Contribuições do Projeto de Carrinhos Mecatrônicos – IF kaRRt – no Instituto Federal de Roraima

Contributions from the Mechatronic Carts Project – IF kaRRt – at the Federal Institute of Roraima

Autores

Resumo

Objetiva-se apresentar as percepções de egressos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio no Instituto Federal de Roraima, Campus Boa Vista, acerca das contribuições do Projeto IF kaRRt – Competição de Carrinhos Mecatrônicos – em sua formação escolar. A pesquisa é do tipo básica, descritiva e de abordagem qualitativa. Fez-se uso de referenciais teóricos, análise documental e coleta de dados empíricos. Os resultados indicam que o projeto contribuiu significativamente para a formação dos estudantes, já que se tratava de uma atividade extracurricular de cunho didático-pedagógica inovadora para a formação pessoal e profissional dos estudantes. Conclui-se que o trabalho dialogado, participativo e democrático utilizando projetos de aprendizagem como o IF kaRRt contribuem para com a formação humana voltada para o exercício da cidadania e para a compreensão do mundo do trabalho.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Interdisciplinaridade. Currículo Integrado.

 

Abstract

The objective is to present the perceptions of graduates of Technical Courses Integrated to High School at the Federal Institute of Roraima, Campus Boa Vista, about the contributions of the IF kaRRt Project – Mechatronic Carts Competition – in their schooling. The research is of a basic, descriptive and qualitative approach. Theoretical frameworks, document analysis and empirical data collection were used. The results indicate that the project contributed significantly to the formation of the students, since it was an extracurricular activity of an innovative didactic-pedagogical nature for the personal and professional formation of the students. It is concluded that dialogued, participatory and democratic work using learning projects such as the IF kaRRt contribute to human education aimed at exercising citizenship and understanding the world of work.

Keywords: Professional and Technological Education. Interdisciplinarity. Integrated Curriculum.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heitor Hermeson de Carvalho Rodrigues, IFCE

 

Heitor Hermeson de Carvalho Rodrigues possui Mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. É especialista em Teorias e Metodologias da Educação Básica e Profissional pelo IFSC. Email: heitor.rodrigues@ifce.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7036-7831.

Roberta Pasqualli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Roberta Pasqualli é Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Email: roberta.pasqualli@ifsc.edu.br. Orcid: 0000-0001-8293-033x.

Downloads

Publicado

02/03/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 115
  • pdf downloads: 63

Como Citar

DE CARVALHO RODRIGUES, H. H. .; PASQUALLI, R. Contribuições do Projeto de Carrinhos Mecatrônicos – IF kaRRt – no Instituto Federal de Roraima: Contributions from the Mechatronic Carts Project – IF kaRRt – at the Federal Institute of Roraima. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5330. Acesso em: 21 nov. 2024.