A lateralidade e o rendimento escolar em alunos de uma escola pública do ensino básico na Cidade de Maputo, Moçambique

Laterality and school performance in students of a public elementary school in Maputo City, Mozambique

Autores

Palavras-chave:

Lateralidade Funcional, Desempenho Escolar, Ensino Fundamental

Resumo

Com os objetivos de investigar o tipo de lateralidade apresentada e analisar a sua relação com o rendimento escolar de crianças no ensino primário, 117 crianças de 6 a 8 anos, de uma escola pública da Cidade de Maputo tiveram a lateralidade avaliada pela Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) e o desempenho escolar pelas notas obtidas no segundo trimestre. Os resultados mostraram que a maior parte das crianças têm lateralidade destra completa (61,5%), seguidas da lateralidade cruzada (26,5%), da lateralidade sinistra completa (8,5%), e por fim, da lateralidade indefinida (3,4%). Não se encontrou relação entre a lateralidade e rendimento escolar, assim como, não se encontrou diferenças significativas entre os grupos. Concluiu-se que as diferenças na definição da lateralidade não tiveram um papel determinante no rendimento escolar das crianças.

Palavras-chave: Lateralidade Funcional; Desempenho Escolar; Ensino Fundamental

                                                                                                                       

Abstract:

With the aim of investigating the type of laterality presented and to analyze its relationship with school performance in children in primary education, 117 children from 6 to 8 years old of a public school in Maputo City had the laterality evaluated by the Motor Development Scale (MDS) and the school performance through the grades obtained in the second trimester. The results showed that most children have complete right handedness (61.5%), followed by crossed laterality (26.5%), complete left handedness (8.5%), and finally, undefined laterality (3.4%). It was not found relationship between handedness and school performance, as well as significant differences between groups. It was concluded that differences in the definition of handedness did not play a determining role in the academic performance of the children.

Keywords: Functional Laterality; School Performance; Primary Education.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Domingos Manuel Nhamussua, Universidade Pedagógica de Maputo

Mestre em ensino de Educação Física e Esporte e doutorando em Ciências do Treino Desportivo pela Universidade Pedagógica de Maputo. Docente na Universidade Pedagógica de Maputo. Membro do Departamento de Estudos da População e Promoção da Saúde.

Email: dnhamussua@yahoo.com.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8190-3265.

Silvio Pedro José Saranga, Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique Departamento de Estudos da População e Promoção da Saúde

Doutorado em Educação Física e Desporto pela Universidade de Porto em Portugal, docente e diretor na Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Pedagógica de Maputo em Moçambique. Membro do Departamento de Estudos da População e Promoção da Saúde.

Email: silviosaranga@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2467-7767.

Rodolfo Novellino Benda, Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia (ESEF) Universidade Federal de Pelotas, Brasil

Doutorado em Educação Física e Esporte pela Universidade de São Paulo, Professor Titular da Universidade Federal de Pelotas em Brasil. Membro do Laboratório de Comportamento Motor LACOM / UFPel.

E-mail: rodolfobenda@yahoo.com.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9785-8323.

 

Referências

ALVÃO, Leandra Cauneto. Lateralidade: um estudo de caso de crianças canhotas. Paraná, Universidade Tecnológica Federal – UTF, 2015.

AMORIM, Ana Rita Avelino et al. Motor performance, reading, writing and arithmetic competence in Elementary School I. Electronic Journal of Education, v.16, 1-17, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14244/198271994781. Acesso em: 18 ago. 2032

ARAUJO, Monilly Ramos; MINERVINO, Carla Alexandra da Silva Moita. Avaliação cognitiva: leitura, escrita e habilidades relacionadas. Psicologia em Estudo, v. 13, n. 4, p. 859-865, 2008. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-509547. Acesso em: 18 ago. 2023.

BAZO, Norberto Soca; MARCORI, Alexandre Jehan; MONTEIRO, Pedro Henrique Martins; OKAZAKI, Victor Hugo Alves. Cultural and environmental aspects influence lateral preferences. International Journal Of Psychology, [s. l], p. 1-7, 2022. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/ijop.12863. Acesso em: 17 out. 2023.

