Tecnologias da Informação e Comunicação em práticas de ensino de professores da pós-graduação

Autores

Resumo

     

O artigo discute o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação em práticas educativas de docentes que atuam na pós-graduação. No presente trabalho se analisaram narrativas com objetivo de entender a relação que os professores têm com as práticas de TIC no contexto contemporâneo do ensino em cursos de pós-graduação stricto sensu de uma universidade pública do estado da Bahia. Foram realizadas entrevistas narrativas com dois docentes, que integram diferentes programas de pós-graduação. O estudo desenvolve-se a partir do dispositivo entrevistas narrativas, por oferecer a oportunidade de conhecer as experiências com as TIC de cada sujeito participante da pesquisa. Os resultados apontam que os professores têm dificuldade para a inclusão das TIC no contexto universitário nessas pós-graduações, embora reconheçam a importância das tecnologias no ensino.        

Resumen

El artículo analiza el uso de las tecnologías de la información y la comunicación en las prácticas educativas de los docentes que trabajan en la escuela de posgrado. En este trabajo, se analizaron las narrativas para comprender la relación que los docentes tienen con las prácticas de las TIC en el contexto contemporáneo de la enseñanza en cursos de posgrado estrictos en una universidad pública del estado de Bahía. Se realizaron entrevistas narrativas con dos profesores, que forman parte de diferentes programas de posgrado. El estudio se desarrolla a partir de las entrevistas narrativas del dispositivo, ya que ofrece la oportunidad de conocer las experiencias con las TIC de cada sujeto que participa en la investigación. Los resultados muestran que los docentes tienen dificultades para incluir las TIC en el contexto universitario en estos cursos de posgrado, aunque reconocen la importancia de las tecnologías en la enseñanza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Pós-doutorando e Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2017). Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2003). Especialista em Gestão de Pessoas com ênfase em Competências no setor público pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2019). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC - (2009). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1998). Possui graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1997). É Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, lotado no Departamento de Educação. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da UEFS. Professor pesquisador do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica – DIVERSO. Coordenador e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. É membro do GT 4 - Didática da Associação Nacional de Pesquisadores da Educação - ANPEd. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior (graduação e pós-graduação), atuando como professor e pesquisador nos seguintes temas: formação do educador, identidade docente, didática, leitura e produção textual, ensino de língua portuguesa, pesquisa em educação, pesquisa (auto)biográfica e docência universitária e na Educação Básica.

E-mail: fosilva@uefs.br    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7962-7222

Yarelis Karina Araque Vergara, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Possui graduação em Técnico Superior Universitario en Construcción Civil pelo Instituto Universitario Tecnológico de Ejido (2011), graduação em Educação Integral pela Universidade Bolivaraina de Venezuela (2012) e graduação em Educação Física, Esporte e Lazer pela Universidade dos Andes (2017) na atualidade esta cursando mestrado em educação na Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS e foi inclusa como estudante no grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária da mesma universidade. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, escola de educação, mulheres, combinação e convergência, também em temas relacionados com tecnologias e educação, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de ensino aprendizagem, utilização das tecnologias na aula de classe.

E-mail: yareliskarina@gmail.com   Orcid:  https://orcid.org/0000-0003-1083-4087

Downloads

Publicado

03/10/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 270
  • pdf downloads: 226

Como Citar

SILVA, F. O. da; KARINA ARAQUE VERGARA, Y. Tecnologias da Informação e Comunicação em práticas de ensino de professores da pós-graduação. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3670. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)