Estudo dirigido como técnica de método ativo de ensino

Directed study as an active teaching method technique

Autores

  • Rogério Joaquim Santana Pontifícia Universidade Católica São Paulo

Resumo

Neste trabalho realizamos levantamento histórico da técnica de Estudo Dirigido, como método de ensino ativo, por meio de pesquisa bibliográfica de publicações direcionadas a formação de professores majoritariamente publicados pela campanha de aperfeiçoamento e difusão do ensino secundário (CADES), com a intencionalidade de trazer subsídios para estudos e debates posteriores, na intencionalidade de provocar aprimoramento sobre métodos de ensino utilizando o estudo dirigido. Apresentamos neste artigo objetivos e aplicações do estudo dirigido e montamos quadros e esquemas que orientam em linhas gerais a atuação dos professores, alunos e passos para aplicação eficiente da técnica do estudo dirigido como método ativo de ensino. 

 Palavras-chave: Método Ativo; Estudo Dirigido, Ensino.

 

Abstract

In this work, we carried out a historical survey of the Directed Study technique, as an active teaching method, through bibliographical research of publications aimed at teacher education, mostly published by the secondary education improvement and dissemination campaign (CADES), with the intention of bringing subsidies for studies and debates to improve teaching methods using directed study. In this article, we present objectives and applications of directed study and we set up tables and schemes that guide, in general, the actions of teachers, students and steps for the efficient application of the directed study technique as an active teaching method.

Keywords: Active Method; Directed Study, Teaching.

 

 

Biografia do Autor

Rogério Joaquim Santana, Pontifícia Universidade Católica São Paulo

Mestrando em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Especialista em formação em EAD pela Universidade Paulista (UNIP, 2020), Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba (FALC, 2016) e Licenciado em Matemática nas Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos (FIG, 2015). Atuou como mediador presencial pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) e Professor da disciplina de Matemática na Educação básica na rede pública e privada. Estuda Educação Matemática e tem como principais interesses: Formação de professores, história do ensino de Matemática e tecnologias da informação e comunicação. ra00241183@pucsp.edu.br

ORCID https://orcid.org/0000-0001-9286-6503

E-MAIL: santanarogeriojoaquim@gmail.com   ;   prof.rogeriojoaquim@gmail.com

 

Downloads

Publicado

30/07/2021

Edição

Seção

Artigos