Adir Casaro; VIEIRA, Carlos Magno Naglis; SILVA, Antonio Carlos Seizer da. (Con) textos das pesquisas com crianças/infâncias indígenas no Mato Grosso do Sul. Revista de @ntropologia da UFSCar, 11 (1), jan./jun. 2019. Disponível em: https://www.rau2.ufscar.br/index.php/rau/article/view/294 Acesso em: 19 set. 2021.

OLIVEIRA, Ana Caroline Amorim. Wyrau’haw: a Festa da Menina-Moça do povo indígena Tenetehara/Guajajara. Amazônica - Revista de Antropologia. Vol. 11 (2) | 873 – 882. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica/article/view/6591 Acesso em: 19 set. 2021.

OLIVEIRA, Assis da Costa. O que a Antropologia da Criança pode fazer pela construção intercultural dos direitos das crianças no Brasil?. Revista de @ntropologia da UFSCar, 11 (1), jan./jun. 2019. Disponível em: https://www.rau2.ufscar.br/index.php/rau/article/view/290 Acesso em: 19 set. 2021.

PADAWER, Ana. La protección de los derechos de la infancia Mbyáguaraní: aportes de la etnografía en la problematización de las experiencias formativas. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 52-81, jul./dez. 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/12403 Acesso em: 19 set. 2021.

PENA, Erica Dumont; CORREIA DA SILVA, Rogério. Nas casas, nos quintais, com a comunidade: cuidado e educação das crianças pequenas Xakriabá. Revista de @ntropologia da UFSCar, 11 (1), jan./jun. 2019. Disponível em: https://www.rau2.ufscar.br/index.php/rau/article/view/274 Acesso em: 19 set. 2021.

POUPART, Jean.; PIRES, Alvaro.; GROULX, Lionel Henri.; DESLAURIERS, Jean-Pierre.; MAYER, Robert. A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos, v. 2, 2008.

RAMOS, Raquel; FREITAS, Claudia Rodrigues de; TEZZARI, Mauren Lucia; NOBRE, Jeruza Santos. Literatura infantil indígena: Kubai, o Encantado. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 15, n. 3, p. 252-273, set./dez. 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/111423 Acesso em: 19 set. 2021.

REBELO, Romário Edson da Silva; RAIOL, Raimundo Wilson Gama. Além da Doutrina da Proteção Integral: rumo às perspectivas indígenas de infância. Revista de @ntropologia da UFSCar, 11 (1), jan./jun. 2019. Disponível em: https://www.rau2.ufscar.br/index.php/rau/article/view/291 Acesso em: 19 set. 2021.

REFATTI, Denize. Os sonhos da criança Ava-guarani: circulação de saberes e autonomia da infância indígena através da participação na experiência onírica na aldeia Ocoy/Pr. Revista de @ntropologia da UFSCar, 11 (1), jan./jun. 2019. Disponível em: https://www.rau2.ufscar.br/index.php/rau/article/view/277 Acesso em: 19 set. 2021.

ROSA, Marlise. Tecnologias de governo na gestão de uma população indígena em situação de deslocamento forçado: entre a proteção e o controle da infância warao. Amazônica - Revista de Antropologia. Vol.14 (2) | 302 - 324 | 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica/article/view/12585 Acesso em: 19 set. 2021.

SANTANA, José Valdir Jesus de; COHN, Clarice. A escola dos Tupinambá de Olivença-BA: alguns apontamentos. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 50-80, jan./jun. 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/74805 Acesso em: 19 set. 2021.

SANTINO, Fernando Schlindwein; CIRÍACO, Klinger Teodoro. “O essencial é invisível aos olhos”: percepções acerca da interculturalidade e etnomatemática no atendimento à infância indígena. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 113-133, jan./abr. 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/103390 Acesso em: 19 set. 2021.

SANTINO, Fernando Schlindwein; CIRÍACO, Klinger Teodoro. Etnomatemática, interculturalidade e educação infantil: a formação continuada de professoras em um curso de extensão. Tellus, Campo Grande, MS, ano 22, n. 49, p. 9-36, set./dez. 2022. Disponível em: https://www.tellus.ucdb.br/tellus/article/view/713 Acesso em: 19 set. 2021.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Culturas infantis e interculturalidade. In: L.V. Dornelles (org), Produzindo Pedagogias Interculturais na Infância. Petrópolis: Editora Vozes. pp. 19-40. 2007.

SARNETO, Juliana Guimarães; DAOLIO, Jocimar. A criança Bororo: entre a educação escolar e a educação indígena. Revista de @ntropologia da UFSCar, 11 (1), jan./jun. 2019. Disponível em: https://www.rau2.ufscar.br/index.php/rau/article/view/280 Acesso em: 19 set. 2021.

SILVA, Luana Santos da; TEMPASS, Mártin César; GARCIA, Narjara Mendes. Infância Mbyá-Guarani e o processo educativo dos “pequenos indígenas” da Tekoá Pindó Mirim. Revista de @ntropologia da UFSCar, 11 (1), jan./jun. 2019. Disponível em: https://www.rau2.ufscar.br/index.php/rau/article/view/281 Acesso em: 19 set. 2021.

SMOLE, Kátia Cristina Stocco. A Matemática na Educação Infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artmed, 2003.

SMOLE, Kátia Stocco.; DINIZ, Maria Ignez de Souza Vieira.; CÂNDIDO, Patrícia Terezinha. Brincadeiras infantis nas aulas de Matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

SOBRINHO, Roberto Sanches Mubarac. Jeitos de ser criança Sateré-Mawé: dos elementos da cultura aos determinismos sociais da escola urbana. Revista de @ntropologia da UFSCar, 11 (1), jan./jun. 2019. Disponível em: https://www.rau2.ufscar.br/index.php/rau/article/view/283 Acesso em: 19 set. 2021.

TASSINARI, Antonella Maria Imperatriz; JESUS, Suzana Cavalheiro de; MELO, Clarissa Rocha de. Infância indígena no Sul do Brasil: considerações a partir de uma disciplina de Licenciatura Indígena. Revista de @ntropologia da UFSCar, v. 11, n. 1. 2019. Disponível em: https://www.rau2.ufscar.br/index.php/rau/article/view/295 Acesso em: 19 set. 2021.

TASSINARI, Antonella. Concepções indígenas de infância no Brasil. Tellus, Campo Grande, MS, ano 7, n. 13, p. 11-25, out. 2007. Disponível em: https://www.tellus.ucdb.br/tellus/article/view/138/144 Acesso em: 19 set. 2021.

WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica y educación intercultural. (Ampliación de la ponencia presentada en el Seminario “Interculturalidad y Educación Intercultural”), organizado por el Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello, La Paz. 2009.

ZOIA, Alceu; PERIPOLLI, Odimar João. Infância indígena e outras infâncias. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 9-24, jul./dez. 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/12647 Acesso em: 19 set. 2021.

Downloads

Publicado

03/07/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 0
  • pdf downloads: 0

Como Citar

SANTINO, F. S.; CIRÍACO, K. T. A produção sobre infância indígena em periódicos de antropologia brasileiros: Production on indigenous childhood in brazilian anthropology journals. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8195. Acesso em: 3 jul. 2024.