Representações de professores e estudantes sobre a leitura e escrita acadêmicas

Representaciones de profesores y estudiantes sobre la lectura y la escrita académicas

Autores

Resumo

O presente trabalho objetiva compreender as principais dificuldades referentes ao letramento acadêmico evidenciadas por estudantes e professores de uma universidade pública baiana, bem como papel da afetividade na relação com a superação de dificuldades por parte de discentes da graduação. A pesquisa que originou esse trabalho ancora-se nos princípios da abordagem qualitativa. Para coleta das informações foram realizadas entrevistas narrativas individuais. As discussões aqui tecidas contaram com as contribuições de Coulon (2017); Ribeiro (2010); Mateos (2009); Castelló (2009); Masseto (2003). O trabalho evidenciou que os estudantes experimentam diversas dificuldades com o letramento acadêmico e que apesar da relevância de uma relação professor e estudante mais dialógica para a superação das mesmas, tal relação tem sido mantida apenas com uma pequena parcela de docentes. 

Palavras-chave: Ensino Superior. Relação professor e estudante. Leitura e escrita.

 

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo comprender las principales dificultades relacionadas con el letramiento académico que evidencian los estudiantes y profesores de una universidad pública de Bahía, así como el papel de la afectividad en la superación de las dificultades por parte de los estudiantes de pregrado. La investigación que originó este trabajo está anclada en los principios del enfoque cualitativo. Para la recolección de la información se realizaron entrevistas narrativas individuales. Las discusiones tejidas aquí se basaron en las contribuciones de Coulon (2017); Ribeiro (2010); Mateos (2009); Castelló (2009); Masseto (2003). El trabajo mostró que los estudiantes experimentan diversas dificultades con la alfabetización académica y que a pesar de la relevancia de una relación profesor y alumno más dialógica para superarlas, esta relación se ha mantenido con solo una pequeña parte de los profesores.

Palabras clave: Educación superior. Relación profesor y alumno. Lectura y escrita.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Pós-doutor e Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2017). Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2003). Especialista em Gestão de Pessoas com ênfase em Competências no setor público pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2019). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC - (2009). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1998). Possui graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1997). É Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, lotado no Departamento de Educação. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da UEFS. Professor pesquisador do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica – DIVERSO. Coordenador e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. É membro do GT 4 - Didática da Associação Nacional de Pesquisadores da Educação - ANPEd. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior (graduação e pós-graduação), atuando como professor e pesquisador nos seguintes temas: formação do educador, identidade docente, didática, leitura e produção textual, ensino de língua portuguesa, pesquisa em educação, pesquisa (auto)biográfica e docência universitária e na Educação Básica.

E-mail: fosilva@uefs.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7962-7222

 

Andrea Santana de Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Membro do grupo de Pesquisa e Estudos sobre Pedagogia Universitária – NEPPU. Egressa do Programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Feira de Santana. E-mail: andrea.santanadeoliveira@yahoo.com.br Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8953-0195  

 

Downloads

Publicado

31/03/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 135
  • pdf downloads: 145

Como Citar

SILVA, F. O. da; SANTANA DE OLIVEIRA, A. . Representações de professores e estudantes sobre a leitura e escrita acadêmicas: Representaciones de profesores y estudiantes sobre la lectura y la escrita académicas. Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4528. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)