Transformação. Entre Freire e Michel Foucault: uma crítica para contracolonizar os discursos e a educação desde Abya Yala

Transformation. Between Paulo Freire and Michel Foucault: a critique to countercolonize discourses and education from Abya Yala

Autores

Palavras-chave:

transformação; Paulo Freire; pensamento afro-brasileiro

Resumo

Este artigo problematiza o conceito de transformação para o pensamento educacional. Ele o faz em várias etapas. Na primeira, estuda seu significado, juntamente com o conceito de mudança na obra de Paulo Freire. Na segunda seção, traz, como contraste, as ideias de transformação e experiência de Michel Foucault. Por fim, em uma última seção, apresenta uma crítica ao conceito de transformação inspirada em alguns pensadores indígenas e quilombolas brasileiros, como Ailton Krenak e Antônio Bispo dos Santos.

Palavras-chave: transformação; Paulo Freire; pensamento afro-brasileiro

 

Abstract

This article problematizes the concept of transformation for educational thinking. It does it in several steps. In the first one, it studies its meaning, together with the concept of change in the work of Paulo Freire.  In second section, it brings, as a contrast the ideas of transformation and experience by Michel Foucault. Finally, in a last section, it presents a critique to the concept of transformation inspired by some Brazilian indigenous and quilombola thinkers, such as Ailton Krenak and Antônio Bispo dos Santos.

Keywords: transformation; Paulo Freire; Afro-Brazilian thought

 

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Biografia do Autor

Ceane Andrade Simões, UEA

Professora do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Formada em Pedagogia e Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Mestra em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e doutoranda em Educação pelo PPGED - UFPA. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas em Educação (GEPPPE/UEA) e o Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Teorias, Epistemologias e Métodos da Educação  (EPsTEM), da Universidade Federal do Pará. Realiza pesquisas no campo dos currículos da Educação Básica e com os cotidianos escolares. Foi dirigente do Sindicato dos Docentes da Universidade do Estado do Amazonas (SindUEA 2021/2023) e coordenadora do coletivo por educação pública, democrática e integral - Coletivo Escola Família Amazonas (CEFA).

Email: ceane@uea.edu.br Universidade do Estado do Amazonas

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2116-1332

 

Walter Omar Kohan, UERJ

Professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e Cientista de Nosso Estado na FAPERJ. Coordenador do projeto “Filosofia na Infância da vida escolar” (CAPES-PrInt). Pós-doutor pelas Universidades de Paris 8 (Francia) e British Columbia (Canada). Atual co-editor do periódico childhood & philosophy, deu cursos de formação de professores e professoras em numerosos países de América Latina, Europa, e outros como África do Sul, Moçambique, Coreia do Sul, China e Japão. Seus trabalhos estão publicados em castelhano, italiano, inglês, português, francês, húngaro, persa, russo e finlandês. Livros mais recentes em português: Uma viagem de sonhos impossíveis (Autêntica, 2022), Paulo Freire: um menino de 100 anos (NEFI, 2021), Paulo Freire, mais do que nunca (Vestígio, 2019).

Email: wokohan@gmail.com Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2263-9732

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Publicado

09/11/2024
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Como Citar

ANDRADE SIMÕES, C.; KOHAN, W. O. Transformação. Entre Freire e Michel Foucault: uma crítica para contracolonizar os discursos e a educação desde Abya Yala: Transformation. Between Paulo Freire and Michel Foucault: a critique to countercolonize discourses and education from Abya Yala. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9708. Acesso em: 8 dez. 2024.