Autoeficácia de professores da educação básica, no contexto do ensino remoto

Self-efficacy of basic education teachers in the context of remote teaching

Autores

Palavras-chave:

Autoeficácia; Docência; Ensino Remoto

Resumo

Este estudo investigou o senso de autoeficácia com professores da educação básica, durante o contexto de ensino remoto em decorrência da pandemia do Covid-19. Participaram desta pesquisa 8 pedagogos, 7 do sexo feminino, e 1 do sexo masculino, atuantes em escolas de rede privada e pública da cidade de Belém/PA. A coleta de dados ocorreu de forma remota e presencial. Os participantes responderam ao questionário de caracterização, e roteiro de entrevista. Para análise dos dados, adotou-se a Técnica Análise de Conteúdo. A autoeficácia foi relacionada ao engajamento dos estudantes; a busca de estratégias instrucionais; o controle para manejo de sala de aula e importância do envolvimento da família no ensino. Os resultados contribuíram para investigar as percepções de autoeficácia docente no período do ensino remoto.

Palavras-chave: Autoeficácia; Docência; Ensino Remoto.

 

Abstract

This study investigated the sense of self-efficacy with basic education teachers, during the remote teaching context due to the Covid-19 pandemic. Eight pedagogues participated in this research, seven female and one male, working in private and public schools in the city of Belém/PA. The data collection occured both remotely and in person. The participants answered the profiling questionnaire, and an interview script. For data analysis, the Content Analysis Technique was adopted. Self-efficacy was related to student engagement; the search for instructional strategies; control for classroom management and the importance of family involvement in education. The results contributed to investigate the teachers’ perception of self-efficacy in the distance education period.

Keywords: Self-eficacy; Teaching; Distance Education.

 

             

 

             

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Biografia do Autor

Francyany Gustausen Moraes, Instituto Federal do Pará

Discente de Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Instituto Federal do Pará.

Francyanygmoraes@gmail.com

https://orcid.org/0009-0002-2123-727X

Mikaelly Bordalo de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Discente de Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Instituto Federal do Pará

mikaellybordalo3@gmail.com

https://orcid.org/0009-0005-0241-6581

Ana Patrícia de Oliveira Fernandez, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Doutora e mestra em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA), especialista em Psicologia da Educação (PUC/MG) e Graduada em Pedagogia (Unama). Professora efetiva nos cursos de licenciatura do IFPA, vinculada ao colegiado de Pedagogia do referido instituto.

Ana.fernandez@ifpa.edu.br

https://orcid.org/0000-0003-3599-0545

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Publicado

10/06/2024
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Como Citar

GUSTAUSEN MORAES, F.; BORDALO DE OLIVEIRA, M.; DE OLIVEIRA FERNANDEZ, A. P. Autoeficácia de professores da educação básica, no contexto do ensino remoto: Self-efficacy of basic education teachers in the context of remote teaching . Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7528. Acesso em: 26 dez. 2024.