Gamificação como prática educativa: o que dizem os professores de um curso de formação de docentes de nível médio

Gamification as an educational practice: what teachers say on a mid-level teacher formation course

Autores

Palavras-chave:

Gamificação, Formação Docente, Educação Profissional

Resumo

Essa pesquisa tem como finalidade apresentar e discutir os processos de implementação da gamificação em práticas educativas de professores do Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental Integrado na Modalidade Normal do Instituto de Educação Estadual de Londrina, Paraná. Seguiu os procedimentos da pesquisa básica, qualitativa e descritiva-explicativa. Utilizou-se de material bibliográfico, análise documental e pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário on-line que foi aplicado para 8 dos 10 professores do curso e os resultados foram analisados a luz da teoria da análise de conteúdo. Como resultados destaca-se a importância de que os docentes que atuam em cursos de formação profissional conheçam e apliquem métodos de ensino que contribuam com a formação integral e politécnica dos estudantes.

Palavras-chave: Gamificação; Formação Docente; Educação Profissional.

 

Abstract

This research aims to present and discuss the processes of implementing gamification in educational practices of teachers in the Early Childhood Education Teacher Training Course and Initial Years of Integrated Elementary Education in Normal Modality at the State Education Institute of Londrina, Paraná. It followed basic, qualitative and descriptive-explanatory research procedures. Bibliographic material, document analysis and field research were used. Data collection was carried out using an online questionnaire that was applied to 8 of the 10 teachers on the course and the results were analyzed in light of the theory of content analysis. As a result, it is important that teachers who work in professional training courses know and apply teaching methods that contribute to the integral and polytechnic training of students.

Keywords: Gamification; Teacher Formatin; Professional Education.

 

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Biografia do Autor

Jonas Morais dos Santos, Secretaria do Estado de Educação do Paraná

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo ProfEPT IFSC e professor na Secretaria de Educação do Estado do Paraná. E-mail: jonas.moorais@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0409-4289.

Roberta Pasqualli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. E-mail: roberta.pasqualli@ifsc.edu.br. Orcid: 0000-0001-8293-033x.

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Publicado

01/07/2024
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Como Citar

MORAIS DOS SANTOS, J.; PASQUALLI, R. Gamificação como prática educativa: o que dizem os professores de um curso de formação de docentes de nível médio: Gamification as an educational practice: what teachers say on a mid-level teacher formation course. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7881. Acesso em: 3 jul. 2024.