DOSSIÊ: “NÓS” DA EDUCAÇÃO POPULAR

26/02/2024

DOSSIÊ: “NÓS” DA EDUCAÇÃO POPULAR

 

ORGANIZADORES

Tiago Zanquêta de Souza – Uniube

Sandro de Castro Pitano – UFPel

 

Este Dossiê é uma proposição do Grupo de Trabalho 06 – Educação Popular, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd, a ser organizado por dois de seus/suas pesquisadores/as que integram duas diferentes Universidades do Brasil. Trata-se de uma proposição derivada do projeto de extensão intitulado: RODAS/REDES DE CONVERSA - “NÓS” DA EDUCAÇÃO POPULAR”, gestado e promovido por meio de parcerias interinstitucionais, como uma realização do referido GT. A promoção desse projeto de extensão sob a forma de web colóquios, é aberta aos/às estudantes e pesquisadores/as dos cursos de Graduação e Pós-Graduação das instituições parceiras, bem como a coletivos, redes e grupos de Educação Popular a partir do uso de plataforma digitais para a realização de cinco encontros virtuais (de maio a setembro de 2023), reunindo pesquisadores/as do Brasil e de países da América Latina.

Tomando o(s) caminho(s) já percorrido(s) pelos/as pesquisadores/as do GT 06, os grupos de pesquisa e extensão, bem como as redes educativas que constituem e produzem Educação Popular junto à ANPEd, propomos como desdobramento das ações do referido projeto, a organização deste dossiê, como uma possibilidade de visibilizar as discussões científicas que se darão por meio dos web colóquios realizados, de modo a fortalecer os laços entre o GT 06, os movimentos sociais, as escolas de educação básica, outras universidades nacionais e internacionais, além de diferentes redes e coletivos e pesquisadores/as, favorecendo o diálogo entre os múltiplos saberes e fazeres que envolvem a vida social mais ampla, nas lutas cotidianas, na escola e na universidade.

É forçoso lembrar, ainda, que o GT 06 – Educação Popular está comemorando 40 anos de história e trajetória profundamente marcadas pelo compromisso ético-político de pesquisadores/as com a democracia e com a qualidade social da educação, em defesa da dignidade humana. A Educação Popular no Brasil e na América Latina, ao longo dos 40 anos de existência do referido GT, constituiu um arcabouço epistemológico e metodológico capaz de orientar as mais diferentes práticas e de sedimentar diversas experiências, sejam em contextos escolares e não escolares. E é justamente tal conjuntura que sustenta a proposição temática: “Nós” da Educação Popular.

A temática proposta visa acolher trabalhos teórico-conceituais e/ou analíticos que revelem e/ou retomam a história da Educação Popular, as epistemologias que a constituem, a práxis que a sustenta e experiências que lhe conferem sentido e significado.

Prazos:

  • Lançamento da chamada: 27/02/2024
  • Encerramento da chamada: 13/05/2024
  • Avaliação e emissão de pareceres: 20/05/2024 a 05/07/2024
  • Publicação: previsão para início do segundo semestre de 2024.

Os textos submetidos devem seguir os critérios que regem as normas da Revista Cocar no que tange à submissão e avaliação, disponíveis no endereço: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/about/submissions .