Apresentação do dossiê: Currículos, corpos femininos, corpos lgbtqiapn+ e as pesquisas com os cotidianos nos diversos espaçostempos educativos

Presentación del dossier: Currículos, cuerpos femeninos, cuerpos lgbtqiapn+ e investigaciones sobre la vida cotidiana en diferentes espacios-tiempos educativos

Authors

Keywords:

Pesquisas com os cotidianos

Abstract

Apresentação do dossiê: Currículos, corpos femininos, corpos lgbtqiapn+ e as pesquisas com os cotidianos nos diversos espaçostempos educativos

Presentación del dossier: Currículos, cuerpos femeninos, cuerpos lgbtqiapn+ e investigaciones sobre la vida cotidiana en diferentes espacios-tiempos educativos

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Denize Sepulveda, UERJ

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGedu) da UERJ/FFP. Professora Associada da Universidade do Rio de Janeiro na Faculdade de Educação. Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2020). Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ/PROPED (2016). Procientista (UERJ). Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ (2012). Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003). Especialista em Educação Especial pela UFF (1995). Especialista em Psicopedagogia pela PUC-Rio (1997). Especialista em Educação Infantil pela PUC-Rio (1999).É bacharel e licenciada em História (1993). Sub-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Conservadorismo e a Educação Brasileira da UFF. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Gêneros, Sexualidades e Diferenças nos Vários EspaçosTempos da História e dos Cotidianos da UERJ/.

E-mail: denizesepulveda@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9049-5200

Leonardo Rangel dos Reis, Instituto Federal da Bahia - IFBA

Mestre (2011) e Doutor (2015) em Educação pela UFBA. Graduado em Ciências Sociais pela UFBA (2007) e Bacharel em Psicologia pela UCSAL (2024). Professor de Sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia IFBA (desde 2012). Coordenador e Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT/IFBA (desde 2019). Professor associado do Mestrado profissional em educação, currículo, linguagens e inovações pedagógicas – MPED/UFBA (desde 2018). Bolsista PNPD Capes/UERJ, no ProPEd/UERJ, junto ao GrPesq Currículos cotidianos, redes educativas, imagens e sons (2019-2020), no qual permanece como pesquisador, e líder do GrPesq Educação da atenção cotidianos, de(s)colonialidades e corpos em movimentos. Link Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2439250042562437 e-mail: leonardorangelrreis@gmail.com.Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5644-6250

 

References

ALVES Nilda; ANDRADE, Nivea; CALDAS, Alessandra Nunes. Os movimentos necessários às pesquisas com os cotidianos –após muitas ‘conversas’ acerca deles. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; SUSSEKIND, Maria Luiza; PEIXOTO, Leonardo Ferreira(org.). Estudos do cotidiano, currículo e formação docentes: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CRV, 2019. p. 19-45.

COLLINS, Patrícia Hill. Bem mais que ideias: a interseccionalidade como teoria social crítica. São Paulo: Boitempo, 2022.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

Published

16/07/2025

How to Cite

SEPULVEDA, D.; REIS, L. R. dos. Apresentação do dossiê: Currículos, corpos femininos, corpos lgbtqiapn+ e as pesquisas com os cotidianos nos diversos espaçostempos educativos: Presentación del dossier: Currículos, cuerpos femeninos, cuerpos lgbtqiapn+ e investigaciones sobre la vida cotidiana en diferentes espacios-tiempos educativos. Revista Cocar, [S. l.], n. 36, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10560. Acesso em: 5 dec. 2025.

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.