(Co)Construindo ‘‘certas certezas’’: A inquietação como pilar da prática docente
(Co)Constructing ‘‘certain certainties’’: Restlessness as a pillar of teaching practice
Palavras-chave:
certas certezas, educação reflexiva, Prática ExploratóriaResumo
Neste artigo, pretendo refletir sobre a importância da (co)construção de ‘‘certas certezas’’ em/sobre educação, buscando um afastamento de ideias absolutas e reducionistas a respeito das práticas de professores e alunos. A pesquisa, de viés teórico e reflexivo, ancora-se na seguinte questão: ‘‘como a prática docente pode ser mais agentiva e flexível?’’. Diante dessa pergunta e a partir de aparatos teóricos, como a Prática Exploratória, julgo fundamental pensar na consolidação de noções tradicionais e hoje ultrapassadas de educação, a partir de uma visão crítica e decolonial. Assim, os entendimentos gerados neste trabalho apontam para a inquietação como um pilar da prática docente, cabendo ao professor o lugar de não relaxamento frente as questões que surgem dentro e fora de sala de aula, afetando, de alguma forma, os participantes desse processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Certas certezas; educação reflexiva; Prática Exploratória.
Abstract
In this article, I intend to reflect on the importance of (co)construction of ‘‘certain certainties’’ in/about education, seeking to move away from absolute and reductionist ideas regarding the practices of teachers and students. The research, with a theoretical and reflective bias, is anchored in the following question: ‘‘how can teaching practice be more agentive and flexible?’’. Faced with this question and based on theoretical devices, such as Exploratory Practice, I believe it is essential to think about the consolidation of traditional and now outdated notions of education, from a critical and decolonial view. Thus, the understandings generated in this work point to restlessness as a pillar of teaching practice, leaving the teacher with the role of non-relaxation in the face of issues that arise inside and outside the classroom, affecting, in some way, the participants of this learning process.
Key words: Certain certainties; reflexive education; Exploratory Practice.
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