Divulgação científica, ensino de ciências e meio ambiente: tendências em estudos brasileiros no período de 2017 a 2021

Scientific dissemination, science teaching and the environment: trends in Brazilian studies from 2017 to 2021

Autores

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Meio Ambiente, Ensino de Ciências

Resumo

O presente trabalho se trata de uma investigação sobre a Divulgação Cientifica, Meio Ambiente e Ensino de Ciências, com o intuito de identificar, na base de dados Plataforma Capes de Teses e Dissertações, os estudos que evidenciam elementos dessas três áreas do conhecimento. Assim, foi traçado um caminho metodológico pautado na Revisão Sistemática, para caracterização geral e específica das pesquisas investigadas. O corpus da amostra representativa totalizou 63 produções científicas. Analisou-se os dados com subsídios da meta-análise e da Codificação Temática. Como principais resultados, observou-se a predominância das instituições públicas nos estudos representativos, temáticas socioambientais associadas ao conhecimento socioambiental, o uso de espaços não-formais nas estratégias de Divulgação Científica, e a contextualização no ensino de ciências.

Palavras-chave: Divulgação Científica; Meio Ambiente; Ensino de Ciências.

 

Abstract

The present work is an investigation on Scientific Dissemination, Environment and Science Teaching, to identify, in the Capes Platform database of Theses and Dissertations, the studies that evidenced elements of these three areas of knowledge. Thus, a methodological path was traced based on the Systematic Review, for general and specific characterization of the investigated researches. The corpus of the representative sample totaled 63 scientific productions. The data were analyzed with the support of meta-analysis (Luiz, 2002) and Thematic Coding (Flick, 2009). As main results, it was observed the predominance of public institutions in representative studies, socio-environmental themes associated with Socio-environmental Knowledge, the use of non-formal spaces in Scientific Dissemination strategies, and contextualization in Science Teaching.

Keywords: Scientific Dissemination; Environment; Science Teaching.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Aparecida Nunes Silva, Cefet-RJ

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. E-mail: barbara.silva@ifrj.edu.br. ORCID: 0000-0001-5344-0630.

 

Marcelo Borges Rocha, Cefet-RJ

Doutor em Ciências Biológicas.  Departamento de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação.  Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

E-mail: rochamarcelo36@yahoo.com.br. ORCID: 0000-0003-4472-7423.

Referências

ANDRADE, Karina.; DE OLIVEIRA, João Gabriel Barbosa. Educação ambiental: estratégias de conscientização ou sensibilização sobre as ações antrópicas no Brasil? In: TEIXEIRA, Rylanneive Leonardo Pontes (org.). Problemas socioambientais emergentes: contribuições teóricas e práticas. 1. ed. Bauru, São Paulo: Gradus Editora, 2021. p. 17 - 33. Disponível em: https://www.graduseditora.com/problemassocioambientais. Acesso em: 31 jan. 2024.

AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, p. 122–134, jul. 2001. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10048. Acesso em: 31 jan. 2024.

BRANDI, Arlete Terezinha Esteves.; GURGEL, Célia Margutti do Amaral. A alfabetização científica e o processo de ler e escrever em séries iniciais: emergências de um estudo de investigação-ação. Ciência & Educação, Bauru, v. 8, n. 1, p. 113–125, 2002. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-73132002000100009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 31 jan. 2024.

BERK, Amanda.; ROCHA, Marcelo. O uso de recursos audiovisuais no ensino de ciências: uma análise em periódicos da área. Revista Contexto & Educação, Rio Grande do Sul, Unijuí, v. 34, n. 107, p. 72-87, 2019. DOI: 10.21527/2179-1309.2019.107.72-87. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/7430. Acesso em: 31 jan. 2024.

CALDAS, Graça.; ZANVETTOR, Kátia. O Estado da Arte da Pesquisa em Divulgação Científica no Brasil: Apontamentos Iniciais. Ação Midiática. Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, Paraná, UFPR, v.1, n.7, p.1–11, 2014. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/viewFile/36778/22885. Acesso em: 31 jan. 2024.

CAMARGO, Vera Regina Toledo. Dialogando com a Ciência: ações, atuações e perspectivas na divulgação científica e cultural. Comunicação & Sociedade, Braga, Universidade do Minho, v. 37, n. 3, p. 43-71, 2015. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/article/view/6168. Acesso em: 31 jan. 2024.

COUTINHO, Renato Xavier.; SOARES, Max Castelhano.; FOLMER, Vanderlei.; PUNTEL, Robson Luiz. Análise da produção de conhecimento da Educação Física brasileira sobre o cotidiano escolar. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 9, n. 17, 2012. DOI: 10.21713/2358-2332.2012.v9.300. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/300. Acesso em: 31 jan. 2024.

CUNHA, Marcia Borin da.; GIORDAN, Marcelo. A divulgação científica como um gênero de discurso: implicações em uma sala de aula. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência, 7, 2009, Florianópolis. Anais [...]. Belo Horizonte: ABRAPEC, 2009. Disponível em: http://axpfep1.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/89.pdf. Acesso em: 31 jan. 2024.

