Canções amazônicas para o ensino de Ciências: guia de canções e proposta didática

Amazon songs for science teaching: song guide and didactic proposal

Autores

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar como as canções regionais amazônicas se constituem recursos didáticos para o ensino de ciências, sendo explorados aspectos teóricos sobre o uso de canções no ensino e desenvolvido um guia de canções amazônicas e uma proposta didática para uso em sala de aula. As metodologias utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa básica estratégica. A discussão versa em torno das possibilidades da música em sala de aula e das canções amazônicas no ensino de Ciências Naturais. Ao final, foi desenvolvido um guia de canções amazônicas contendo 25 canções potencialmente utilizáveis para ensinar conteúdos de Ciências Naturais e apresentada uma proposta didática visando o uso de canções em sala de aula, por meio de uma sequência didática.

Palavras-chave: Amazônia; Canções amazônicas; Ensino de Ciências.

 

 

Abstract

This study aims to analyze how Amazonian regional songs constitute didactic resources for science teaching, exploring theoretical aspects about the use of songs in teaching and developing a guide to Amazonian songs and a didactic proposal for use in the classroom. The methodology used was bibliographic research and basic strategic research. The discussion is about the possibilities of music in the classroom and Amazonian songs in the teaching of Natural Sciences. At the end, a guide to Amazon songs is developed, containing 25 songs potentially usable to teach Natural Science content and a didactic proposal is presented, aiming at the use of songs in the classroom, through a didactic sequence.

Keywords: Keywords: Amazon; Amazonian songs; Science teaching.

 

Biografia do Autor

Rayane Delmondes Souza Rodrigues, Universidade do Estado do Amazonas

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Desenvolveu trabalho na área de prospecção de microrganismos da região amazônica e tem experiência no ensino de ciências. Especialização na área de Docência Universitária pelo Instituto Metropolitano de Manaus. É professora efetiva na Rede Estadual de Ensino- SEDUC/AM. Atualmente é aluna no Programa de Mestrado em Ensino de Ciências na Amazônia – UEA.

Email: rayanedelmondes18@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5569-7421

José Camilo Ramos de Souza, Universidade do Estado do Amazonas-UEA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (1995), Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (1998), Especialização em Gestão em Etnodesenvolvimento pela Universidade Federal do Amazonas (2002 - 2003), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas - FACED (2004 - 2006) e doutorado em Ciências obtido no Programa de Geografia (Geografia Física) - Área de Concentração: Geografia Física, pela Universidade de São Paulo-USP, em 04/07/2013. Professor da Universidade do Estado do Amazonas. Tem experiência na área de Geografia e Educação. Geografia: Geografia Econômica, Geografia Agrária, Metodologia do Ensino em Geografia, Prática do Ensino em Geografia, Geografia do Turismo, Cartografia aplicada ao ensino de Geografia etc. Educação: Estágio Supervisionado, Currículo, Metodologia da Pesquisa e Estudos. Estudo sobre imigrantes japoneses na Amazônia, ribeirinhos da Amazônia e pensamento geográfico da Amazônia. Estudo sobre Gestão das águas e Governança e regulação de recursos hídricos.

Email: jcamilodesouza@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0578-8533

 

Downloads

Publicado

02/03/2022

Edição

Seção

Artigos