Análise bibliométrica da produção científica brasileira sobre Educação a Distância e Educação Online na Base de Dados Web of Science com o uso da Methodi Ordinatio

Bibliometric analysis of the Brazilian scientific production on Distance Learning and Online Education in the Web of Science Database using Methodi Ordinatio

Autores

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar a produção científica de autores brasileiros sobre Educação a Distância (EaD) e Educação Online a partir de publicações indexadas na base de dados da Web of Science pelo uso da Methodi Ordinatio de Pagani et al. (2015). Foram encontrados 60 artigos relevantes. Aplicada a Methodi Ordinatio, dois artigos foram descartados por apresentarem InOrdinatio abaixo de zero, restando 58 artigos. Os achados da pesquisa estabelecem quatro áreas centrais nas quais versavam as publicações de EaD e e-learning dos autores brasileiros: (1) percepção, aceitação, satisfação do usuário e impacto da modalidade EaD e do e-learning; (2) interação e perfil do usuário no processo de ensino-aprendizagem; (3) estudos na área de tecnologias para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem baseado no e-learning e (4) uso do e-learning nas Ciências da Saúde. Nesse contexto, há uma notável convergência desses artigos no que se refere ao mainstream teórico da pesquisa em EaD. Ainda, ficaram evidentes algumas redes de coautoria e cocitação.

Palavras-chave: Análise Bibliométrica; Educação a Distância; Methodi Ordinatio.

 

Abstract

This article aimed to analyze the scientific production of Brazilian authors on Distance Learning (DL) and Online Education (e-learning) from publications indexed in the Web of Science database using the Methodi Ordinatio of Pagani et al. (2015). Thenceforward, 60 relevant articles were found. After applying the Methodi Ordinatio, two articles were discarded for having InOrdinatio below zero, leaving 58 articles. The research findings established four central areas in which the DL and e-learning publications by Brazilian authors focused: (1) perception, acceptance, user satisfaction, and impact of DL and e-learning; (2) interaction and user profile in the teaching-learning process; (3) studies in the area of technologies to aid the teaching-learning process based on e-learning; and (4) the use of e-learning in the Health Sciences. In this context, there is a remarkable convergence of these articles with the theoretical mainstream of Distance Learning research. Also, some co-authorship and co-citation networks were evident.

Keywords: Bibliometric analysis; Distance Learning; Methodi Ordinatio.

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Biografia do Autor

Juliano Milton Kruger, IFAM - Instituto Federal do Amazonas

Doutor em Ciências da Administração pela Universidade do Minho (Portugal). Mestre em Gestão pela Universidade de Coimbra (Portugal). Especialista em várias áreas da Gestão e da Educação. Bacharel em Administração (UFOP), Contabilidade (UFPR), Economia (UFSC) e Licenciado em Matemática (FIAR). Possui experiência com Educação a Distância, inclusive, na Coordenação de Cursos e Coordenação Geral Institucional da UAB do IFAM. É docente do IFAM-CMZL na área de Administração e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) na área de Contabilidade. E-mail: juliano.kruger@ifam.edu.br / jmkruger@uea.edu.br | Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4683-8493

Ana Sara Castaman, IFRS - Campus Sertão

Doutora em Educação, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Mestre em Educação nas Ciências, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ); Especialista em Mídias na Educação, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Graduada em Psicologia pela UNIJUÍ. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). E-mail: ana.castaman@sertao.ifrs.edu.br | Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5285-0694

 

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Publicado

10/06/2023
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Como Citar

KRUGER, J. M.; CASTAMAN, A. S. Análise bibliométrica da produção científica brasileira sobre Educação a Distância e Educação Online na Base de Dados Web of Science com o uso da Methodi Ordinatio: Bibliometric analysis of the Brazilian scientific production on Distance Learning and Online Education in the Web of Science Database using Methodi Ordinatio. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5755. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos