Desenhos infantis: percepção e representação do ambiente ribeirinho
Children's drawings: perception and representation of the riverside environment
Resumo
Após o paradigma cartesiano, novas dimensões de compreensão dos fenômenos humanos surgiram nas fronteiras do conhecimento das diversas dimensões existenciais: a busca pela percepção dos desenhos infantis se configura em uma delas. Os desenhos possibilitam conhecer o que as crianças pensam e sentem relatados em rabiscos e traços em uma folha de papel. Este artigo é resultado de um dos capítulos de uma pesquisa do Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia. O objetivo principal deste trabalho é compreender, a partir dos desenhos, a percepção e a representação de experiências cotidianas percebidas no lugar de vida das crianças. O manuscrito é qualitativo e fenomenológico. Reforçamos nossa análise focada nos desenhos infantis de crianças que frequentavam uma turma multisseriada em Parintins-AM. O texto deriva de observações feitas durante um período de 4 meses em uma comunidade ribeirinha. Acreditamos que repensar as ações das crianças dentro de um sistema de ações e experiências maximizaria a compreensão das experiências, representações e percepção do ambiente.
Palavras-chave: Percepção; Diário; escola ribeirinha; Desenhos infantis.
Abstract
After the Cartesian paradigm, new dimensions of understanding of human phenomena emerged on the frontiers of knowledge of the various existential dimensions: the search for the perception of children's drawings is configured in one of them. The drawings make it possible to know what children think and feel reported in scribbles and traces on a sheet of paper. This article is the result of one of the chapters of a research of the Master in Science Education in the Amazon. The main objective of this work is to understand, from the drawings, the perception and representation of everyday experiences perceived in the children's place of life. The manuscript is qualitative and phenomenological. We reinforce our analysis focused on children's drawings of children who attended a multigrade class in Parintins-AM. The text derives from observations made during a period of 4 months in a riverside community. We believe that rethinking children's actions within a system of actions and experiences would maximize understanding of experiences, representations and perception of the environment.
Keywords: Perception; Daily; Riverside school; Children's drawings.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 308
- pdf downloads: 202