Divulgação científica, ensino de ciências e meio ambiente: tendências em estudos brasileiros no período de 2017 a 2021

Scientific dissemination, science teaching and the environment: trends in Brazilian studies from 2017 to 2021

Autores

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Meio Ambiente, Ensino de Ciências

Resumo

O presente trabalho se trata de uma investigação sobre a Divulgação Cientifica, Meio Ambiente e Ensino de Ciências, com o intuito de identificar, na base de dados Plataforma Capes de Teses e Dissertações, os estudos que evidenciam elementos dessas três áreas do conhecimento. Assim, foi traçado um caminho metodológico pautado na Revisão Sistemática, para caracterização geral e específica das pesquisas investigadas. O corpus da amostra representativa totalizou 63 produções científicas. Analisou-se os dados com subsídios da meta-análise e da Codificação Temática. Como principais resultados, observou-se a predominância das instituições públicas nos estudos representativos, temáticas socioambientais associadas ao conhecimento socioambiental, o uso de espaços não-formais nas estratégias de Divulgação Científica, e a contextualização no ensino de ciências.

Palavras-chave: Divulgação Científica; Meio Ambiente; Ensino de Ciências.

 

Abstract

The present work is an investigation on Scientific Dissemination, Environment and Science Teaching, to identify, in the Capes Platform database of Theses and Dissertations, the studies that evidenced elements of these three areas of knowledge. Thus, a methodological path was traced based on the Systematic Review, for general and specific characterization of the investigated researches. The corpus of the representative sample totaled 63 scientific productions. The data were analyzed with the support of meta-analysis (Luiz, 2002) and Thematic Coding (Flick, 2009). As main results, it was observed the predominance of public institutions in representative studies, socio-environmental themes associated with Socio-environmental Knowledge, the use of non-formal spaces in Scientific Dissemination strategies, and contextualization in Science Teaching.

Keywords: Scientific Dissemination; Environment; Science Teaching.

 

 

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Biografia do Autor

Barbara Aparecida Nunes Silva, Cefet-RJ

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. E-mail: barbara.silva@ifrj.edu.br. ORCID: 0000-0001-5344-0630.

 

Marcelo Borges Rocha, Cefet-RJ

Doutor em Ciências Biológicas.  Departamento de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação.  Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

E-mail: rochamarcelo36@yahoo.com.br. ORCID: 0000-0003-4472-7423.

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Publicado

08/11/2024
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Como Citar

NUNES SILVA, B. A.; BORGES ROCHA, M. Divulgação científica, ensino de ciências e meio ambiente: tendências em estudos brasileiros no período de 2017 a 2021: Scientific dissemination, science teaching and the environment: trends in Brazilian studies from 2017 to 2021. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8188. Acesso em: 14 nov. 2024.

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