Estágio supervisionado como lócus de pesquisa: contribuições para a formação inicial de professores

Supervised internship as a locus of research: contributions to initial teacher education

Autores

Resumo

O presente artigo resulta do estudo, no âmbito da formação inicial de professores, cujo objeto é o Estágio Supervisionado (ES), parte importante para a sua formação acadêmica que subsidia o professor em formação sobre o ato de ensinar. Objetiva-se nesta pesquisa analisar as contribuições do ES desenvolvido como pesquisa na formação inicial de professores. O tema em estudo conduz à seguinte questão-problema: quais as contribuições do ES, desenvolvido como pesquisa, na formação inicial de professores? Para o que se almeja, o estudo de abordagem qualitativa, do ponto de vista dos procedimentos técnicos, classifica-se como documental e bibliográfico. Evidencia-se nas conclusões que o ES é a parte prática dos cursos de formação de professores em contraposição à teoria. A pesquisa é um instrumento de reflexão crítica na formação de professores, de ressignificação da prática e uma ferramenta integralizadora entre teoria e prática.

Palavras-chave: Formação do Professor; Estágio Supervisionado; Pesquisa.

 

Abstract

This article is the result of a study, within the scope of initial teacher training, whose object is the Supervised Internship (SI), an important part of their academic training that subsidizes the teacher in training on the act of teaching. The objective of this research is to analyze the contributions of the SI developed as research in the initial formation of teachers. The topic under study leads to the following problem question: what are the contributions of SI, developed as research, in the initial training of teachers? For what is desired, the study of a qualitative approach, from the point of view of technical procedures, classified as documentary and bibliographic. It is evident in the conclusions that SI is the practical part of teacher training courses as opposed to theory. Research is an instrument of critical reflection in teacher education, of re-signification of practice and a tool that integrates theory and practice.

Keywords: Teacher Training; Supervised Internship; Research.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adalvanira Silva Batista Macedo, Ufpi

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2019), Especialista em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Ceará e Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (1991). Possui experiência de 29 (vinte e nove) anos na Educação Básica e 10 (dez) anos no Ensino Superior. Estuda os seguintes temas: Formação de professores e práticas pedagógicas e educativa. Membro do Núcleo de Pesquisa em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas – NUPEFORDEPE.

ORCID: http://orcid.org/0000000232680974

E-mail: adalvanira2010@hotmail.com

Guilherme Mendes Tomaz dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Pós-Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista PNPD/CAPES. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade La Salle (UNILASALLE) com período sanduíche, pela Universidade La Salle México. Coordenador do Grupo de Estudos sobre Docência Universitária em Educação Matemática. Professor Substituto EBTT dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Núcleo de Educação da Infância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9086-669X

E-mail: mendes.guilherme234@gmail.com

Maria Divina Ferreira Lima, Universidade Federal do Piauí - UFPI, NUPEFORDEPE

É Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí. É docente do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Federal do Piauí e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas. Ministra as seguintes disciplinas na graduação: Didática geral. Na pós-graduação em educação: Prática Pedagógica e Pesquisa em Educação.

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-4552-6802

E-mail: lima.divina2@gmail.com

Downloads

Publicado

02/03/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 180
  • pdf downloads: 191

Como Citar

BATISTA MACEDO, A. S. .; MENDES TOMAZ DOS SANTOS, G.; DIVINA FERREIRA LIMA, M. Estágio supervisionado como lócus de pesquisa: contribuições para a formação inicial de professores: Supervised internship as a locus of research: contributions to initial teacher education. Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4399. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)