Teorias da aprendizagem e neurociência cognitiva: possíveis aproximações

Autores

  • Estela Mari dos Santos Simões estelasimoes89@gmail.com
    Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI
  • Arnaldo Nogaro narnaldo@uricer.edu.br
    Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim
  • Hildegard Susana Jung hildegardsjung@gmail.com
    Universidade La Salle, Canoas/RS.

Resumo

Resumo

O artigo, de natureza teórica e qualitativa, realiza uma revisão de literatura sobre possíveis aproximações entre as teorias da aprendizagem e as pesquisas no campo da neurociência. O objetivo consiste em alentar o debate sobre os conhecimentos advindos da Neurociência que possam contribuir com os processos pedagógicos e melhorar o desempenho dos estudantes. Estudos sobre como o cérebro humano aprende trazem questões abordadas por teóricos das Teorias da Aprendizagem. Enfocam-se as teorias de Jean Piaget (1896-1980), Lev Vygotsky (1896-1934) e Howard Gardner (1943), e o debate sobre possíveis aproximações com a Neurociência. Os resultados apontam que, ao conectar investigações da Neurociência com teorias educacionais, é possível conjecturar saberes que poderão ser disponibilizados aos educadores, servindo de subsídios para sua prática pedagógica.

Palavras-chave: Neurociência. Estudos da Mente. Teorias da Aprendizagem.

Theories of learning and cognitive neuroscience: possible approaches

Abstract

This article is a theoretical and qualitative research, and realizes a review of the literature on possible approximations of learning theories with research in the field of neuroscience. The scope is to demarcate the debate about the knowledge coming from Neuroscience so that they can contribute with the pedagogical processes and improve the students' performance. Studies about how the human brain learns, bring up issues addressed and treated by great theoreticians representing the so-called Learning Theories. The aim of this production is to make the theories of Jean Piaget (1896-1980), Lev Vygotsky (1896-1934) and Howard Gardner (1943), and discuss possible approaches to Neuroscience. The results show that by connecting these investigations it is possible to conjecture knowledge that can be made available to the educators, serving as subsidies for their pedagogical practice.

Keywords: Neuroscience. Studies of the Mind. Theories of Learning.

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Biografia do Autor

Estela Mari dos Santos Simões, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI

Mestra em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI. Professora de didática no curso de magistério-nível médio e coordenadora pedagógica na rede estadual de ensino. Docente no Instituto Educacional Conexão Saber-IECOS e orientadora educacional Uninter-polo Palmeira das Missões

Arnaldo Nogaro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim

Doutor em Educação. Atualmente é Pró-Reitor de Ensino da URI e professor titular dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - do Campus de Frederico Westphalen.

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle, Canoas/RS.

Doutora em Educação. Docente do Curso de Pedagogia da Universidade La Salle, Canoas/RS. Integrante do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos Diferentes Contextos

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Publicado

22/06/2018
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Como Citar

SIMÕES, E. M. dos S.; NOGARO, A.; JUNG, H. S. Teorias da aprendizagem e neurociência cognitiva: possíveis aproximações. Revista Cocar, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 85–113, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1720. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos