Uma revisão sistemática de literatura sobre pesquisas em Etnomatemática e Formação de Professores de Matemática em Culturas Indígenas

Una revisión sistemática de la literatura de investigación sobre Etnomatemáticas y Formación de Profesores de Matemáticas en Culturas Indígenas

Autores

Resumo

O artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura de trabalhos sobre a etnomatemática em contexto cultural indígena e os direcionamentos voltados à formação continuada de professores de matemática não indígenas, expondo não apenas uma organização de dados, mas também uma breve noção sobre o que vem sendo produzido. O trabalho objetiva responder à pergunta: De que modo a etnomatemática e culturas indígenas estão sendo articuladas com a formação continuada de professores de matemática não indígenas em pesquisas científicas? A revisão evidencia que diversas produções em etnomatemática, formação de professores e cultura indígena foram realizadas, porém, não de forma articulada. Pode-se concluir que se faz necessária intensificar a produção de estudos interculturais voltada aos professores de matemática, de modo a ampliar a divulgação de pesquisas em etno e culturas indígenas, bem como a valorização da diversidade cultural.

Palavras-chave: Estado da arte; Educação Matemática; Culturas Indígenas.

 

ResumenEl artículo presenta una revisión bibliográfica sistemática de trabajos sobre etnomatemática en un contexto cultural indígena y las orientaciones encaminadas a la formación continua de profesores de matemáticas no indígenas, exponiendo no sólo una organización de los datos, sino también una breve noción de lo producido. El trabajo pretende responder a la pregunta: ¿Cómo se están articulando la etnomatemática y las culturas indígenas con la formación continua de profesores de matemáticas no indígenas en la investigación científica? La revisión muestra que varias producciones en etnomatemática, formación docente y cultura indígena se realizaron, sin embargo, no de manera articulada. Se puede concluir que es necesario intensificar la producción de estudios interculturales dirigidos a docentes de matemáticas, con el fin de ampliar la difusión de investigaciones sobre las culturas étnicas e indígenas, así como la valoración de la diversidad cultural.Palabras llave: Estado del arte; Educación Matemática; Culturas Indígenas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Azevedo Moura, SEDU

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Técnica Pedagógica da Gerência de Educação Antirracista, do Campo, Indígena e Quilombola (Geaciq/Sedu). Vitória. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4143-7236. E-mail: anapaula.amoura@gmail.com. 

 

Ligia Arantes Sad, Instituto Federal e Tecnológico do Espírito Santo

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora de Matemática no Instituto Federal e Tecnológico do Espírito Santo (IFES) – Campus Vitória e do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências e Matemática do IFES – Campus Vila Velha. Vitória. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2758-8380. E-mail: ligia.sad@ifes.edu.br. 

Downloads

Publicado

10/06/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 75
  • pdf downloads: 43

Como Citar

AZEVEDO MOURA, A. P.; SAD, L. A. Uma revisão sistemática de literatura sobre pesquisas em Etnomatemática e Formação de Professores de Matemática em Culturas Indígenas: Una revisión sistemática de la literatura de investigación sobre Etnomatemáticas y Formación de Profesores de Matemáticas en Culturas Indígenas. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6667. Acesso em: 12 jul. 2024.