Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Arquivos
Anúncios
Indexadores
Submissões
Template
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
n. 38 (2025): Edição Especial
n. 38 (2025): Edição Especial
Dossiê: (Re)lançar a indagação: A escola tem futuro?
DOI:
https://doi.org/10.31792/rc.vi38
Publicado:
11/08/2025
Sobre a Revista Cocar
Sobre a Revista Cocar
About the Revista Cocar
Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Lucélia Bassalo
pdf
Apresentação
Apresentação Dossiê: (Re)lançar a indagação: A escola tem futuro?
Presentation Dossier (Re)launching the Inquiry: Does School Have a Future?
Allan Rodrigues, Viviane Castro Camozzato, Mônica Knöpker
pdf
Artigos
Um lugar para reinventar o humano na ecologia do universo: entrevista com Marisa Vorraber Costa
A place to reinvent the human within the ecology of the universe: interview with Marisa Vorraber Costa
Marisa Vorraber Costa, Viviane Castro Camozzato, Mônica Knöpker
pdf
Sonho com uma escola em que os professores sentissem prazer em produzir saberes para e com os seus alunos: entrevista com Jorge Ramos do Ó
Dreaming of a school where teachers find joy in creating knowledge for and with their students: an interview with Jorge Ramos do Ó
Jorge Ramos do Ó, Marisa Vorraber Costa
pdf
O futuro da escola: A necessidade de repensar o currículo, o ensino e as práticas pedagógicas
The future of school: The need to rethink the curriculum, teaching and pedagogical practices
Antonio Flavio Barbosa Moreira, Márcio Vinícius Delgado
pdf
Futuro da escola: o direito humano à educação e a escola socialmente justa
The future of school: the human right to education and a socially just school
José Carlos Libâneo
pdf
Criação e resistência nas escolas – porque as escolas públicas brasileiras existem e precisam existir
Creation and resistance in schools – why brazilian public schools exist and must continue to exist
Nilda Alves
pdf
A escola do futuro
La escuela del mañana
Julia Varela Fernández, Fernando Álvarez-Uría Rico
pdf
Escola hoje: tensões e desafios
Escola hoy: tensiones y desafíos
Vera Maria Ferrão Candau, Ana Paula da Silva Santos
pdf
Os Filhos da Pública: “Ainda estamos aqui!”
The Children of Pública: “We are still here!”
Allan Rodrigues; Vinicius Hozana
pdf
(Re)pensar a formação docente: perspectiva para mudar a escola?
(Re)thinking teacher training: it is a perspective for changing the school?
Mark Clark Assen de Carvalho, Adão Rogério Xavier Silva
pdf
A escola tem futuro? Narrativas de crianças pequenas sobre o futuro da educação escolar
Does the school have a future? Young children's narratives about the future of school education
Patrícia Ignácio, Mariangela Momo
pdf
pdf
A escola responde: Presente! Invenção cotidiana das escolas e docência
The school responds: Present! Everyday invention of schools and teaching
Alexandra Garcia, Tânia Gouvêa
pdf
Entre a trama neoliberal e o conhecimento poderoso: perspectivas sobre as escolas brasileiras no contexto do Novo Ensino Médio
Entre la trama neoliberal y el conocimiento poderoso: perspectivas sobre las escuelas brasileñas en el contexto de la Nueva Enseñanza Media
Marcos Vinicius da Silva Goulart, Nola Patrícia Gamalho
pdf
As escolas têm futuro, porque há professoras e professores presentes: narrativas de quem ensina matemática na EJA pelo Brasil
Schools have a future, because there are teachers present: narratives from those who teach mathematics at EJA in Brazil
Júlio César Augusto do Valle
pdf
¿Tienen futuro las escuelas indígenas? Un análisis a partir del lenguaje como componente curricular
As escolas indígenas têm futuro? Uma análise a partir da linguagem enquanto componente curricular
Carolina Miranda de Oliveira, Anna Beatriz Albuquerque Vecchia
pdf
Inteligência artificial e desenfreio maquínico: o futuro da educação desde as entranhas corporativas do capitalismo
Artificial intelligence and machinic unbridling: the future of education from the corporate entrails of capitalism
Mariano Narodowski, Delfina Campetella
pdf
Que futuro esperar das escolas na cultura digital?
What future awaits schools in the digital culture?
Andresa Silva da Costa Mutz, Sandro Bortolazzo
pdf
Entre proibições e invenções: qual é o futuro do celular na escola?
Entre prohibiciones e invenciones: ¿Cuál es el futuro del celular en la escuela?
Tania Lucía Maddalena
pdf
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Português (Brasil)
English
Google Metrics
Google Metrics
Artigos mais lidos
Os Conteúdos da Cultura Corporal do Movimento Ministrados nas Aulas de Educação Física Escolar
7380
Didática, Interculturalidade e Formação de professores: desafios atuais
5700
Evidências de Validade de Conteúdo das Subescalas Acadêmicas da SRBCSS-III: Escalas Renzulli
4852
A sobre-excitabilidade e a educação nas altas habilidades ou superdotação
3512
Interseccionalidades na educação especial e educação do campo em uma escola ribeirinha Amapaense
2891