Trabalho e Educação Profissional e Tecnológica nos Cursos de Pedagogia no Rio Grande do Sul

Work and Professional and Technological Education in Pedagogy Courses in Rio Grande do Sul

Autores

Palavras-chave:

Pedagogia; Educação Profissional e Tecnológica; Projeto Pedagógico.

Resumo

Este estudo tem por objetivo conhecer as abordagens de Trabalho e/ou Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos Cursos de Pedagogia presenciais, das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Rio Grande do Sul (RS). Como perspectiva teórico-metodológica, aplicou-se a Análise dos Movimentos de Sentidos (AMS) e, como técnicas de produção de dados, priorizou-se a pesquisa bibliográfica e a análise documental em 16 campi e 13 Projetos Pedagógicos de cursos de Pedagogia do RS. Evidenciou-se, nas oito IES analisadas, que somente os Cursos de Pedagogia do IFRS, campus Alvorada e campus Farroupilha, possuem componentes curriculares sobre os assuntos Trabalho e/ou EPT. Nos demais cursos, não há menção a esses temas nas suas propostas pedagógicas e nem aproximações entre os nomes das unidades curriculares.

Palavras-chave: Pedagogia; Educação Profissional e Tecnológica; Projeto Pedagógico.

 

Abstract
This study aims to understand the approaches to Work and/or Professional and Technological Education (EPT) in face-to-face Pedagogy Courses, at public Higher Education Institutions (IES) in Rio Grande do Sul (RS). As a theoretical-methodological perspective, the Analysis of Movements of Sense (AMS) was applied and, as data production techniques, priority was given to bibliographic research and documentary analysis on 16 campuses and 13 Pedagogical Projects of Pedagogy courses in RS. It was evident, in the eight IES analyzed, that only the IFRS Pedagogy Courses, Alvorada campus and Farroupilha campus, have curricular components on the subjects Work and/or EPT. In the other courses, there is no mention of these themes in their pedagogical proposals and no approximations between the names of the curricular units.

Keywords: Pedagogy; Professional and Technological Education; Pedagogical project.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziella de Camargo da Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Licencianda em Pedagogia na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2020 - em andamento). E-mail: graziella.camargo@acad.ufsm.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5835-1725.

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Possui graduação em Psicologia (2003), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); Graduação em Pedagogia (2009), pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci; Mestrado (2006) em Educação Nas Ciências, pela UNIJUI; Doutorado (2011) em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: ana.castaman@sertao.ifrs.edu.br. Orcid: 0000-0002-5285-0694 .

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em PEDAGOGIA (1985), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); licenciada em LETRAS (1992), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); ESPECIALIZAÇÃO EM LITERATURAS EM LÍNGUA PORTUGUESA (1988), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); MESTRE EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS (1999), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); DOUTORA EM EDUCAÇÃO (2006), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); realizou estágio pós-doutoral (2019), na Universidade Federal de Pelotas, sob supervisão do Prof. Dr. Álvaro Luiz Moreira Hypólito. Atualmente, é professora titular do Departamento de Fundamentos da Educação, do Centro de Educação, na Universidade Federal de Santa Maria - RS, trabalhando na graduação, especialização e no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO)/UFSM e no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ASSISTÊNCIA SOCIAL. É lider do grupo KAIRÓS - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE TRABALHO, EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS. Pesquisa e realiza estudos na área de Educação, com ênfase em trabalho, trabalho pedagógico, Pedagogia, políticas públicas; escola; educação profissional. Integra o Comitê Gestor da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica e da REPPed Rede Nacional de Pesquisa em Pedagogia. É avaliadora de cursos de graduação pelo INEP/MEC e integrante do conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais sobre educação. BOLSISTA PRODUTIVIDADE CNPQ, ÁREA DE EDUCAÇÃO. Integrante do Comitê de Assessoramento em Educação da FAPERGS. https://orcid.org/0000-0002-9717-1476  E-mail: liliana.ferreira@ufsm.br

