Educação Aberta e conscientização ativista: Ubuntu, rumo às práticas decoloniais
Open Schooling and activist awareness: Ubuntu, towards decolonial practices
Palavras-chave:
Educação Aberta, Conscientização-ativista, Práticas decoloniaisResumo
O artigo traz um recorte de uma tese, cuja pesquisa intervenção, a partir da metodologia errante, investigou as possibilidades práticas para uma conscientização-ativista na educação. Teve como objetivo geral apresentar pistas sobre ambiências socioformativas que integrem a perspectiva da educação aberta e a conscientização-ativista, rumo a aulas decoloniais. Os participantes da investigação foram estudantes, docentes e pesquisadores de instituições públicas e de dois coletivos independentes da cultura hacker, à busca de soluções para o problema de acúmulo de lixo no bairro, identificado pelos/as participantes. Os achados sinalizaram que a reunião de escola, comunidade, pesquisadores/as, universidade e coletivos independentes são práticas sociais imprescindíveis para a cocriação de redes de colaboração, emancipação, decolonialidade e amorosidade.
Palavras-chave: Educação Aberta; Conscientização-ativista; Práticas decoloniais.
Abstract
The article presents an excerpt from a thesis, whose intervention research, based on the wandering methodology, investigated the practical possibilities for an activist-conscientization in education. Its general objective was to present clues about socio-formative environments that integrate the perspective of open education and activist conscientization, towards decolonial classes. The research participants were students, teachers, and researchers from public institutions and two independent hacker culture collectives, looking for solutions to the problem of waste accumulation in the neighborhood, identified by the participants. The findings indicate that the meeting of school, community, researchers, university, and independent collectives are essential social practices for the co-creation of collaborative networks, emancipation, decoloniality and amorousness.
Keywords: Open education; Conscientization-activism; Decolonial practices.
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