Educação Aberta e conscientização ativista: Ubuntu, rumo às práticas decoloniais

Open Schooling and activist awareness: Ubuntu, towards decolonial practices

Autores

Palavras-chave:

Educação Aberta, Conscientização-ativista, Práticas decoloniais

Resumo

O artigo traz um recorte de uma tese, cuja pesquisa intervenção, a partir da metodologia errante, investigou as possibilidades práticas para uma conscientização-ativista na educação. Teve como objetivo geral apresentar pistas sobre ambiências socioformativas que integrem a perspectiva da educação aberta e a conscientização-ativista, rumo a aulas decoloniais. Os participantes da investigação foram estudantes, docentes e pesquisadores de instituições públicas e de dois coletivos independentes da cultura hacker, à busca de soluções para o problema de acúmulo de lixo no bairro, identificado pelos/as participantes. Os achados sinalizaram que a reunião de escola, comunidade, pesquisadores/as, universidade e coletivos independentes são práticas sociais imprescindíveis para a cocriação de redes de colaboração, emancipação, decolonialidade e amorosidade.

Palavras-chave: Educação Aberta; Conscientização-ativista; Práticas decoloniais.

 

Abstract

The article presents an excerpt from a thesis, whose intervention research, based on the wandering methodology, investigated the practical possibilities for an activist-conscientization in education. Its general objective was to present clues about socio-formative environments that integrate the perspective of open education and activist conscientization, towards decolonial classes. The research participants were students, teachers, and researchers from public institutions and two independent hacker culture collectives, looking for solutions to the problem of waste accumulation in the neighborhood, identified by the participants. The findings indicate that the meeting of school, community, researchers, university, and independent collectives are essential social practices for the co-creation of collaborative networks, emancipation, decoloniality and amorousness.

Keywords: Open education; Conscientization-activism; Decolonial practices.

 

 

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Biografia do Autor

Adriana Rocha Bruno, UNIRIO

Professora do Departamento de Didática e do Quadro Permanente do PPGEdu, UNIRIO, e Professora colaboradora do PPGE-UFJF. Bolsista de produtividade em pesquisa – CNPq. Doutora em educação, PUC-SP. E-mail: arbruno2208@gmail.com.   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5646-8919

 

Elisiana Frizzoni Candian, Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais

Mãe do Thomas e do Gil (#maternidadenolattes), Professora de Arte na Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais e Doutora em Educação pelo PPGE-UFJF.  E-mail: elisfrizzoni@gmail.com.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0857-643X

 

Lucila Pesce, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - PPGE

Professora do Departamento de Educação e do Quadro Permanente do PPGE, UNIFESP. Bolsista de produtividade em pesquisa – CNPq. Doutora em educação, PUC-SP. E-mail: lucila.pesce@unifesp.br
Orcid: http://orcid.org/0000-0002-2562-2012

 

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Publicado

22/04/2024
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Como Citar

ROCHA BRUNO, A.; CANDIAN, E. F.; PESCE, L. Educação Aberta e conscientização ativista: Ubuntu, rumo às práticas decoloniais: Open Schooling and activist awareness: Ubuntu, towards decolonial practices. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7612. Acesso em: 10 maio. 2024.