Sequência didática no estudo de distância entre dois pontos

Didactic sequence in the studying the distance between two points

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Prática docente, Metodologia diferenciada

Resumo

O presente estudo buscou investigar como a utilização de sequência didática pode contribuir para o ensino e aprendizagem da geometria analítica, especificamente no estudo da distância entre dois pontos, com o uso de tecnologia da informação e comunicação (TIC). Para alcançar esse objetivo, foram realizadas análises dos questionários e atividades desenvolvidas. Os resultados indicaram que os estudantes tiveram uma melhor compreensão do conteúdo quando puderam explorar o objeto matemático de maneira prática, utilizando a tecnologia como ferramenta. Dessa forma, pode-se concluir que a utilização de sequência didática pode ser uma estratégia eficiente para o ensino de geometria analítica, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa e duradoura dos conceitos envolvidos.

Palavras-chave: Ensino de Matemática; Prática docente; Metodologia diferenciada.

Abstract

The present study sought to investigate how the use of a didactic sequence can contribute to the teaching and learning of analytical geometry, specifically in the study of the distance between two points, with the use of information and communication technology (ICT). To achieve this objective, analyzes of the questionnaires and activities developed were carried out. The results indicated that students had a better understanding of the content when they could explore the mathematical object in a practical way, using technology as a tool. Thus, it can be concluded that the use of a didactic sequence can be an efficient strategy for teaching analytical geometry, contributing to a more meaningful and lasting learning of the concepts involved.

Keywords: Mathematics Teaching; Teaching practice; Different methodology.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cícera Janete Alves de Oliveira, UERN

Mestra em Ensino pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)/(PPGE). Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática pela FAVENI (Faculdade Venda Nova do Imigrante). Graduada em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará campus Cedro. Professora na Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará - SEDUC/CE. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2570-6889. E-mail: cjanetealves@gmail.com

Otávio Floriano Paulino, UFERSA

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual do Ceará, graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará, graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de São Paulo, mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor da Universidade Federal Rural do Semi-árido.  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5237-3392. E-mail: otavio.lavor@ufersa.edu.br

 

Referências

BARBOSA, Nelson Machadi.; SANT’ANA, Érika da Costa. Experimentação didática visando o ensino de Geometria Analítica utilizando smartphones: uma adaptação do Projeto Reforço Escolar com o aplicativo GeoGebra. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 6, n. 2, p. e2007, 2020. Disponível em: https://dev7b.ifrs.edu.br/site_periodicos/periodicos/index.php/REMAT/article/view/4177. Acesso em: 30 mar. 2022.

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.Acesso em: 29 maio 2022.

BRASIL. PCN+ Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 1998.

BROUSSEAU, G. Les différents rôles du maître. Bulletin de l’A.M.Q. Montr´eal, 1988.Disponível em: < http://guy-brousseau.com/1372/les- differentsroles-du-maitre-1988/> Acesso em 10 de nov de 2020.

BRUGNERA, Elisangela Dias; DYNNIKOV, Circe Mari Silva da Silva. Geogebra, história da matemática e geometria analítica. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 3, p. 153-172, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10622 . Acesso em: 13 abril. 2022.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Papirus Editora, 2007.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J.Gêneros orais e escritos na escola.Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004, p. 95-128.

FLEURY, Maria Tereza Leme; WERLANG, Sergio Ribeiro da Costa. Pesquisa aplicada: conceitos e abordagens. Anuário de Pesquisa GV Pesquisa, p. 10-15, 2022. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/apgvpesquisa/article/download/72796/69984. Acesso em 18 maio. 2022.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LAVOR, Otavio Paulino.; MARTINS, Katiane Moraes de Lucena. Tecnologias de Informação e Comunicação: uma Análise dos Cursos de Matemática no Rio Grande do Norte. Revista de Educação do Vale do Arinos - RELVA, v. 7, n. 1, p. 77–87, 2020. Disponível em: https://periodicos2.unemat.br/index.php/relva/article/view/4912. Acesso em: 2 maio. 2022.

MENEZES, Afonso Henrique Novaes; DUARTE, Francisco Ricardo; CARVALHO, Luiz Osete Ribeiro; SOUZA, Tito Eugênio Santos. Metodologia científica teoria e aplicação na educação a distância. Petrolina-Pe: Copyright, 2019. Disponível em: https://portais.univasf.edu.br/dacc/noticias/livro-univasf/metodologia-cientifica-teoria-e-aplicacao-na-educacao-a-distancia.pdf. Acesso em: 18 de maio.2022.

MOURA, Jaqueline. Didática no Ensino Superior. Alpha Revista Acadêmica, Recife, v. 1, n. 1, p. 28-37, jan. 2022. Disponível em: https://tecnico.alpha.edu.br/wp-content/uploads/2021/02/RAA-FINAL_CAPA_CORRIGIDA-1.pdf#page=28. Acesso em: 08 ago. 2022.

NOGUEIRA, Edgard Bonfim. Uso do software geogebra no ensino da geometria analítica: equação da reta e equação da circunferência. 2020. 110 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – Profmat, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2020. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/profmat/wp-content/uploads/2020/09/Dissertacao_EDGARD_BONFIM_NOGUEIRA.pdf. Acesso em: 01 jul. 2022.

OLIVEIRA, Cícera Janete Alves de; LAVOR, Otávio Paulino. Sequência didática para o ensino e aprendizagem de juros compostos com o software Geogebra. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 9, n. 25, p. 96–110, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7400 . Acesso em: 13 ago. 2022.

PONTES, Edel Alexandre Silva. O professor ensina e o aluno aprende: questões teóricas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. RACE-Revista de Administração do Cesmac, v. 4, p. 111-124, 2019. Disponível em: https://revistas.cesmac.edu.br/index.php/administracao/article/view/1044. Acesso em: 16 mar. 2022.

PROETTI, Sidney. As pesquisas qualitativa e quantitativa como métodos de investigação científica: Um estudo comparativo e objetivo. Revista Lumen-ISSN: 2447-8717, v. 2, n. 4, 2018. Disponível em: http://www.periodicos.unifai.edu.br/index.php/lumen/article/view/60. Acesso em: 18 de maio. 2022.

SANTOS, Adriana Tiago Castro dos. O estado da Arte das pesquisas brasileiras sobre geometria analítica no período de 1991 a 2014. 2016. 277 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/handle/handle/19047. Acesso em: 23 mar. 2022.

SOUSA, Renata Teófilo de; AZEVEDO, Italândia Ferreira de; ALVES, Francisco Régis Vieira. Engenharia didática e Teoria das Situações Didáticas: um contributo ao ensino de Geometria Analítica com o software GeoGebra. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências, v. 10, n. 01, p. 357-379, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/8447. Acesso em: 29 mar. 2022.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998.

Downloads

Publicado

24/02/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 187
  • pdf downloads: 171

Como Citar

OLIVEIRA, C. J. A. de; PAULINO, O. F. Sequência didática no estudo de distância entre dois pontos: Didactic sequence in the studying the distance between two points . Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7328. Acesso em: 12 jul. 2024.