CAZUZA, Uilma Pereira; OLIVEIRA Djanice Marinho de. Alfabetização nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental: desafios e práticas no desenvolvimento da leitura e da escrita. Revista Cocar, Edição Especial, n.15, p.1-18, 2022.

CHICAVA, Augusto Kessai Agostinho; MACHAMA, Odilia Alberto Cumbi. Políticas e desafios do ensino básico no sistema nacional de educação moçambicana. Revista Amor Mundi, [S.L.], v. 1, n. 2, p. 89-100, 30 nov. 2020. Editora Ilustração. http://dx.doi.org/10.46550/amormundi. v1i2.2.

COSTA, Fabiana Tavares da; OLIVEIRA, Victor José Machado de. Educação para a saúde na Educação Física escolar: uma leitura salutogênica da experiência de estágio. Revista Cocar, Belém, v. 18, n. 36, p. 1-20, 2023.

FÁTIMA, Cíntia Regina de; ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. Concepções de corpo na Educação Física escolar: uma análise das produções científicas de 2009 a 2019. Revista Cocar, Belém, v.18, n.36, p. 1-23, 2023.

FARIA, Alcídia Magalhães. Lateralidade: implicações no desenvolvimento infantil. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.

FAURIE, Charlotte; VIANEY-LIAUD, Nicolas; RAYMOND, Michel. Do left-handed children have advantages regarding school performance and leadership skills? Laterality: Asymmetries of Body, Brain, and Cognition, v. 11, n. 1, p. 57-70, 2006.

FERNANDES, Cleonice Terezinha; DANTAS, Paulo Moreira Silva; MOURÃO-CARVALHAL, Maria Isabel. Desempenho psicomotor de escolares com dificuldades de aprendizagem em cálculos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 95, n. 239, p. 112-138, jan. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/Y76PxgwvNJGDc4JGh7BTtcb/?lang=pt. Acesso em: 18 ago. 2023.

FERREIRA, Jairo Roberto Paim et al. Avaliação motora em escolares com dificuldade de aprendizagem. Revista Pediatria Moderna, v. 51, n. 2, p. 67-72, 2015. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-749103. Acesso em: 18 ago. 2023.

FONSECA, Vitor da. Manual de Observação Psicomotora: significação dos fatores psicomotores. Porto Alegre: Artmed, 1995.

GALLAHUE, David; OZMUN, John; GOODWAY, Jackie. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7. ed. AMGH Editora, 2013.

GUARDIOLA, Ana; FERREIRA, Lucia Teresinha Cunha; ROTTA, Newra Tellechea. Associação entre desempenho das funções corticais e alfabetização em uma amostra de escolares de primeira série de Porto Alegre. Arquivos de Neuro-psiquiatria, v. 56, n. 2, p. 281-288, 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/anp/a/nvXb3bDPGCfw5X6CxrySN4d/abstract/?lang =pt. Acesso em: 18 ago. 2023.

HABIB, Michel. Bases neurológicas dos comportamentos. Lisboa: Climepsi Editores, 2000. Tradução de João Alves Falcato.

JERONIMO, Paola Soares; FRUTUOSO, Anderson Simas; DUEK, Viviane Preichardt. Inserção da ginástica na educação física infantil: aproximações com a teoria histórico-cultural. Revista Cocar, Belém, v.13, n. 27, p.784-805, 2019.

LAUX, Rafael Cunha; OLIVEIRA, Sandra Rogéria de; CORAZZA, Sara Teresinha. Intervenção psicomotora em crianças disgráficas. Distúrbios da Comunicação, São Paulo, v. 28, n. 4, p. 665-672, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/29201/ 21990. Acesso em: 18 ago. 2023.

LE BOULCH, Jean. O corpo na escola no século XXI: práticas corporais. São Paulo: Phorte, 2008.

LUCENA, Neide Maria Gomes de et al. Lateralidade manual, ocular e dos membros inferiores e sua relação com déficit de organização espacial em escolares. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 27, p. 03-11, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/P4GHm hmS843DzvvM7B3PvFC/abstract/?Lang=pt. Acesso em: 18 ago. 2023.

