Os Blogs no Ensino de Ciências e Matemática: uma revisão sistemática em estudos brasileiros

The Blogs in Science and Mathematics Teaching: a systematic review of Brazilian studies

Autores

Resumo

Os blogs são abordados no âmbito educacional por apresentarem diferentes formas de utilização no ensino. Este estudo teve como objetivo investigar possíveis aproximações entre os blogs e o Ensino de Ciências e Matemática. Para isso, foi feita uma Revisão Sistemática de estudos publicados entre 2017-2021 e disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A análise dos dados foi realizada a partir de descritores pré-estabelecidos e também de caracterizações gerais e específicas de Gomes (2005). Nas caracterizações gerais, os blogs apresentaram-se mais utilizados como recurso pedagógico. Na específicas, como espaço de disponibilização de informação por parte do professor, portfólios digitais e espaço de integração. Os resultados revelam o papel ativo dos professores e a tentativa constante de promover a integração dos alunos por meio de diferentes metodologias. Palavras-chave: ensino-aprendizagem; tecnologias digitais de informação e comunicação; ensino de Ciências e Matemática.  

 

Abstract

Blogs are used in education for presenting different ways of usage in teaching. This study aims to investigate how blogs are being used in the teaching of Science and Mathematics. For this, a Systematic Review was carried out in theses and dissertations published between 2017-2021 and available in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. The data were analyzed based on pre-established descriptors and also on general and specific characterizations by Gomes (2005). In general characterizations, the blogs were used majoritarily as a pedagogical resource. In the specific, as a teacher availability of information space, digital portfolios and space for integration. The results reveal the active role of teachers and a constant attempt to promote student integration through different methodologies.

Keywords: teaching-learning; digital information and communication technologies; teaching of science and mathematics.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayane Peres de Andrade, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Rio de Janeiro. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1490-8047. E-mail:  rayanep@edu.unirio.br

Julia Beatriz Andrade Silveira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Mestre e Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Fuckow da Fonseca (CEFET/RJ). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9024-9752. E-mail:  julia__beatriz@hotmail.com.  

Marcelo Borges Rocha, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Rio de Janeiro. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4472-7423. E-mail:  rochamarcelo36@yahoo.com.br.  

Downloads

Publicado

07/02/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 253
  • pdf downloads: 248

Como Citar

PERES DE ANDRADE, R.; ANDRADE SILVEIRA, J. B.; BORGES ROCHA, M. Os Blogs no Ensino de Ciências e Matemática: uma revisão sistemática em estudos brasileiros: The Blogs in Science and Mathematics Teaching: a systematic review of Brazilian studies . Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5596. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)