A lateralidade e o rendimento escolar em alunos de uma escola pública do ensino básico na Cidade de Maputo, Moçambique

Laterality and school performance in students of a public elementary school in Maputo City, Mozambique

Autores

Palavras-chave:

Lateralidade Funcional, Desempenho Escolar, Ensino Fundamental

Resumo

Com os objetivos de investigar o tipo de lateralidade apresentada e analisar a sua relação com o rendimento escolar de crianças no ensino primário, 117 crianças de 6 a 8 anos, de uma escola pública da Cidade de Maputo tiveram a lateralidade avaliada pela Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) e o desempenho escolar pelas notas obtidas no segundo trimestre. Os resultados mostraram que a maior parte das crianças têm lateralidade destra completa (61,5%), seguidas da lateralidade cruzada (26,5%), da lateralidade sinistra completa (8,5%), e por fim, da lateralidade indefinida (3,4%). Não se encontrou relação entre a lateralidade e rendimento escolar, assim como, não se encontrou diferenças significativas entre os grupos. Concluiu-se que as diferenças na definição da lateralidade não tiveram um papel determinante no rendimento escolar das crianças.

Palavras-chave: Lateralidade Funcional; Desempenho Escolar; Ensino Fundamental

                                                                                                                       

Abstract:

With the aim of investigating the type of laterality presented and to analyze its relationship with school performance in children in primary education, 117 children from 6 to 8 years old of a public school in Maputo City had the laterality evaluated by the Motor Development Scale (MDS) and the school performance through the grades obtained in the second trimester. The results showed that most children have complete right handedness (61.5%), followed by crossed laterality (26.5%), complete left handedness (8.5%), and finally, undefined laterality (3.4%). It was not found relationship between handedness and school performance, as well as significant differences between groups. It was concluded that differences in the definition of handedness did not play a determining role in the academic performance of the children.

Keywords: Functional Laterality; School Performance; Primary Education.

 

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Biografia do Autor

Domingos Manuel Nhamussua, Universidade Pedagógica de Maputo

Mestre em ensino de Educação Física e Esporte e doutorando em Ciências do Treino Desportivo pela Universidade Pedagógica de Maputo. Docente na Universidade Pedagógica de Maputo. Membro do Departamento de Estudos da População e Promoção da Saúde.

Email: dnhamussua@yahoo.com.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8190-3265.

Silvio Pedro José Saranga, Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique Departamento de Estudos da População e Promoção da Saúde

Doutorado em Educação Física e Desporto pela Universidade de Porto em Portugal, docente e diretor na Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Pedagógica de Maputo em Moçambique. Membro do Departamento de Estudos da População e Promoção da Saúde.

Email: silviosaranga@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2467-7767.

Rodolfo Novellino Benda, Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia (ESEF) Universidade Federal de Pelotas, Brasil

Doutorado em Educação Física e Esporte pela Universidade de São Paulo, Professor Titular da Universidade Federal de Pelotas em Brasil. Membro do Laboratório de Comportamento Motor LACOM / UFPel.

E-mail: rodolfobenda@yahoo.com.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9785-8323.

 

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Publicado

22/01/2024
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Como Citar

NHAMUSSUA, D. M.; SARANGA, S. P. J.; BENDA, R. N. A lateralidade e o rendimento escolar em alunos de uma escola pública do ensino básico na Cidade de Maputo, Moçambique : Laterality and school performance in students of a public elementary school in Maputo City, Mozambique. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7847. Acesso em: 10 nov. 2024.