Autoria nas pesquisas sobre livros didáticos de Ciências/Biologia quanto às temáticas de gênero e/ou sexualidade: uma revisão bibliográfica

Authorship in research on Science/Biology textbooks on gender and/or sexuality: bibliographic review

Autores

Palavras-chave:

Material didático, Relações de gênero, Ensino de Ciências

Resumo

Oriundo do contexto de pesquisa de uma tese em andamento, este artigo foca na autoria dos trabalhos que analisam livros didáticos de Ciências e/ou Biologia, abordando temas relacionados a gênero e/ou sexualidade, com o aporte de autores/as da História Cultural e Estudos de Gênero. Com esse intento, realizamos uma revisão bibliográfica em artigos nas plataformas Capes e SciELO (2010 a 2023). Os resultados evidenciam que 2019 foi o ano com o maior número de publicações, bem como a consolidação e crescente participação de mulheres pesquisadoras na grande área do Ensino de Ciências e Biologia como autoras de artigos no campo que discutem os livros didáticos e as relações de gênero/sexualidade. Entretanto, tais dados e análises ainda requerem relativização, visto as demais formas de silenciamento e invisibilidade que, por muito tempo, imperam na perspectiva entre gênero e Ciência.

Palavras-chave: Material didático; Relações de gênero; Ensino de Ciências.

 

Abstract

Coming from the research context of an ongoing thesis, this article focuses on the authorship of works that analyze Science and/or Biology textbooks, addressing themes related to gender and/or sexuality, with the contribution of authors from Cultural History and Gender Studies. With this aim, we carried out a bibliographic review of articles on the Capes and SciELO platforms (2010 to 2023). The results show that 2019 was the year with the highest number of publications, as well as the consolidation and growing participation of women researchers in the broad area of ​​Science and Biology Teaching as authors of articles in the field that discuss textbooks and gender relations /sexuality. However, such data and analyzes still require relativization, given the other forms of silencing and invisibility that, for a long time, have prevailed in the perspective between gender and Science.

Keywords: Teaching material; Gender relations; Science teaching.

 

 

 

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Biografia do Autor

Youry Souza Marques, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Ciências Biológicas, Licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em 2018. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU (2021). Possui especialização em Educação para a sexualidade na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e atualmente é Doutorando no Programa de Pós - Graduação em Educação em Ciências e Saúde na Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUTES/UFRJ). Com interesse nos seguintes temas: corpo; gênero; sexualidade; livros didáticos; artefatos culturais. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5967-4761. E-mail: yurysmsm@gmail.com.

 

Andréa Costa da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora e Mestra em Educação em Ciências e Saúde, pelo Programa de Pós - Graduação em Educação em Ciências e Saúde (NUTES / UFRJ), com especialização em Orientação Educacional pela FAHUPE e graduação em Direito pela Universidade Gama Filho. Atualmente participa como professora colaboradora no NUTES / UFRJ. Experiência na área de Educação com ênfase nos temas: Educação em Saúde; Estudos Culturais e Educação; Estudos Foucaultianos, Gênero e Sexualidade, Políticas Afirmativas, Cotas raciais na Universidade Pública. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4130-1646.E-mail: acostadasilva@gmail.com

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Publicado

01/07/2024
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Como Citar

SOUZA MARQUES, Y.; COSTA DA SILVA, A. Autoria nas pesquisas sobre livros didáticos de Ciências/Biologia quanto às temáticas de gênero e/ou sexualidade: uma revisão bibliográfica: Authorship in research on Science/Biology textbooks on gender and/or sexuality: bibliographic review. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8039. Acesso em: 3 jul. 2024.