Abordagem educacional tradicional: uma leitura a partir de “another brick in the wall” da banda Pink Floyd

Traditional educational approach: a reading from “another brick in the wall” by Pink Floyd

Autores

Resumo

Este trabalho objetiva conhecer o contexto social e as manifestações concretas dos anos 1960 e 1970, a fim de analisar como ele dialogava com seu tempo, bem como refletir criticamente sobre os motivos pelos quais Another brick in the wall permanece carregada de sentido na atualidade. A metodologia empregada pautou-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir da técnica bibliográfica narrativa. Apresenta a seguinte estrutura: a) contextualiza histórica e politicamente a conjuntura de elaboração da composição em tela neste estudo; b) analisa os parâmetros poéticos da letra da música da Banda Pink Floyd, para fundamentar a abordagem tradicional de ensino. Conclui-se que a poética musical revela traços comportamentais dos indivíduos de seu tempo. Ainda, retrata aspectos da abordagem do processo de ensino e aprendizagem tradicional, a qual se reedita por outros vieses na atualidade.

Palavras-chave: Pink Floyd; Abordagem tradicional; Educação.

 

Abstract

This work aims to know the social context and the concrete manifestations of the 1960s and 1970s, in order to analyze how he dialogued with his time, as well as to critically reflect on the reasons why Another brick in the wall remains loaded with meaning today. The methodology used was based on a qualitative research, based on the narrative bibliographic technique. It presents the following structure: a) it contextually and politically contextualizes the conjuncture of the composition on screen in this study; b) analyzes the poetic parameters of the lyrics of Banda Pink Floyd's music, to support the traditional teaching approach. It is concluded that musical poetics reveals behavioral traits of individuals of their time. Still, it portrays aspects of the approach to the traditional teaching and learning process, which is reissued by other biases today.

Keywords:  Pink Floyd; Traditional approach; Education.

 

 

 

Biografia do Autor

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Doutora em Educação, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Mestre em Educação nas Ciências, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ); Especialista em Mídias na Educação, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Graduada em Psicologia pela UNIJUÍ. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Professora permanente do ProfEPT. E-mail: ana.castaman@sertao.ifrs.edu.br. ORCID: 0000-0002-5285-069

Karina Franco, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Especialista em Direito e Processo do Trabalho, pela Faculdade Meridional (IMED); Graduada em Direito, pela Univeridade de Passo Fundo (UPF); Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Pós-graduanda em Teorias e Metodologias da Educação pelo IFRS.  Advogada. E-mail: karinafrancovm@hotmail.com. ORCID: 0000-0002-6265-5569

Priscilla Christina Franco, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Especialista em Direito Municipal, pela Univeridade de Passo Fundo (UPF); Graduada em Direito, pela UPF; Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Pós-graduanda em Teorias e Metodologias da Educação pelo IFRS. Advogada. E-mail: priscillachristina@hotmail.com. ORCID: 0000-0003-3710-4324

Downloads

Publicado

01/05/2021

Edição

Seção

Artigos