Representações sobre corpo, gênero e sexualidades ao longo da vida: discursos de estudantes de pós-graduação em educação
Resumo
O corpo constitui-se como objeto de estudo acadêmico/científico que abarca as mais variadas problemáticas e campos disciplinares e tem vinculações muito estreitas com a educação. Partindo desses pressupostos, o texto visa expor teoricamente (conceitos) e empiricamente (experiências) de aprendizagem sobre corpo e sua interseção com gênero e sexualidade ao longo da vida (infância, juventude, idade adulta, velhice) de estudantes de Pós-graduação em Educação. Teoricamente, a reflexão sobre corpo, identidade e diferença situa-se nos campos dos estudos culturais da educação e estudos de gênero e sexualidade, influenciadas pelos estudos pós-estruturalistas. Metodologicamente, realizou-se coleta e análise das representações d@s alun@s de uma turma de Tópicos em Estudos Culturais da Educação, ofertada no primeiro semestre de 2015. Considera-se que a exploração das experiências e representações de corpo em suas interseções com gênero, sexualidade e geração constitui um desafio para todos que se interessam pela ampliação dos estudos do corpo e educação, criando um campo discursivo para a análise da contribuição desses estudos, bem como para refletir e falar sobre os corpos como "construtos culturais" e "performances", interrompendo seu silenciamento nas práticas sociais e pedagógicas.
Palavras-chave: Corpo; Docência; Gênero; Sexualidade.
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Representations about the body, gender and sexuality in lifetime: speeches of students of the graduate program in education
The body is constituted as object of academic/scientific study which includes a great variety of problems and disciplinary fields and has very close connections with education." From these assumptions, this text aims at exposing either theoretically (concepts) or empirically (experiences) learning about the body and its intersection with the gender and sexuality during the lifetime (childhood, youth, adult life, old age) of students of the graduate program in Education. Theoretically, the reflection on the body, identity and difference lies on the fields of cultural studies of education and studies of gender and sexuality, influenced by post-structuralist studies. Methodogically, the collection and analysis of students’ representations have been held on a class of Topics in Cultural Studies of Education, offered on the first term of 2015. It has been considered that the exploration of experiences and representations of the body in its intersections with gender, sexuality and generation constitutes a challenge to all of those interested in the extension of studies in the body and education, creating a discursive field to the analysis of contribution of such studies, as well as to reflect and talk about bodies as "cultural constructs" and "performances", interrupting its silencing in social and pedagogical practices."
Keywords: Body; Teaching; Gender; Sexuality."
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