Uma revisão sistemática de literatura sobre pesquisas em Etnomatemática e Formação de Professores de Matemática em Culturas Indígenas
Una revisión sistemática de la literatura de investigación sobre Etnomatemáticas y Formación de Profesores de Matemáticas en Culturas Indígenas
Resumo
O artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura de trabalhos sobre a etnomatemática em contexto cultural indígena e os direcionamentos voltados à formação continuada de professores de matemática não indígenas, expondo não apenas uma organização de dados, mas também uma breve noção sobre o que vem sendo produzido. O trabalho objetiva responder à pergunta: De que modo a etnomatemática e culturas indígenas estão sendo articuladas com a formação continuada de professores de matemática não indígenas em pesquisas científicas? A revisão evidencia que diversas produções em etnomatemática, formação de professores e cultura indígena foram realizadas, porém, não de forma articulada. Pode-se concluir que se faz necessária intensificar a produção de estudos interculturais voltada aos professores de matemática, de modo a ampliar a divulgação de pesquisas em etno e culturas indígenas, bem como a valorização da diversidade cultural.
Palavras-chave: Estado da arte; Educação Matemática; Culturas Indígenas.
ResumenEl artículo presenta una revisión bibliográfica sistemática de trabajos sobre etnomatemática en un contexto cultural indígena y las orientaciones encaminadas a la formación continua de profesores de matemáticas no indígenas, exponiendo no sólo una organización de los datos, sino también una breve noción de lo producido. El trabajo pretende responder a la pregunta: ¿Cómo se están articulando la etnomatemática y las culturas indígenas con la formación continua de profesores de matemáticas no indígenas en la investigación científica? La revisión muestra que varias producciones en etnomatemática, formación docente y cultura indígena se realizaron, sin embargo, no de manera articulada. Se puede concluir que es necesario intensificar la producción de estudios interculturales dirigidos a docentes de matemáticas, con el fin de ampliar la difusión de investigaciones sobre las culturas étnicas e indígenas, así como la valoración de la diversidad cultural.Palabras llave: Estado del arte; Educación Matemática; Culturas Indígenas.
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