Inclusão digital e a Assistência Estudantil da UFSM sobre a ótica dos estudantes

Autores

Palavras-chave:

Assistência Estudantil, Permanência, Inclusão digital

Resumo

Este artigo discute a inclusão digital e assistência estudantil, apresentando os resultados de um estudo vinculado ao Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da UFSM. Explora-se a categoria “As ações de inclusão digital: sua importância para a permanência dos estudantes e sua contribuição para os objetivos do PNAES”, busca-se responder: qual a importância das ações de inclusão digital relacionadas à política institucional da Assistência Estudantil para a permanência dos estudantes na UFSM? Conclui-se que tais ações influenciam na permanência dos estudantes, sobretudo aos ingressantes por cotas, propiciando acesso a equipamentos e dados de internet, que, por sua vez, viabilizam a pesquisa, o acesso às aulas e conteúdos, e melhorando as condições de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adauton Ezequiel Müller, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Assistente Social da Universidade Federal de Santa Maria, integrante do INTERFACES/CNPq, e-mail: adauton.muller@ufsm.br.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3225-4529

Andréa Forgiarini Cecchin, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS), Professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), líder do INTERFACES/CNPq. E-mail: andrea.cecchin@ufsm.br Orcid:https://orcid.org/0000-0001-6945-9731

Vanessa dos Santos Nogueira, Faculdade SOBRESP

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Professora da Faculdade SOBRESP, vice-líder do INTERFACES/CNPq, e-mail: vanessa.nogueira@ufsm.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5070-3607

Referências

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos(as) Graduandos(as) das IFES - 2018. Brasília: ANDIFES, 2019. Disponível em: https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-Nacional-de-Perfil-Socioeconomico-e-Cultural-dos-as-Graduandos-as-das-IFES-2018.pdf. Acesso em: 28 set. 2023.

BONILLA, Maria Helena Silveira; OLIVEIRA, Paulo Cezar Souza de. Inclusão digital: ambiguidades em curso. In: BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson De Luca (Orgs.). Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2011. v. 2, p. 23-48.

BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de. Assistência Estudantil – PNAES. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 5, 20 jul. 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 12 out. 2023.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil - Lattes. INTERFACES - Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e Sociedade. Santa Maria, 2023. Disponível em: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/27146. Acesso em: 16 nov. 2023.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.

MÜLLER, A. E. Assistência estudantil e inclusão digital: da implementação à institucionalização de ações na UFSM. 2022. 225p. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2022. Disponível em https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/27598/DIS_PPGPPGE_2022_MULLER_ADAUTON.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 16 nov. 2023.

NEVES, Barbara Coelho. Inclusão digital na educação: ciborgues, hackers e políticas públicas. Curitiba: CRV, 2019.

PISCHETOLA, Magda. Inclusão digital e educação: a nova cultura da sala de aula. Petrópolis: Vozes; Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Edital de Auxílio Inclusão Digital PRAE nº 027, de 16 de junho de 2020. Edital de acesso aos recursos financeiros para aquisição de plano de internet ou de dados móveis indicado para as atividades acadêmico-científicas em Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE). Santa Maria: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, 2020a. Disponível em: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prae/editais/027-2020. Acesso em: 20 ago. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Edital de Auxílio Inclusão Digital PRAE nº 035, de 28 de setembro de 2021. Edital de acesso à equipamentos para inclusão digital para as atividades acadêmico-científicas em REDE (Regime de Exercícios Domiciliares Especiais). Santa Maria: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, 2021. Disponível em: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prae/editais/035-2021. Acesso em: 04 nov. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Guia SISU na UFSM: informações que auxiliam você a ingressar na Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria: Pró-Reitoria de Graduação, 2022. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/501/2022/02/Guia-SISU-na-UFSM.pdf. Acesso em: 22 out. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Resolução nº 024, de 11 de agosto de 2020. Regula o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE) e outras disposições afins, durante a Suspensão das Atividades Acadêmicas Presenciais em face da Pandemia da COVID-19. Santa Maria: Gabinete do Reitor, 2020b. Disponível em: https://portal.ufsm.br/documentos/download.html?action=arquivoIndexado&download=false&id=265269. Acesso em: 14 out. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Resolução nº 035, de 08 de dezembro de 2015. Regulamenta o Programa de Benefício Socioeconômico no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria, e revoga a Resolução n. 005/08. Santa Maria: Gabinete do Reitor, 2015. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/347/2018/03/1.pdf. Acesso em: 28 out. 2023.

Downloads

Publicado

07/07/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 10
  • pdf downloads: 11

Como Citar

MÜLLER, A. E.; FORGIARINI CECCHIN, A.; DOS SANTOS NOGUEIRA, V. Inclusão digital e a Assistência Estudantil da UFSM sobre a ótica dos estudantes. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8019. Acesso em: 12 jul. 2024.