Perspectivas para o Atendimento Educacional Especializado sob a égide das Tecnologias Assistivas: contribuições emergentes do PIBITI

Perspectives for Specialized Educational Assistance under the aegis of Assistive Technologies: emerging contributions from PIBITI

Autores

Resumo

O presente escrito tem como objetivo apresentar possibilidades para a promoção de Atendimento Educacional Especializado transversalizado por intermédio de Tecnologias Assistivas desenvolvidas durante a execução de um projeto tecnológico. Fundamenta-se em referencial teórico amparado em Bersch (2017), Galvão Filho (2009) e Gatti (2020). Os procedimentos metodológicos foram executados em quatro etapas: 1) Mapeamento de diagnósticos de alunos(as) matriculados(as) em instituições da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Itabaiana-SE; 2) Categorização do mapeamento; 3) Interpretação dos dados; e 4) Construção de duas tecnologias assistivas com enfoque educacional. Os resultados apontam as tecnologias assistivas como potencializadoras para o desenvolvimento do Atendimento Educacional Especializado a fim de alcançar a promoção de uma educação verdadeiramente inclusiva.

Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado Transversalizado; Formação Docente; Tecnologias Assistivas com Enfoque Educacional.

 

Abstract

This paper aims to present possibilities for the promotion of Specialized Educational Assistance transversalized through Assistive Technologies developed during the execution of a technological project. It is based on a theoretical framework supported by Bersch (2017); Galvão Filho (2009) and Gatti (2020). The methodological procedures were carried out in 4 stages: 1) Mapping of diagnoses of students enrolled in institutions of the Municipal Department of Education, Sport and Culture of Itabaiana-SE; 2) Mapping categorization; 3) Data interpretation; and 4) Construction of two assistive technologies with an educational approach. The results point to assistive technologies as potentiators for the development of Specialized Educational Assistance in order to achieve the promotion of a truly inclusive education.

Keywords: Transversalized Specialized Educational Service; Teacher Training; Assistive Technologies with an Educational Focus.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Andrade Modesto, Universidade Federal de Sergipe

Licenciada em Pedagogia, Mestra e Doutora em Educação. Professora adjunta do Departamento de Educação do Campus Prof. Alberto Carvalho da Universidade Federal de Sergipe e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental de Sergipe (GEPEASE/UFS/CNPq). E-mail: monicamodesto@academico.ufs.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9457-2725.

Isabela Rosália Lima de Araújo, Universidade Federal de Sergipe

Licenciada em Pedagogia, Mestra e Doutora em Educação. Professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) do Campus Prof. Alberto Carvalho. Líder do grupo de pesquisa Clínica da Atividade e Trabalho Docente. Também é pesquisadora do grupo Educação e Movimentos Sociais e do grupo Currículo, Atividade Docente e Subjetividades. E-mail: bellalima@academico.ufs.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1486-3005

 

Downloads

Publicado

16/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 117
  • pdf downloads: 115

Como Citar

ANDRADE MODESTO, M.; LIMA DE ARAÚJO, I. R. Perspectivas para o Atendimento Educacional Especializado sob a égide das Tecnologias Assistivas: contribuições emergentes do PIBITI: Perspectives for Specialized Educational Assistance under the aegis of Assistive Technologies: emerging contributions from PIBITI. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5851. Acesso em: 11 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos