Transformação. Entre Freire e Michel Foucault: uma crítica para contracolonizar os discursos e a educação desde Abya Yala
Transformation. Between Paulo Freire and Michel Foucault: a critique to countercolonize discourses and education from Abya Yala
Palavras-chave:
transformação; Paulo Freire; pensamento afro-brasileiroResumo
Este artigo problematiza o conceito de transformação para o pensamento educacional. Ele o faz em várias etapas. Na primeira, estuda seu significado, juntamente com o conceito de mudança na obra de Paulo Freire. Na segunda seção, traz, como contraste, as ideias de transformação e experiência de Michel Foucault. Por fim, em uma última seção, apresenta uma crítica ao conceito de transformação inspirada em alguns pensadores indígenas e quilombolas brasileiros, como Ailton Krenak e Antônio Bispo dos Santos.
Palavras-chave: transformação; Paulo Freire; pensamento afro-brasileiro
Abstract
This article problematizes the concept of transformation for educational thinking. It does it in several steps. In the first one, it studies its meaning, together with the concept of change in the work of Paulo Freire. In second section, it brings, as a contrast the ideas of transformation and experience by Michel Foucault. Finally, in a last section, it presents a critique to the concept of transformation inspired by some Brazilian indigenous and quilombola thinkers, such as Ailton Krenak and Antônio Bispo dos Santos.
Keywords: transformation; Paulo Freire; Afro-Brazilian thought
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