MEDINA-PAPST, Josiane; MARQUES, Inara. Avaliação do desenvolvimento motor de crianças com dificuldades de aprendizagem. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, v. 12, p. 36-42, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcdh/a/LZr X93psjYbfFfkq5kR887N/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 ago. 2023

MOÇAMBIQUE. INDE. MINED. Plano Curricular do Ensino Básico: objectivos, política, estrutura, plano de estudos e estratégias de implementação. Maputo: INDE, 2020. 49 p

MOÇAMBIQUE. INE. IV Recenseamento Geral da População e Habitação, 2017 Resultados Definitivos – Moçambique. Maputo: INE, 2019. 214 p.

NHANTHUMBO, Bridgett; VALLEJO, Antônio; NHANTHUMBO, Djossefa. Relação entre o envolvimento parental e o rendimento escolar dos alunos. Reid, Beira, v. 2, n. 9, p. 14-25, 2018. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6531558.pdf. Acesso em: 17 out. 2023.

ROMERO, Elaine. Efeitos de um programa específico de atividades físicas no rendimento escolar de crianças que apresentam ou não problemas de lateralidade cruzada. Kinesis, Santa Maria, v. 3, n. 1, p. 87-104, 1987. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/kinesis /article/ view /8566. Acesso em: 18 ago. 2023.

ROSA NETO, Francisco. Escala de Desenvolvimento Motor (EDM): manual de avaliação motora. Porto Alegre: Artmed, 2002.

ROSA NETO, Francisco et al. A lateralidade cruzada e o desempenho da leitura e escrita em escolares. Revista Cefac, v. 15, n. 4, p. 864-872, ago. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-18462013000400015. Acesso em: 18 ago. 2023.

SILVA, Samara Lilian Zulian Ruas da; OLIVEIRA, Maria Carolina Camargo de; CIASCA, Sylvia Maria. Desempenho percepto-motor, psicomotor e intelectual de escolares com queixa de dificuldade de aprendizagem. Revista Psicopedagogia, v. 34, n. 103, p. 33-44, 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-84862017 000100 0 04. Acesso em: 18 ago. 2023.

SINRE, Pedro Laso. As dimensões e as causas do insucesso escolar no ensino secundário em Moçambique: um estudo no distrito urbano de kamavota. 2022. 181 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciências Sociais, Educação e Administração, Instituto de Educação, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 2022. Disponível em: https://recil.ensinolusofona.pt/bitstream/10437/13561/1/VF_SINRE_PEDRO_DE_2022_1DE1.pdf. Acesso em: 17 out. 2023.

TAN, Lesley. Laterality and motor skills in four-year-olds. Child Development, v. 56, n. 1 p. 119-124, 1985. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/3987397/. Acesso em: 18 ago. 2023.

VALLE, Paulo Roberto Dalla; REZER, Ricardo; BORTOLETO, Edivaldo José. Educação física e os ataques à educação: desafios emergentes da docência na contemporaneidade. Revista Cocar, Belém, v. 15, n. 32, p. 1-21, 2021.

VIANNA, José Antônio. Lateralidade e fracasso escolar. E-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, p. 30-39, dez. 2015. Universidade de Estado do Rio de Janeiro. http://dx.doi.org/10.12957/e-mosaicos.2015.20228. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/20228/0. Acesso em: 18 ago. 2023

ZORZI, Jaime Luiz. As inversões de letras na escrita o" fantasma" do espelhamento. Soletras, n. 15, 2008. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article /view/20228/0. Acesso em: 18 ago. 2023.

Downloads

Publicado

22/01/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 39
  • pdf downloads: 73

Como Citar

NHAMUSSUA, D. M.; SARANGA, S. P. J.; BENDA, R. N. A lateralidade e o rendimento escolar em alunos de uma escola pública do ensino básico na Cidade de Maputo, Moçambique : Laterality and school performance in students of a public elementary school in Maputo City, Mozambique. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7847. Acesso em: 23 fev. 2024.