DANTAS, Elisângela Fadul.; COSTA, Josenilson da Silva.; SILVA, Francisco Sidomar Oliveira da.; NICOLLI, Aline Andréia. Espaços não formais de ensino: possibilidades de divulgação científica e formação emancipatória. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 594–612, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4733. Acesso em: 31 jan. 2024.

DIAS, Camila Delmondes.; DELFINA, Cristiane.; TEGA-CALIPPO, Glória.; FERREIRA, Maria Beatriz Rocha.; GUIMARÃES, Maria Clara Ferreira.; CAMARGO, Vera Regina Toledo. Divulgando a arqueologia: comunicando o conhecimento para a sociedade. Ciência e Cultura, [S. l.], v. 65, n. 2, 2013. DOI 10.21800/S0009-67252013000200018. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252013000200018. Acesso em: 31 jan. 2024.

DONATO, Helena.; DONATO, Mariana. Etapas na Condução de uma Revisão Sistemática. Acta Médica Portuguesa, v. 32, n. 3, 2019. DOI: https://doi.org/10.20344/amp.11923. Disponível em: https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/11923. Acesso em: 31 jan. 2024.

FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

FREIRE, Paulo. Educação Como prática da liberdade. 29 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FÜRSTENAU-TOGASHI, Henrique.; SOUZA-HACON, Vanessa de. A evolução do debate socioambiental: no Brasil: legislação, etnoconservação e racionalidade ambiental. Economía, Sociedad y Territorio, vol. xii, núm. 39, 2012, 403-424. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/111/11123033005.pdf. Acesso em: 31 jan. 2024.

GUIMARÃES, Paulo Ricardo Bittencourt. Métodos quantitativos estatísticos. [2. ed.] - Curitiba [PR]: IESDE Brasil, 2008. Disponível em: http://www.inf.ufsc.br/~vera.carmo/LIVROS/LIVROS/Metodos%20Quantitativos%20%20Estatisticos%20Paulo%20Ricardo%20BittencourtGuimar%E3es.pdf. Acesso em: 31 jan. 2024.

JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. Revista em extensão, v. 7, n. 1, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20390/10860. Acesso em: 31 jan. 2024.

KATO, Danilo Seithi.; KAWASAKI, Clarice Sumi. As concepções de contextualização do ensino em documentos curriculares oficiais e de professores de ciências. Ciência & Educação (Bauru), v. 17, n. 1, p. 35–50, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/zD3FMD88P9qxpdxQMrHRh9w/abstract/?lang=pt. Acesso em: 31 jan. 2024.

LEFF, Enrique. Complexidade, Racionalidade Ambiental e Diálogo de Saberes. Educação & Realidade. 34(3): 17-24 set/dez 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9515. Acesso em: 31 jan. 2024.

LEFF, Enrique. Complexidade, interdisciplinaridade e saber ambiental. Olhar de professor, Ponta Grossa, 14(2): 309-335, 2011. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor. Acesso em: 31 jan. 2024.

LUIZ, Alfredo José Barreto. Meta-análise: definição, aplicações e sinergia com dados espaciais. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília 19 (3): 407-428, 2002. Disponível em: https://seer.sct.embrapa.br/index.php/cct/article/view/8814. Acesso em: 31 jan. 2024.

MARIN, Alda Junqueira; BUENO, José Geraldo Silveira. SAMPAIO, Maria das Mercês Ferreira. Escola como objeto de estudo nos trabalhos acadêmicos brasileiros: 1981-1998. Cadernos de pesquisa. v. 35, p. 171-199, jan./abr., 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/RPFz5TkpNYqTyzpZ6BgNh3H/abstract/?lang=pt. Acesso em: 31 jan. 2024.

MAMEDE, Maíra.; ZIMMERMANN, Erika. Letramento Científico e CTS na Formação de Professores para o Ensino de Física, In: XVI SNEF – Simpósio Nacional de Ensino de Física, São Luís, 2005. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvi/cd/resumos/T0264-1.pdf. Acesso em: 31 jan. 2024.

RAMIRES, Virgílio; BECKER, Leonardo; SADOVSKY, Ana; ZAGO, Adriana; BIELEMANN, Renata; GUERRA, Paulo. Evolução da pesquisa epidemiológica em atividade física e comportamento sedentário no Brasil: atualização de uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, [S. l.], v. 19, n. 5, p. 529, 2014. DOI: 10.12820/rbafs.v.19n5p529. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/3732. Acesso em: 31 jan. 2024.

Downloads

Publicado

08/11/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 29
  • pdf downloads: 37

Como Citar

NUNES SILVA, B. A.; BORGES ROCHA, M. Divulgação científica, ensino de ciências e meio ambiente: tendências em estudos brasileiros no período de 2017 a 2021: Scientific dissemination, science teaching and the environment: trends in Brazilian studies from 2017 to 2021. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8188. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.