Trabalho e Educação Profissional e Tecnológica nos Cursos de Pedagogia no Rio Grande do Sul

Work and Professional and Technological Education in Pedagogy Courses in Rio Grande do Sul

Autores

Palavras-chave:

Pedagogia; Educação Profissional e Tecnológica; Projeto Pedagógico.

Resumo

Este estudo tem por objetivo conhecer as abordagens de Trabalho e/ou Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos Cursos de Pedagogia presenciais, das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Rio Grande do Sul (RS). Como perspectiva teórico-metodológica, aplicou-se a Análise dos Movimentos de Sentidos (AMS) e, como técnicas de produção de dados, priorizou-se a pesquisa bibliográfica e a análise documental em 16 campi e 13 Projetos Pedagógicos de cursos de Pedagogia do RS. Evidenciou-se, nas oito IES analisadas, que somente os Cursos de Pedagogia do IFRS, campus Alvorada e campus Farroupilha, possuem componentes curriculares sobre os assuntos Trabalho e/ou EPT. Nos demais cursos, não há menção a esses temas nas suas propostas pedagógicas e nem aproximações entre os nomes das unidades curriculares.

Palavras-chave: Pedagogia; Educação Profissional e Tecnológica; Projeto Pedagógico.

 

Abstract
This study aims to understand the approaches to Work and/or Professional and Technological Education (EPT) in face-to-face Pedagogy Courses, at public Higher Education Institutions (IES) in Rio Grande do Sul (RS). As a theoretical-methodological perspective, the Analysis of Movements of Sense (AMS) was applied and, as data production techniques, priority was given to bibliographic research and documentary analysis on 16 campuses and 13 Pedagogical Projects of Pedagogy courses in RS. It was evident, in the eight IES analyzed, that only the IFRS Pedagogy Courses, Alvorada campus and Farroupilha campus, have curricular components on the subjects Work and/or EPT. In the other courses, there is no mention of these themes in their pedagogical proposals and no approximations between the names of the curricular units.

Keywords: Pedagogy; Professional and Technological Education; Pedagogical project.

 

 

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Biografia do Autor

Graziella de Camargo da Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Licencianda em Pedagogia na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2020 - em andamento). E-mail: graziella.camargo@acad.ufsm.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5835-1725.

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Possui graduação em Psicologia (2003), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); Graduação em Pedagogia (2009), pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci; Mestrado (2006) em Educação Nas Ciências, pela UNIJUI; Doutorado (2011) em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: ana.castaman@sertao.ifrs.edu.br. Orcid: 0000-0002-5285-0694 .

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em PEDAGOGIA (1985), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); licenciada em LETRAS (1992), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); ESPECIALIZAÇÃO EM LITERATURAS EM LÍNGUA PORTUGUESA (1988), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); MESTRE EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS (1999), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); DOUTORA EM EDUCAÇÃO (2006), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); realizou estágio pós-doutoral (2019), na Universidade Federal de Pelotas, sob supervisão do Prof. Dr. Álvaro Luiz Moreira Hypólito. Atualmente, é professora titular do Departamento de Fundamentos da Educação, do Centro de Educação, na Universidade Federal de Santa Maria - RS, trabalhando na graduação, especialização e no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO)/UFSM e no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ASSISTÊNCIA SOCIAL. É lider do grupo KAIRÓS - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE TRABALHO, EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS. Pesquisa e realiza estudos na área de Educação, com ênfase em trabalho, trabalho pedagógico, Pedagogia, políticas públicas; escola; educação profissional. Integra o Comitê Gestor da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica e da REPPed Rede Nacional de Pesquisa em Pedagogia. É avaliadora de cursos de graduação pelo INEP/MEC e integrante do conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais sobre educação. BOLSISTA PRODUTIVIDADE CNPQ, ÁREA DE EDUCAÇÃO. Integrante do Comitê de Assessoramento em Educação da FAPERGS. https://orcid.org/0000-0002-9717-1476  E-mail: liliana.ferreira@ufsm.br

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Publicado

04/06/2024
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Como Citar

COSTA, G. de C. da; CASTAMAN, A. S.; FERREIRA, L. S. Trabalho e Educação Profissional e Tecnológica nos Cursos de Pedagogia no Rio Grande do Sul: Work and Professional and Technological Education in Pedagogy Courses in Rio Grande do Sul . Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8078. Acesso em: 3 jul. 2024.