Estágio supervisionado como lócus de pesquisa: contribuições para a formação inicial de professores
Supervised internship as a locus of research: contributions to initial teacher education
Resumo
O presente artigo resulta do estudo, no âmbito da formação inicial de professores, cujo objeto é o Estágio Supervisionado (ES), parte importante para a sua formação acadêmica que subsidia o professor em formação sobre o ato de ensinar. Objetiva-se nesta pesquisa analisar as contribuições do ES desenvolvido como pesquisa na formação inicial de professores. O tema em estudo conduz à seguinte questão-problema: quais as contribuições do ES, desenvolvido como pesquisa, na formação inicial de professores? Para o que se almeja, o estudo de abordagem qualitativa, do ponto de vista dos procedimentos técnicos, classifica-se como documental e bibliográfico. Evidencia-se nas conclusões que o ES é a parte prática dos cursos de formação de professores em contraposição à teoria. A pesquisa é um instrumento de reflexão crítica na formação de professores, de ressignificação da prática e uma ferramenta integralizadora entre teoria e prática.
Palavras-chave: Formação do Professor; Estágio Supervisionado; Pesquisa.
Abstract
This article is the result of a study, within the scope of initial teacher training, whose object is the Supervised Internship (SI), an important part of their academic training that subsidizes the teacher in training on the act of teaching. The objective of this research is to analyze the contributions of the SI developed as research in the initial formation of teachers. The topic under study leads to the following problem question: what are the contributions of SI, developed as research, in the initial training of teachers? For what is desired, the study of a qualitative approach, from the point of view of technical procedures, classified as documentary and bibliographic. It is evident in the conclusions that SI is the practical part of teacher training courses as opposed to theory. Research is an instrument of critical reflection in teacher education, of re-signification of practice and a tool that integrates theory and practice.
Keywords: Teacher Training; Supervised Internship; Research.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 338
- pdf downloads: 253