Formação do mestre em educação profissional e tecnológica – PROFEPT: reflexões sobre a didática

Autores

  • Ana Sara Castaman ana.castaman@sertao.ifrs.edu.br
  • Roberta Pasqualli roberta.pasqualli@ifsc.edu.br
  • Maria dos Anjos Lopes Viella mariadosanjosv@gmail.com

Resumo

Training of the master in professional and technological education - PROFEPT: reflections on didactics

Resumo

O presente ensaio problematiza a formação do mestre no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfETP, único programa em rede nacional do país com área de concentração em EPT, que tem como condição sine qua non, para a aprovação final de seus estudantes, a elaboração e aplicação de um produto educacional. Assim, a partir de uma abordagem qualitativa, esta pesquisa bibliográfica, empírica e reflexiva buscar explorar as condições curriculares para a formação do mestre no ProfEPT e como o componente curricular de didática se expressa nesta formação. Para tanto, divide-se em três partes: a) Didática para a EPT; b) A(s) Didática(s) na matriz curricular do Curso de Mestrado ProfEPT e, c) A contribuição da(s) Didática(s) na Elaboração do Produto Educacional do Mestrado ProfEPT. Como considerações finais, recomenda-se a realização de pesquisas acerca da relevância da Didática na formação do Mestre em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT uma vez que, neste momento, acredita-se insuficientes.

Palavras-chave:  Didática. Ensino. Educação Profissional e Tecnológica.

 

Abstract

This essay questions the training of the master in the Post-Graduation Program in Professional and Technological Education - ProfETP, the only national network program in the country with an EPT concentration area, which has as a sine qua non condition for the final approval of its students, the design and application of an educational product. Thus, from a qualitative approach, this bibliographical research, empirical and reflexive seek to explore the curricular conditions for the teacher training in ProfEPT and how the didactic curriculum component is expressed in this training. To do so, it is divided into three parts: a) Didactics for EPT; b) Didactics in the curricular matrix of the ProfEPT Masters Course and c) The contribution of the Didactics in the elaboration of the Educational Product of the ProfEPT Master. As final considerations, it is recommended to carry out research on the relevance of Didactics in the formation of the Master in Professional and Technological Education - ProfEPT since, at the moment, it is believed insufficient.

Keywords: Didactics. Teaching. Professional and Technological Education.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Sara Castaman

Doutora em Educação, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Mestre em Educação nas Ciências, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ); Especialista em Mídias na Educação, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Graduada em Psicologia pela UNIJUÍ. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI).  Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).  E-mail: ana.castaman@sertao.ifrs.edu.br ORCID: 0000-0002-5285-069

 

Roberta Pasqualli

Pós-Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Doutora em Educação, pela UFRGS; Mestre em Ciências da Computação, pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC); Especialista em Docência do Ensino Superior, pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ); Especialista em Teorias e Metodologias da Educação, pela UNOCHAPECÓ; Especialista em Informática, pela UFSC; Graduada em Ciência da Computação, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESTE). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus Chapecó. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. E-mail: roberta.pasqualli@ifsc.edu.br ORCID: 0000-0001-8293-033

 

Maria dos Anjos Lopes Viella

Doutora em educação, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Mestre em Educação, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Graduada em Pedagogia, pela Universidade Federal de Viçosa- MG (UFV). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Centro de Referência em Formação e EaD. Professora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) ofertado pelo Centro de Referência em Formação e EaD do Instituto Federal de Santa Catarina, Reitoria. E-mail: mariadosanjosv@gmail.com ORCID: 0000-0002-5218-189

Downloads

Publicado

08/06/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 754
  • PDF downloads: 518

Como Citar

CASTAMAN, A. S.; PASQUALLI, R.; VIELLA, M. dos A. L. Formação do mestre em educação profissional e tecnológica – PROFEPT: reflexões sobre a didática. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 125–141, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2503. Acesso em: 19 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)