Diálogos entre Educação Ambiental e Educação Inclusiva: uma análise a partir de dissertações e teses brasileiras

Dialogues between Environmental Education and Inclusive Education: an analysis based on Brazilian dissertations and theses

Autores

Palavras-chave:

Educação Ambiental Inclusiva, Educação Ambiental Crítica, Educação Inclusiva

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar os possíveis diálogos entre Educação Ambiental e Educação Inclusiva em dissertações e teses brasileiras. Desenvolveu-se pesquisa de revisão sistemática através do levantamento nas plataformas do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Foram selecionados dezenove trabalhos, analisados segundo descritores de Megid Neto. Verificou-se que as instituições públicas de ensino superior, assim como as regiões Sul e Sudeste, contribuíram com mais trabalhos. Observou-se que a maior parte dos autores estão sensíveis à diferenciação do campo da Educação Ambiental, à ideia de inclusão efetiva e à necessidade de mudanças no ambiente educacional, porém a maioria não declara identificação com uma concepção específica de Educação Ambiental e foi possível observar trechos capacitistas.

Palavras-chave: Educação Ambiental Inclusiva; Educação Ambiental Crítica; Educação Inclusiva

 

 

Abstract

The study aims to investigate the dialogues between Environmental Education and Inclusive Education in Brazilian’s dissertations and theses. A systematic review research was developed through a survey on Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia and Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior platforms’. Nineteen researches were selected and analyzed according to Megid Neto's descriptors. It was found that public institutions, as well as the south and southeast regions, were the ones that produced more researches. It was found that most authors are aware of the differentiation in the Environmental Education field, the idea of effective inclusion and the need for changes in the educational environment, but most do not declare identification with a specific conception of Environmental Education and it was possible to identify ableism in some texts.

Keywords: Inclusive Environmental Education; Critical Environmental Education; Inclusive Education

 

 

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Biografia do Autor

Clara dos Santos Baptista, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Mestre em Ciências, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. E-mail: clarabaptista92@gmail.com. ORCID: 0000-0002-9997-9444

Marcelo Borges Rocha, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Doutor em Ciências Biológicas. Departamento de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. E-mail: rochamarcelo36@yahoo.com.br. ORCID: 0000-0003-4472-7423.

 

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Publicado

10/12/2023
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Como Citar

DOS SANTOS BAPTISTA, C.; BORGES ROCHA, M. Diálogos entre Educação Ambiental e Educação Inclusiva: uma análise a partir de dissertações e teses brasileiras: Dialogues between Environmental Education and Inclusive Education: an analysis based on Brazilian dissertations and theses. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7367. Acesso em: 28 abr. 2024.

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