Notas histórico-educacionais sobre o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL)

Historical-educational notes on the Brazilian literacy movement (MOBRAL)

Autores

Resumo

Este trabalho discute a evolução, em parâmetros legais, da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Partimos de eventos históricos que consolidaram a EJA enquanto modalidade educacional para refletir sobre seus contributos para o ensino e para a equidade social. A metodologia é bibliográfica-documental e debruçamo-nos sobre documentos normativos e leis, em diálogo com pesquisas acadêmicas. Os resultados são apresentados em três seções: a) Alfabetização de Jovens e Adultos: breve resgate histórico; b) Reenunciando o Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL; c) Normas e Leis regentes da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Concluímos que a filosofia freiriana orientou muitas metodologias educacionais e que o MOBRAL, assim como outros movimentos/projetos educacionais, foi perpassado por interesses políticos próprios de sua época, que refletem na educação até a atualidade.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Movimento Brasileiro de Alfabetização; Paulo Freire.

 

Abstract

This work discusses the evolution, in legal parameters, of Youth and Adult Education (YAE). We start from historical events that consolidated YAE as an educational modality to reflect on its contributions to teaching and social equity. The methodology is bibliographic-documentary and we focus on normative documents and laws, in dialogue with academic research. The results are needed in three three: a) Literacy for Youth and Adults: a brief historical review; b) Renewing the Brazilian Literacy Movement - MOBRAL; c) Rules and Governing Laws for Youth and Adult Education in Brazil. We conclude that Freire's philosophy guided many educational methodologies and that MOBRAL, as well as other educational movements/projects, was permeated by peculiarities of its time, which reflect on education to the present day.

Keywords: Youth and Adult Education. Brazilian Literacy Movement. Paulo Freire.

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Biografia do Autor

Weslei Chaleghi de Melo, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Letras: Estudos Literários (UEL). Mestre em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (UTFPR). Especialista em Educação Métodos e Técnicas de Ensino, com ênfase em Linguagens (UTFPR). Licenciado em Pedagogia (Centro de Ensino Superior de Maringá). E-mail: weslei@alunos.utfpr.edu.br. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-0503-6729.

Alberto Lopo Montalvão Neto, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Educação (UNICAMP). Mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Licenciado em Ciências Biológicas (UFSCar/Sorocaba e Universidade de Coimbra). Licenciado em Pedagogia (Faculdade IBRA). E-mail: montalvaoalberto@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4875-646X.

Wilder Kleber Fernandes de Santana

Doutor em Linguística (UFPB). Mestre em Linguística (UFPB). Mestre em Teologia (Faculdade Teológica Nacional). Especialista em Gestão da Educação Municipal (UFPB). Graduado em Letras/Português (UFB). E-mail: wildersantana92@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7569-499X.

 

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Publicado

01/05/2022
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Como Citar

CHALEGHI DE MELO, W. .; LOPO MONTALVÃO NETO, A.; FERNANDES DE SANTANA, W. K. . Notas histórico-educacionais sobre o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) : Historical-educational notes on the Brazilian literacy movement (MOBRAL). Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4603. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos