A dimensão ambiental no ensino de ciências em escolas de uma Unidade de Conservação

The environmental dimension of science teaching in schools within a Conservation Unit

Autores

Palavras-chave:

Temáticas ambientais, Currículo, Maranhão

Resumo

Dado o cenário de crise socioambiental vigente, é indispensável ao ensino de ciências exercer papel de instrumento de análise e de transformação da realidade. Nesta pesquisa, a Educação Ambiental Crítica é ferramenta para a superação de temáticas fragmentadas e desconectadas da sociedade, que ainda são características do ensino de ciências. De abordagem qualitativa, o estudo buscou compreender a dimensão ambiental nas disciplinas de Ciências e Biologia de escolas da Unidade de Conservação do Maracanã, no estado do Maranhão, a partir de entrevistas semiestruturadas com docentes de escolas da comunidade. Os resultados mostram que, majoritariamente, abordagens conservadoras são desenvolvidas nas escolas, mas há a percepção da urgência de mudanças e existem tentativas de abordagens ambientais críticas que, por sua vez, encontram obstáculos de diversas camadas curriculares ou paradigmáticas.

Palavras-chave: Temáticas ambientais; Currículo; Maranhão.

 

Abstract

Given the scenario of the current socio-environmental crisis, it is essential for science teaching to play the role of an instrument for analyzing and transforming reality. In this study, Critical Environmental Education is a tool for overcoming fragmented themes, which are still characteristic of science teaching and are disconnected from society. With a qualitative approach, the study sought to understand the environmental dimension in Science and Biology subjects in schools in the Maracanã Conservation Unit, in the state of Maranhão, based on semi-structured interviews with teachers from schools in the community. The results show that, for the most part, conservative approaches are developed in schools, but there is a perception of the urgency of change and there are attempts at critical environmental approaches which, in turn, meet obstacles from various curricular or paradigmatic layers.

Key words: Environmental themes; Curriculum; Maranhão.

 

 

 

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Biografia do Autor

Graziela da Silva Dantas, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPECEM – (stricto sensu) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

E-mail: grzdantas@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4624-3492.

 

Maria Consuelo Alves Lima, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora, mestre e graduada em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-Doutora em Ensino e Práticas Culturais, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPECEM – (stricto sensu) da UFMA.

E-mail: mca.lima@ufma.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2514-9069.

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Publicado

04/06/2024
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Como Citar

DA SILVA DANTAS, G.; ALVES LIMA, M. C. A dimensão ambiental no ensino de ciências em escolas de uma Unidade de Conservação: The environmental dimension of science teaching in schools within a Conservation Unit. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8098. Acesso em: 3 jul. 2024.