Professores de Matemática iniciantes na Educação Superior em cenário de inclusão: um mapeamento das produções

Beginning Mathematics teachers in Higher Education in an inclusion scenario: a mapping of productions

Autores

Palavras-chave:

Docência na Educação Superior, Professor de Matemática iniciante, Inclusão de Pessoas com Deficiência

Resumo

Este texto objetiva analisar a abordagem do tema professores de Matemática iniciantes na docência na Educação Superior em contexto de inclusão de pessoas com deficiência (PcD) nas pesquisas recentes em Educação. Com esteio no aporte metodológico do Estado da Questão (EQ), realizou-se o mapeamento de produções nos últimos cinco anos (2017-2022), considerando os descritores professor iniciante, Matemática, inclusão e Ensino/Educação Superior. A teorização sobre desenvolvimento profissional docente, com ênfase na inserção profissional e nos professores iniciantes, sustenta a análise, assim como as discussões sobre inclusão de PcD. Foram localizados 39 artigos, dos quais 11 estavam relacionados ao objeto em foco neste texto, ainda que nenhum tenha apresentado estudo sobre professores de Matemática iniciantes na Educação Superior articulado à inclusão de alunos com deficiência.

Palavras-chave: Docência na Educação Superior; Professor de Matemática Iniciante; Inclusão de Pessoas com Deficiência.

 

Abstract

This text aims to analyze the approach to the topic of Mathematics teachers beginning in teaching in Higher Education in the context of inclusion of people with disabilities (PwD) in recent research in Education. Based on the methodological contribution of the State of the Question, production was mapped in the last five years (2017-2022), considering the descriptors beginning teacher, Mathematics, inclusion and Teaching/Higher Education. Theorization about teaching professional development, with an emphasis on professional insertion and beginning teachers, supports the analysis, as well as discussions about the inclusion of PwD. 39 articles were found, of which 11 were related to the object in focus in this text, although none presented a study on beginning Mathematics teachers in Higher Education articulated with the inclusion of students with disabilities.

Keywords: Teaching in Higher Education. Beginner Mathematics Teacher. Inclusion of People with Disabilities.

 

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Biografia do Autor

Carlos Ian Bezerra de Melo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestre em Educação e professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS). E-mail: carlosian.melo@uece.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1555-3524.

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação e professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS). E-mail: isabel.sabino@uece.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1799-0963.

 

 

Renata Rosa Russo Pinheiro Costa Ribeiro, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação e professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS). E-mail: renata.russo@uece.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1882-808X

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Publicado

21/03/2024
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Como Citar

MELO, C. I. B. de; FARIAS, I. M. S. de; RIBEIRO, R. R. R. P. C. Professores de Matemática iniciantes na Educação Superior em cenário de inclusão: um mapeamento das produções: Beginning Mathematics teachers in Higher Education in an inclusion scenario: a mapping of productions . Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8036. Acesso em: 22 abr. 2024.

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