Narrativas de (re)existência de professores e professoras da roça

Narratives of (re)existence of rural teachers

Autores

  • Charles Maycon de Almeida Mota charlesmaycon22@hotmail.com
    Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)/Secretaria Municipal de Educação de Várzea do Poço-BA https://orcid.org/0000-0001-5927-3466

Palavras-chave:

Ruralidade da presença, Pesquisa narrativa, Docência na Roça

Resumo

Este estudo buscou compreender como professores/as que atuam em escolas da roça constituem a presentificação do ser-na-roça para significar sua existência. O método foi a Pesquisa Narrativa na abordagem qualitativa. A pesquisa está ancorada nas bases da fenomenologia e da hermenêutica por buscar compreender o ser em seu contexto de vida e os sentidos atribuídos à sua condição de existir. A pesquisa foi desenvolvida em 3 escolas municipais de Várzea do Poço-Ba, os dispositivos foram entrevistas narrativas e etnografias da roça. Foram envolvidos/as 3 professores/as que são moradores/as das comunidades rurais e docentes no Ensino Fundamental. Concluiu-se que professores/as da roça evidenciam modos de reconhecimento do espaço, como lugar habitado e constituído por posicionamentos políticos instauradores de modos de (r)existir e trans-ver a roça por uma perspectiva da ruralidade da presença.

Palavras-chave: Ruralidade da presença; Pesquisa narrativa; Docência na Roça.

 

Abstract

This study sought to understand how teachers who work in rural schools constitute the presentification of being-in-the-country to signify its existence. The method was Narrative Research with a qualitative approach. The research is anchored in the foundations of phenomenology and hermeneutics as it seeks to understand the being in its context of life and the meanings attributed to its condition of existence. The research was carried out in 3 municipal schools in Várzea do Poço-Ba, the devices were narrative interviews and ethnographies of the countryside. Three teachers who live in rural communities and teach elementary school were involved. It was concluded that teachers from the countryside demonstrate ways of recognizing the space, as an inhabited place and constituted by political positions that establish ways of (r)existing and trans-viewing the countryside from a perspective of the rurality of presence.

Keyword: Rurality of presence; Narrative research; teaching in the countryside.

 

 

             

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Charles Maycon de Almeida Mota, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)/Secretaria Municipal de Educação de Várzea do Poço-BA

Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Superior de Ensino Capimgrossense (2009), e em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia (2015), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão (2012), Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (2016). É professor da Educação Básica e Psicopedagogo no Centro de Referência ao Apoio Pedagógico no município de Várzea do Poço - BA. Professor visitante na Universidade Estadual de Feira de Santana, pesquisador e vice coordenador do GEPEI - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva, no DIVERSO - Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade e no DIFEBA - Diversidade, Formação, Educação Básica e Discurso. É membro do GT 13 Ensino Fundamental da ANPED. Membro da Reppod - Rede de Pesquisa da Profissão Docente. Doutor em Educação e Contemporaneidade no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Coordenação Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, diversidade, formação de professores e educação do campo.

E-mail: cmamota@uefs.br; Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5927-3466.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8373498600378411.

 

Referências

BARROS, Manoel de. Compêndios para uso dos pássaros. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 1999.

BARROS, Manoel de. Meu quintal é maior que o mundo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas. v. I. Magia e técnica, arte e política. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 197-221.

BOLÍVAR, A., & PORTA, L. (2010). “La investigación biográfico narrativa en educación: entrevista a Antonio Bolívar”. Revista de Educación [en línea], 1 [citado AAAAMM-DD]. Disponible en Internet: http://200.16.240.69/ojs/index.php/r_educ/article/view/14. ISSN 1853–1326.

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/EFU. 2. ed. Uberlândia: EDUFU, 2015.

HEIDEGGER, Martin. Conferências e escritos filosóficos. Tradução e notas Ernildo Stein. 4. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991.

LAROSSA, Jorge. Notas sobre experiências e o saber da experiência. Tradução João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 19, p. 20 – 28,

jan./fev./mar./abr., 2002.

MOTA, C. M. A.; SILVA, Fabrício O.; RIOS, Jane Adriana V. P.; Ruralidades contemporâneas: educação básica em foco. Cadernos de Pesquisa. São Luis, v. 28, n. 2, p. 39-64, abr./jun. 2021. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9520/9126. Acesso em: 24 nov. 2021.

MOTA, C. M. A. Autobioformação. In: Abecedário pedagógico sob rasura: educação e(m) diversidade. Salvador, BA: Jornal Editora Alecrim, 2023. p. 321-323.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa: a configuração do tempo na narrativa de ficção. Tradução Márcia Valéria Martinez de Aguiar. v. 2. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

PINEAU, Gaston; LE GRAND, Jean-Louis. As histórias de vida. Tradução Carlos Eduardo Galvão Braga e Maria da Conceição Passeggi. Natal: EDUFRN, 2012.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 7. ed. São Paulo, Cortez Editora, 2010.

Downloads

Publicado

27/08/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 72
  • pdf downloads: 125

Como Citar

MAYCON DE ALMEIDA MOTA, C. Narrativas de (re)existência de professores e professoras da roça: Narratives of (re)existence of rural teachers. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8830. Acesso em: 26 dez. 2024.