Mimese, catarse e caricatura: as professoras segundo um comediante brasileiro

Mimesis, catharsis and caricature: teachers according to a Brazilian comedian

Autores

Resumo

Objetiva-se apresentar, com base nos conhecimentos da Pedagogia, uma análise discursiva do stand up “Vida de Professor”, de um comediante brasileiro. Trabalha-se com o show, disponibilizado no canal do YouTube, transcrito e cotejado com os discursos constantes nas entrevistas do humorista e nos textos jornalísticos e de divulgação. Aplicou-se Análise dos Movimentos de Sentidos como fundamento teórico e metodológico e categorias de estudo: mimese, catarse e caricatura. Apesar de o stand up querer se firmar pela espetacularização da vida dos professores, abordar sobre o trabalho pedagógico de modo caricatural acaba por transcender à catarse e à mimese e gerar a impressão de uma pseudo solidariedade.

Palavras-chave: Mimese; Catarse; Caricatura.

                   

Abstract

The aim is to present, based on knowledge of Pedagogy, a discursive analysis of the stand-up “Vida de Professor”, by a Brazilian comedian. We work with the show, available on the YouTube channel, transcribed and compared with the speeches contained in the comedian's interviews and in journalistic and publicity texts. Analysis of Movements of Sense was applied as a theoretical and methodological foundation and study categories: mimesis, catharsis and caricature. Although stand up wants to establish itself by spectacularizing the lives of teachers, approaching pedagogical work in a caricatural way ends up transcending catharsis and mimesis and generating the impression of pseudo solidarity.

keywords: Mimesis; Catharsis; Caricature.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Pedagogia (1985), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); licenciada em Letras (1992), Especialização em literaturas em língua portuguesa  (1988)  e  Mestre  em  Educação  nas  Ciências  (1999)  pela  UNIJUI;  Doutora  em Educação (2006), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, é professora titular   do   Departamento   de   Fundamentos   da   Educação,   do   Centro   de   Educação,   na Universidade Federal de Santa Maria –RS.

Ana Sara Castaman, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Psicologia (2003), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); Graduação em Pedagogia (2009), pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci; Mestrado (2006) em Educação Nas Ciências, pela UNIJUI; Doutorado (2011) em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

ALMEIDA, Diogo. (11 de fev. de 2020). 1 vídeo (1h19min05seg.). Vida de Professor (Especial de Comédia). Publicado pelo Canal Diogo Almeida humorista (Youtube). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=266ejI9uLCg. Acesso em: 13 jun. 2023.

AMARAL, Cláudia Letícia de Castro do. Pertença profissional, trabalho e sindicalização de professores: mediações e contradições nos movimentos do capital. 2016. 265f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.

ANDRADE, Valdete Aparecida Borges. Stand up: caracterização de um gênero oral sob a perspectiva da análise de discurso crítica (ADC). 2017. 305 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.

ANDRADE, Valdete Aparecida Borges; OTTONI, Maria Aparecida Resende. Caracterização do gênero stand up. Olhares & Trilhas, Uberlândia, v. 19, n. 2, jul./dez. 2017.

ARISTÓTELES. Poética. Tradução e notas de Ana Maria Valente, prefácio de Maria Helena da Rocha Pereira. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

CARVALHO, Leonora Guiné de Mello. Estereótipo e identidade em piadas sobre mineiro: uma perspectiva da análise do discurso. 2011. 80f. Dissertação (Mestrado em Letras - Linguagem, Cultura e Discurso) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, Três Corações, 2011.

CHAUÍ, Marilena. Introdução à história da filosofia: dos pré-socráticos a Aristóteles, volume I. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

FERREIRA, Liliana Soares. Gestão do pedagógico: de qual pedagógico se fala? Currículo sem Fronteiras, v. 8, n. 2, p. 176-189, Jul/Dez 2008.

FERREIRA, Liliana Soares. Trabalho Pedagógico na Escola: do que se fala? Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 591-608, abr./jun. 2018.

FERREIRA, Liliana Soares. Discursos em análise na pesquisa em educação: concepções e

materialidades. Revista Brasileira Educação, Rio de Janeiro, v. 25, e250006, 2020.

FREITAS, Verlaine. Catarse, narcisismo e cultura de massa. Estado de Minas, 2001. Disponível em: https://www.yumpu.com/pt/document/view/12469671/catarse-narcisismo-e-cultura-de-massa-verlaine-freitas. Acesso em: 16 jun. 2023.

MARQUES, Luiz. Apresentação. In: Rio Grande do Sul. Seminários espetaculares. 1. ed. Porto Alegre: Corag, 2002, p. 6.

PEDDE, Valdir. O lazer, o prazer e o movimento carismático (luterano). In: Rio Grande do Sul. Seminários espetaculares. 1. ed. Porto Alegre: Corag, 2002, p. 50-65.

POSSENTI, Sírio. Humor, língua e discurso. São Paulo: Contexto, 2010.

POSSENTI, Sírio. Entrevista com o professor Sírio Possenti, da Unicamp. Entrevista concedida a Flavia Regina Mello e Luiz Felipe Andrade. Palimpsesto, Rio de Janeiro, v. 13, n. 19, p. 390 – 398, nov. 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/34937. Acesso em: 08 nov. 2025.

PROENÇA FILHO, Domício. A linguagem literária. São Paulo: Ática, 2005.

RIBEIRÃO Preto. Theatro Pedro II. “Diogo Almeida em ´Vida de Professor`”. 2018. Disponível em: http://www.theatropedro2.com.br/espetaculo.php?id=740&diogo-almeida-em-vida-de-professor-. Acesso em: 13 jun. 2023.

SANTOS, Jair Ferreira dos. O que é pós-moderno. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores associados, 2013.

SAVIANI, Dermeval; MARTINS, Marcos Francisco; CARDOSO, Mario Mariano Ruiz. Entrevista: Catarse na pedagogia histórico-crítica: a concepção de Saviani – Entrevistado Dermeval Saviani. Crítica Educativa, Sorocaba/SP, v. 1, n. 1, p. 163-217, jan./jun. 2015. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/29. Acesso em: 08 nov. 2025.

SOARES, Frederico Fonseca. A leitura antropológica pelo humor stand up. RBSE – Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, v. 12, n. 35, p. 480-49, ago. 2013. Disponível em: https://www.cchla.ufpb.br/rbse/Frederico%20SoaresArt%20Copy.pdf. Acesso em: 08 nov. 2025.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Uma introdução ao estudo do humor pela linguística. Delta ‐ Revista de Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 55-82, 1990. Disponível em: https://www.ileel.ufu.br/travaglia/sistema/uploads/arquivos/artigo_uma_introducao_ao_estudo%20do_humor_pela_linguistica.pdf. Acesso em: 08 nov. 2025.

WACHOWICZ, Lílian Anna. A dialética na pesquisa em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 2, n. 03, p. 171-181, 2001. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/3541. Acesso em: 08 nov. 2025.

Downloads

Publicado

10/11/2025

Como Citar

FERREIRA, L. S.; CASTAMAN, A. S. Mimese, catarse e caricatura: as professoras segundo um comediante brasileiro: Mimesis, catharsis and caricature: teachers according to a Brazilian comedian . Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10045. Acesso em: 7 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)