Exergames como recurso facilitador da participação de aluno com deficiência física nas aulas de educação física: percepção do aluno

Autores

  • Fernanda Carolina Toledo da Silva nanda_tol@hotmail.com
    UNESP
  • Lígia Maria Presumido Braccialli bracci@marilia.unesp.br
    UNESP

Resumo

Resumo

O recurso pedagógico é considerado importante para a inclusão por ser um auxílio ao processo de ensino e aprendizagem do aluno com deficiência. É possível utilizar novos recursos nas aulas de Educação Física, como o vídeo game. Este estudo objetivou verificar a opinião do aluno com deficiência física sobre a sua participação nas aulas de Educação Física, após a utilização do vídeo game. Participou, do presente estudo, um aluno com diagnóstico de paralisia cerebral. Foi realizada intervenção com vídeo game, e, após, foi realizada entrevista com o aluno com deficiência. Resultaram categorias e subcategorias sobre as aulas de Educação Física e o uso do vídeo game. Concluiu-se que usar o vídeo game em aulas de Educação Física favoreceu a habilidade manual do aluno, além de tê-lo motivado a fazer todas as atividades.

Palavras-chave: Educação Física Inclusiva. Participação. Deficiência Física.

Exergames as a facilitating resource to the participation of the student with physical disability in classes of physical education: student’s perception


Abstract

The pedagogical resource is considered important for inclusion because it can help the teaching and learning process of the disabled student. It is possible to use new resources in physical education classes, such as the video game. This study aimed to verify the opinion of a student with physical disability on his participation in physical education classes, after the use of the video game. A student diagnosed with cerebral palsy participated in the present study. The intervention was performed with video game, and after that, it was held an interview with this student. The result showed categories and subcategories on the physical education classes and the use of the video game. It was concluded that the usage of video game in physical education classes favored the manual skills of the student, and motivated him to do all activities.

Keywords: Inclusive Physical Education. Participation. Physical Disability.

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Biografia do Autor

Fernanda Carolina Toledo da Silva, UNESP

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, UNESP - Campus de Marília. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, UNESP - Campus de Marília. E-mail: nanda_tol@hotmail.com

Lígia Maria Presumido Braccialli, UNESP

Docente do Departamento de Educação Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação, UNESP - Campus de Marília. E-mail: bracci@marilia.unesp.br

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Publicado

16/09/2017
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Como Citar

SILVA, F. C. T. da; BRACCIALLI, L. M. P. Exergames como recurso facilitador da participação de aluno com deficiência física nas aulas de educação física: percepção do aluno. Revista Cocar, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 184–208, 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1288. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos