Mimese, catarse e caricatura: as professoras segundo um comediante brasileiro
Mimesis, catharsis and caricature: teachers according to a Brazilian comedian
Resumo
Objetiva-se apresentar, com base nos conhecimentos da Pedagogia, uma análise discursiva do stand up “Vida de Professor”, de um comediante brasileiro. Trabalha-se com o show, disponibilizado no canal do YouTube, transcrito e cotejado com os discursos constantes nas entrevistas do humorista e nos textos jornalísticos e de divulgação. Aplicou-se Análise dos Movimentos de Sentidos como fundamento teórico e metodológico e categorias de estudo: mimese, catarse e caricatura. Apesar de o stand up querer se firmar pela espetacularização da vida dos professores, abordar sobre o trabalho pedagógico de modo caricatural acaba por transcender à catarse e à mimese e gerar a impressão de uma pseudo solidariedade.
Palavras-chave: Mimese; Catarse; Caricatura.
Abstract
The aim is to present, based on knowledge of Pedagogy, a discursive analysis of the stand-up “Vida de Professor”, by a Brazilian comedian. We work with the show, available on the YouTube channel, transcribed and compared with the speeches contained in the comedian's interviews and in journalistic and publicity texts. Analysis of Movements of Sense was applied as a theoretical and methodological foundation and study categories: mimesis, catharsis and caricature. Although stand up wants to establish itself by spectacularizing the lives of teachers, approaching pedagogical work in a caricatural way ends up transcending catharsis and mimesis and generating the impression of pseudo solidarity.
keywords: Mimesis; Catharsis; Caricature.
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