Referências

AGÊNCIA SENADO. Sistema S. [2023]. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/glossario-legislativo/sistema-s. Acesso em: 04 dez. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto n° 7.566, de 23 de setembro de 1909. Cria nas capitais do Estado da República Escolas de Aprendizes Artífices, para o ensino profissional primário e gratuito. 1909. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1900-1909/decreto-7566-23-setembro-1909-525411-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 22 nov. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto-Lei nº 4.127, de 25 de fevereiro de 1942. Estabelece as bases de organização da rede federal de estabelecimentos de ensino industrial. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4127-25-fevereiro-1942-414123-publicacaooriginal-1-pe.html . Acesso em: 22 nov. 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 08 jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei n° 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 31 jul. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei n° 6.545, de 30 de junho de 1978. Dispõe sobre a transformação das Escolas Técnicas Federais de Minas Gerais, do Paraná, e Celso Suckow da Fonseca em Centros Federais de Educação Tecnológica e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6545.htm. Acesso em: 31 jul. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei n.º 11.741, de 16 de julho de 2008a. Altera dispositivos da Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. 2008a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11741.htm#art3 . Acesso em: 02 mar. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008b. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. 2008b. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm Acesso em: 19 jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP N° 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN72018.pdf. Acesso em 08 jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP N° 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as DCN e institui a BNC-Formação. Brasília, DF, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em 08 jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer 550/2007, de 04 de julho de 2007. Fixa normas para o Sistema Estadual de Ensino sobre a organização e realização de estágio de alunos. Disponível em: https://www.ceed.rs.gov.br/upload/arquivos/202001/17165702-1207310244pare-0550.pdf. Acesso em: 31 jul. 2023.

CASTAMAN, Ana Sara; JUNGES JÚNIOR, Mario Luiz. A docência e o processo de ensino e aprendizagem: as contribuições da psicologia enquanto base teórica na formação de pedagogos. In: DICKMANN, Ivanio. Vozes da educação. São Paulo: Dialogar, 2018. v. 1.

CASTAMAN, Ana Sara; RODRIGUES, Ricardo Antonio. O trabalho como princípio educativo no ensino integrado ao médio. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 6, n. 17, p. 301-314, 2020. Disponível em: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2291/2099. Acesso em: 25 set. 2023.

CIAVATTA, Maria. O trabalho como princípio educativo: uma investigação teórico-metodológica (1930-1960). Rio de Janeiro: PUC-RJ, 1990.

DORNELLES, Fernanda Reolon Baldiati; CASTAMAN, Ana Sara; VIEIRA, Josimar de Aparecido. Educação profissional e tecnológica: desafios e perspectivas na formação docente. Revista Exitus, [S.L.], v. 11, n. 8, p. 1-20133, 25 mar. 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2237-94602021000100206&script=sci_arttext. Acesso em: 08 mar. 2023.

DOTI, Marcelo Micke. Educação Profissional e Trabalho: Ainda é Possível? Impulso, Piracicaba, v. 28, n. 73, p. 19-33, set.-dez. 2018. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/impulso/article/view/4151/238. Acesso em: 20 nov. 2023.

DURÃES, Marina Nunes. Educação técnica e educação tecnológica múltiplos significados no contexto da educação profissional. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 34, n. 03, p. 159-175, dez. 2009. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432009000300012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 29 nov. 2023.

FERREIRA, Liliana Soares. Trabalho pedagógico na escola: sujeitos, conhecimento e tempos. Curitiba: Editora CRV, 2017.

FERREIRA, Liliana Soares. Discurso em análise na pesquisa em educação: concepções e materialidades. Revista Brasileira de Educação [online]. v. 25, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5RT6P594sk7ccDp6NKYX6qK/. Acesso em: 20 nov. 2023.

FERREIRA, Liliana Soares. Análise dos movimentos de sentidos sobre trabalho pedagógico na pesquisa em educação. Revista Brasileira de Educação [online]. v. 27, e270014, 2022. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27570174008. Acesso em: 20 set. 2023.

FERREIRA, Liliana Soares. Pedagogia como ciência da educação: retomando uma discussão necessária. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 91, n. 227, p. 233-251, abr. 2010. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2842. Acesso em: 02 mar. 2023.

FIGARO, Roseli. O mundo do trabalho e as organizações: abordagens discursivas de diferentes significados. Organicom, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 90-100, 2008. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138986. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138986. Acesso em: 15 maio 2023.

INOCENTE, Luciane; TOMMASINI, Angélica; CASTAMAN, Ana Sara. Metodologias Ativas na Educação Profissional e Tecnológica. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, Taquara, v. 7, n. 2, p. 1-10, Out. 2018. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1082. Acesso em: 08 maio 2023.

INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Projeto pedagógico do curso de Pedagogia. Bento Gonçalves, 2018a. Disponível em: https://ifrs.edu.br/bento/ensino/superior/licenciatura-em-pedagogia/. Acesso em: 10 fev. 2023.

INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Projeto pedagógico do curso de Pedagogia. Farroupilha, 2018b. Disponível em: https://ifrs.edu.br/farroupilha/cursos/superiores/curso-superior-de-licenciatura-em-pedagogia/. Acesso em: 10 fev. 2023.

INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Projeto pedagógico do curso de Pedagogia. Alvorada, 2019a. Disponível em: https://ifrs.edu.br/alvorada/cursos/licenciatura-em-pedagogia/. Acesso em: 10 fev. 2023.

INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Projeto pedagógico do curso de Pedagogia. Vacaria, 2019b. Disponível em: https://ifrs.edu.br/vacaria/ensino/cursos-superiores/licenciatura-em-pedagogia/. Acesso em: 10 fev. 2023.

LIBÂNEO, José Carlos. Diretrizes curriculares da Pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96, p. 843-876, out. 2006.

NOSELLA, Paolo. O Princípio educativo do trabalho na formação humana: una spaccatura storica. Revista Trabalho Necessário, v. 18, n. 37, p. 17-38, 23 set. 2020.

OLIVEIRA, Erinaldo Silva; AQUINO, Soraya Farias. Implicações da relação educação e trabalho na EPT: marcos conceituais e saberes docentes necessários. Revista Intersaberes, [S. l.], v. 15, n. 34, p. 275-290, 2020. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1772. Acesso em: 29 nov. 2023.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. 2007, vol.12, n.34, pp.152-165. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/v12n34/v12n34a12.pdf. Acesso em: 05 set 2023.

SEIXAS, Pablo Souza. COELHO-LIMA, Fellipe; SILVA, Suzany Gadelha; YAMAMOTO, Oswaldo Hajime. Projeto Pedagógico de Curso e formação do psicólogo: uma proposta de análise. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, V. 17, N° 1, p. 113-122, Jan./Jun. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/Pn3M5mwQ56PYwrNfKvBkzVR/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 17 maio 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Projeto pedagógico do curso de Pedagogia. Jaguarão, 2015. Disponível em: https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/pedagogia. Acesso em: 10 fev. 2023.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL. Projeto pedagógico do curso de Pedagogia. 2021. Disponível em: https://www.uergs.edu.br/upload/arquivos/202201/19150530-ppc-pedagogia-2021-final-formatado-biblioteca.pdf. Acesso em: 10 fev. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL. Projeto pedagógico do curso de Pedagogia. Erechim, 2018. Disponível em: https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/ppc/cclper/2018-0002. Acesso em: 10 fev. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Projeto pedagógico do curso de Pedagogia. Pelotas, 2021a. Disponível em: https://institucional.ufpel.edu.br/cursos/cod/1900. Acesso em: 10 fev. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Projeto pedagógico do curso de Pedagogia. Pelotas, 2021b. Disponível em: https://institucional.ufpel.edu.br/cursos/cod/1920. Acesso em: 10 fev. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Projeto pedagógico do curso de Pedagogia. Santa Maria, 2019a. Disponível em: https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/pedagogia/pedagogia-noturno/. Acesso em: 10 fev. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Projeto pedagógico do curso de Pedagogia. Santa Maria, 2019b. Disponível em: https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/pedagogia/. Acesso em: 10 fev. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE. Projeto pedagógico do curso de Pedagogia. Rio Grande, 2018. Disponível em: https://ie.furg.br/gradua%C3%A7%C3%A3o/pedagogia.html. Acesso em: 10 fev. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Projeto pedagógico do curso de Pedagogia. Porto Alegre, 2018. Disponível em: https://www.ufrgs.br/pedagogia/. Acesso em: 10 fev. 2023.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação Básica e Educação Superior: projeto político pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2004.

Downloads

Publicado

04/06/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 171
  • pdf downloads: 86

Como Citar

COSTA, G. de C. da; CASTAMAN, A. S.; FERREIRA, L. S. Trabalho e Educação Profissional e Tecnológica nos Cursos de Pedagogia no Rio Grande do Sul: Work and Professional and Technological Education in Pedagogy Courses in Rio Grande do Sul . Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8078. Acesso em: 21 dez. 2024.