Audiobook como recurso pedagógico: potencializando as aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio estadual paulista

Pedagogical use of audiobook: enhancing Portuguese language classes in São Paulo state high school

Autores

Palavras-chave:

Audiolivro, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Literatura

Resumo

Nas aulas de Língua Portuguesa, surge um desafio significativo na forma do desinteresse dos estudantes pelas práticas de leitura. A integração de recursos tecnológicos na prática pedagógica pode ser uma contribuição valiosa para a aprendizagem. Assim, o objetivo desta pesquisa consistiu em aplicar o audiobook como recurso pedagógico para estudantes do ensino médio na área de Língua Portuguesa. Foi realizada uma pesquisa aplicada qualitativa com 53 estudantes do ensino médio noturno da rede estatual paulista, do 1º e 2º ano, e seus respectivos professores. Os resultados da pesquisa evidenciaram uma aceitação positiva do recurso, com os participantes expressando o desejo de que as leituras fossem sempre com o recurso de áudio. Utilizar recursos tecnológicos pode proporcionar maior dinamismo, engajamento e acessível para estudantes interessados que buscam alternativas de estudo inovadoras.

Palavras-chave: Audiolivro; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; Literatura.

 

Abstract

 

In Portuguese language classes, a significant challenge arises in the form of students' lack of interest in reading practices. The integration of technological resources into pedagogical practice can be a valuable contribution to learning. Thus, the objective of this research was to apply the audiobook as a pedagogical resource for high school students in the area of ​​Portuguese Language. A qualitative applied research was carried out with 53 night high school students from the São Paulo state network, in the 1st and 2nd year, and their respective teachers. The survey results showed positive acceptance of the resource, with participants expressing the desire for readings to always take place using the audio resource. Using technological resources can provide greater dynamism, engagement and accessibility for interested students looking for innovative study alternatives.

Keywords: Audiobook; Information and Communication Digital Technologies; Literature.

 

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Biografia do Autor

Mariana Ferraz, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial – PPGEES na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp Câmpus Bauru. Graduada em Letras Português e Inglês e em Pedagogia pelo Centro Universitário do Sagrado Coração – Unisagrado. Email: mariana.ferraz@estudante.ufscar.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5717-0711.

Ketilin Mayra Pedro, Universidade Federal de São Carlos

Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial – PPGEES na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Atua como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Câmpus Bauru. Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – Unesp Câmpus Marília. Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp Câmpus Bauru. Email: ketilin.pedro@ufscar.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1893-5002.

 

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05/07/2024
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Como Citar

FERRAZ, M.; PEDRO, K. M. Audiobook como recurso pedagógico: potencializando as aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio estadual paulista: Pedagogical use of audiobook: enhancing Portuguese language classes in São Paulo state high school . Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8158. Acesso em: 13 jul. 2024.