Condições de trabalho e formação docente em tempos de Covid-19: problematizações sob a ótica freireana

Condiciones de trabajo y formación del profesorado en tiempos de Covid-19: problematizaciones desde una perspectiva freireana

Autores

Resumo

Condições de trabalho e formação docente: são estes os dois eixos temáticos que compõem nossas problematizações centrais. Apresentamos indagações e inquietações sobre a situação de tais eixos durante a pandemia de Covid-19, partindo de dados coletados em entrevistas semiestruturadas com dez professoras atuantes na Educação Básica em escolas públicas de Minas Gerias (MG). A perspectiva freireana nos permite debater a forma como essas professoras têm construído subsídios para a continuidade de seu trabalho em meio ao silenciamento governamental quanto às condições básicas para o Ensino Remoto Emergencial. As participantes lançaram mão de recursos pessoais para a aquisição de materiais para ofertar o ensino aos seus alunos, a formação continuada alcançou maior demanda, ainda que por ímpeto pessoal, sobretudo, no que diz respeito às tecnologias para o trabalho pedagógico.

Palavras-chave: Formação Docente; Pandemia; Educação Básica.

 

Resumé

Condiciones de trabajo y formación docente: son estos dos ejes temáticos que componen nuestras problematizaciones centrales. Presentamos indagaciones e inquietudes acerca de la situación de estos ejes durante la pandemia del Covid-19 desde datos recogidos en entrevistas semiestructuradas con diez maestras actuantes en la Educación Básica en colegios públicos de Minas Gerais (MG, Brasil). La perspectiva freireana nos ha permitido debatir la manera como estas maestras han construido subsidios para continuar sus trabajos en medio del silenciamento del gobierno con relación a las condiciones básicas para la Enseñaza Remota de Emergencia. Las participantes han utilizado recursos personales para la adquisición de materiales para ofrecer la enseñanza a sus estudiantes la formación continuada ha alcanzado mayor demanda, aunque por ímpetu personal, sobre todo en lo que se refiere a las tecnologías para el trabajo pedagógico. 

Palabras-clave: Formación del profesorado; Pandemia; Educación básica.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Aparecida Diniz Gomides, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Especialista em Língua Brasileira de Sinais pela Faculdade Única de Ipatinga. Mestra em Educação pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) e doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua desenvolvendo pesquisas relativas à perspectiva dos Letramentos Acadêmicos, perspectiva decolonial e educação de surdos.

ORCID: 0000-0002-4699-4309E-mail: paulagomides@ufmg.br

 

Lucas Rocha de Brito Rodrigues, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de São João del-Rei. Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas. Atua como servidor público concursado em dois municípios do interior de Minas Gerais: como Coordenador Pedagógico de Educação Infantil na cidade de Barão de Cocais e Professor de Séries Iniciais na cidade de Itabira. ORCID: 0000-0001-8448-795X E-mail: rochalucas.r@gmail.com

 

Tatiana Pinheiro de Assis Pontes, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília. Mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista - Campus de Presidente Prudente. Atualmente, é Professora Adjunta no Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Política, Escola e Sociedade (GPEPES). ORCID: 0000-0001-8512-7518 E-mail: tatiana.pinheiro2@hotmail.com

 

Downloads

Publicado

07/09/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 171
  • pdf downloads: 181

Como Citar

APARECIDA DINIZ GOMIDES, P.; ROCHA DE BRITO RODRIGUES, L. .; PINHEIRO DE ASSIS PONTES, T. Condições de trabalho e formação docente em tempos de Covid-19: problematizações sob a ótica freireana: Condiciones de trabajo y formación del profesorado en tiempos de Covid-19: problematizaciones desde una perspectiva freireana. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5343. Acesso em: 6 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)