Narrativas de (re)existência de professores e professoras da roça
Narratives of (re)existence of rural teachers
Palavras-chave:
Ruralidade da presença, Pesquisa narrativa, Docência na RoçaResumo
Este estudo buscou compreender como professores/as que atuam em escolas da roça constituem a presentificação do ser-na-roça para significar sua existência. O método foi a Pesquisa Narrativa na abordagem qualitativa. A pesquisa está ancorada nas bases da fenomenologia e da hermenêutica por buscar compreender o ser em seu contexto de vida e os sentidos atribuídos à sua condição de existir. A pesquisa foi desenvolvida em 3 escolas municipais de Várzea do Poço-Ba, os dispositivos foram entrevistas narrativas e etnografias da roça. Foram envolvidos/as 3 professores/as que são moradores/as das comunidades rurais e docentes no Ensino Fundamental. Concluiu-se que professores/as da roça evidenciam modos de reconhecimento do espaço, como lugar habitado e constituído por posicionamentos políticos instauradores de modos de (r)existir e trans-ver a roça por uma perspectiva da ruralidade da presença.
Palavras-chave: Ruralidade da presença; Pesquisa narrativa; Docência na Roça.
Abstract
This study sought to understand how teachers who work in rural schools constitute the presentification of being-in-the-country to signify its existence. The method was Narrative Research with a qualitative approach. The research is anchored in the foundations of phenomenology and hermeneutics as it seeks to understand the being in its context of life and the meanings attributed to its condition of existence. The research was carried out in 3 municipal schools in Várzea do Poço-Ba, the devices were narrative interviews and ethnographies of the countryside. Three teachers who live in rural communities and teach elementary school were involved. It was concluded that teachers from the countryside demonstrate ways of recognizing the space, as an inhabited place and constituted by political positions that establish ways of (r)existing and trans-viewing the countryside from a perspective of the rurality of presence.
Keyword: Rurality of presence; Narrative research; teaching in the countryside.
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