DO ALFA AO SIGMA – pedagogias visuais e redes masculinistas cybers

DE ALFA A SIGMA – pedagogías visuales y redes masculinistas cybers

Autores

Palavras-chave:

Rede cyber, Red Pill, Assimetria sexual

Resumo

Nas últimas décadas, inúmeras mobilizações transnacionais masculinistas vêm emergindo buscando reafirmar a natureza da assimetria sexual e o enfrentamento ao feminismo. Nessa direção, interrogamos a rede cyber manosphere, discutindo os modos como entrelaçam suas pedagogias homossociais. Para tanto, analisamos as postagens do Red Pill no Twitter (X) observando como esses sujeitos são representados e produzem pedagogias visuais reverberando verdades sobre a(s) masculinidade(s). Balizados nos Estudos Culturais Visuais e Feministas, compreendemos que o segmento Red Pill na manosphere compreende a masculinidade articulada a lógica androcêntrica, enfatizando a misoginia e promovendo os ideários darwinistas de competitividade social.

Palavras-chave: Rede cyber. Red Pill. Assimetria sexual.

 

 

Resumen

En las últimas décadas han surgido numerosas movilizaciones transnacionales masculinistas que buscan reafirmar la naturaleza de la asimetría sexual y confronto al feminismo. En esa dirección, interrogamos a la red cyber manosphere, discutiendo las formas en que entrelazan sus pedagogías homosociales. Con este fin, analizamos las publicaciones de Red Pill en Twitter (X) observando cómo estos sujetos son representados y producen pedagogías visuales que reverberan verdades sobre la(s) masculinidad(es). Con base en Estudios Culturales Visuales y Feministas, entendemos que el segmento Red Pill en la manosphere comprende la masculinidad articulada con una lógica androcéntrica, enfatizando la misoginia y promoviendo ideas darwinistas de competitividad social.

Palabras clave: Rede cyber. Red Pill. Assimetria sexual.

 

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Biografia do Autor

Marcos Aurélio do Carmo Alvarenga, UFPel

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas – RS e membro do Grupo de Pesquisa Políticas dos Corpos, Cotidianos e Currículos – POC’s. A área de pesquisa concentra-se em análises visuais, corpo, gênero e sexualidade.

E-mail marcosaurelioca.8@gmail.com    Orcid https://orcid.org/0009-0004-7394-6128

 

Juliana Lazzaretti Segat, UFPel

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas – RS e membro do Grupo de Pesquisa Políticas dos Corpos, Cotidianos e Currículos – POC’s. A área de pesquisa concentra-se em corpo, gênero, sexualidade, feminismo, direito e currículos.

E-mail julianalsegat@gmail.com   Orcid https://orcid.org/0000-0003-2531-3890

Marcio Caetano, UFPel

Docente da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atua no Departamento de Ensino e, no momento, é coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação. Na UFRGS, atua como docente permanente no Programa de Pós-graduação em Educação, por meio da Linha Gênero, Sexualidade e Educação. É líder do Grupo de Pesquisa Políticas dos Corpos, Cotidianos e Currículos (POC’s-UFPel) e Coordendor do Museu João Antônio Mascarenhas (UFPel, UFES & Grupo Arco-Íris-RJ). Tem experiência na área de Currículo com produção acadêmica voltada para aos movimentos sociais LGBTI+, estudos queer, pós-coloniais e decoloniais, estudos feministas de gênero e sexualidade e estudos das masculinidades.

E-mail mrvcaetano@gmail.com   Orcid https://orcid.org/0000-0002-4128-8229

 

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Publicado

16/07/2025

Como Citar

DO CARMO ALVARENGA, M. A.; LAZZARETTI SEGAT, J.; CAETANO, M. DO ALFA AO SIGMA – pedagogias visuais e redes masculinistas cybers: DE ALFA A SIGMA – pedagogías visuales y redes masculinistas cybers. Revista Cocar, [S. l.], n. 36, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10570. Acesso em: 13 nov. 2025.