É possível continuarmos perguntando sobre as experiências cotidianas de corpos LGBTTQIAPNb+?

Is it possible for us to continue asking about the everyday experiences of LGBTTQIAPNb+ bodies?

Autores

Palavras-chave:

Corpos dissidentes, Metodologia da pergunta, Estudos queer

Resumo

Como uma escrita, composta de perguntas, pode desafiar as normas acadêmicas? É possível promovermos compreensões outras sobre corpos, dissidências, pedagogias e estudos com os cotidianos? Quais problemáticas as perguntas podem acionar, ao investigarmos as dissidências dos corpos LGBTTQIAPNb+? O que emerge de uma abordagem que valoriza a incerteza e, como isso, questiona a prática científica? Como mantermos a abertura para conexões, brechas e trajetórias LGBTTQIAPNb+ que ainda não foram traçadas? Como alianças e tensões, dentro da comunidade queer, são compreendidas através da abertura à dúvida? Como produzirmos outras narrativas, em que vidas LGBTTQIAPNb+ sejam ouvidas e valorizadas? Quantas ampliações são possíveis, quando (nos) perguntamos sobre corpos queers? Quanta(s) vida(s) são produzidas nestas perguntas, que se (re)traduzem em linhas de fuga? É possível continuarmos perguntando?

Palavras-chave: Corpos dissidentes; Metodologia da pergunta; Estudos queer.

 

Abstract

How can a writing composed of questions challenge academic norms? Is it possible to promote other understandings of bodies, dissidences, pedagogies and studies with everyday life? What issues can question trigger when we investigate the dissidences of LGBTTQIAPNb+ bodies? What emerges from an approach that values uncertainty and, how does this question scientific practice? How can we maintain openness to connections, gaps and LGBTTQIAPNb+ trajectories that have not yet been traced? How are alliances and tensions within the queer community understood through openness to doubt? How can we produce other narratives, in which LGBTTQIAPNb+ lives are heard and valued? How many expansions are possible when we ask (ourselves) about queer bodies? How many lives are produced in these questions, which are (re)translated into lines of flight? Is it possible to continue asking?

Keywords: Dissident bodies; Methodology of the question; Queer studies.              

             

 

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Biografia do Autor

Franklin Kaic Dutra-Pereira, UFPB

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática (UFRN), professor da UFPB e orientador nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPB) e PROFQUI (UFPB). Líder do “COM-FABULAÇÕES: ateliê de pesquisas inventivas em Educação”. E-mail: franklin.kaic@academico.ufpb.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4486-6124.

Saimonton Tinôco, UFPB

Doutor em Educação Especial (UFSCar), professor da UFPB e orientado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFCG). Líder do “COM-FABULAÇÕES: ateliê de pesquisas inventivas em Educação”. Email: saimonton.tinoco@academico.ufpb.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4824-5421.

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Publicado

16/07/2025

Como Citar

KAIC DUTRA-PEREIRA, F.; TINÔCO, S. É possível continuarmos perguntando sobre as experiências cotidianas de corpos LGBTTQIAPNb+? Is it possible for us to continue asking about the everyday experiences of LGBTTQIAPNb+ bodies? . Revista Cocar, [S. l.], n. 36, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10567. Acesso em: 5 dez. 2025.