Formação de professores para educação a distância nos cursos de licenciatura em ciências naturais e matemática dos Institutos Federais no Brasil

Autores

Resumo

O texto analisa concepções apresentadas pelos professores dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil (IFs) acerca das necessidades, fragilidades e desafios da formação para o exercício da docência em cursos a distância. Metodologicamente trata de pesquisa qualitativa, documental e de campo com  gestores, professores pesquisadores, professores formadores e tutores da Educação a Distância (EAD). Os resultados permitem afirmar que a formação dos professores formadores ocorre, especialmente nos Curso Superiores e na Pós-Graduação e que a formação para atuar nos cursos de EAD dificilmente fazem parte das discussões nestes cursos. Nos IFs investigados, a formação de professores para atuar na modalidade de EAD, aparece em forma de ações isoladas e descontinuadas. 

Abstract

The text analyzes conceptions presented by the teachers of the graduate courses in Natural Sciences and Mathematics at the Federal Institutes of Education, Science and Technology in Brazil (IFs) about the needs, weaknesses and challenges of training for the exercise of teaching in distance courses. Methodologically, it deals with qualitative, documentary and field research with managers, research professors, teacher trainers and tutors of Distance Education (EAD). The results allow us to affirm that the training of teacher educators occurs, especially in Higher Education and Postgraduate courses and that training to work in distance learning courses is hardly part of the discussions in these courses. In the investigated IFs, the training of teachers to work in the distance learning modality appears in the form of isolated and discontinued actions.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Pasqualli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Email: roberta.pasqualli@ifsc.edu.br. Orcid: 0000-0001-8293-033x.

Marie Jane Soares Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e docente do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Email: mariejsc@gmail.com. Orcid: 0000-0003-1746-2044.

 

Downloads

Publicado

03/10/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 187
  • pdf downloads: 271

Como Citar

PASQUALLI, R.; SOARES CARVALHO, M. J. Formação de professores para educação a distância nos cursos de licenciatura em ciências naturais e matemática dos Institutos Federais no Brasil. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3258. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos