Análise semiotica de uma exposição sobre o Antropoceno: o caso do Museu do Amanhã

Semiotic analysis of an exhibition on the Anthropocene: the case of the Museum do Amanhã

Autores

  • Pedro Miguel Marques da Costa Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ
  • Marcelo Borges Rocha Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

Resumo

O Antropoceno tem sido pauta em espaços não formais de ensino, como o Museu do Amanhã. Dentre as ações deste museu, destaca-se a exposição Antropoceno, que leva o visitante a refletir sobre ações que podem reduzir os impactos ambientais. A exposição é composta por totens com sequências de imagens e textos sob a ótica dos antecedentes desta nova era e suas evidências contemporâneas. O objetivo deste estudo foi analisar, os recursos audiovisuais utilizados na exposição. Os resultados mostram que as informações expostas destacam os impactos no planeta. As cores e sons utilizados são estratégicos para chamar a atenção dos visitantes, no sentido de sensibilizá-los sobre a importância da mudança de atitude frente a problemática ambiental.

Palavras-chave: Antropoceno; Museus; Meio Ambiente.

 

Abstract

The Anthropocene has been an issue in non-formal teaching spaces, such as the Museu do Amanhã. Among the actions of this museum, the Anthropocene exposure, which leads the visitor to reflect on actions that can reduce environmental impacts. The exposure consists of totems with sequences of images and texts from the perspective of the background of this new era and its contemporary evidence. The aim of this study was to analyze the audiovisual resources used in the exhibition. The results show that the information exposed highlights the impacts on the planet. The colors and sounds used are strategic to draw the attention of visitors, in order to make them aware of the importance of changing attitudes towards environmental issues.

Keywords: Anthropocene; Museums; Environment.

 

Biografia do Autor

Pedro Miguel Marques da Costa, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

 

Licenciado em Química pela Universidade do Porto, Mestre em Ensino da Física e da Química pela Universidade do Porto, Mestre em Administração Escolar pela Universidade de Lisboa, Doutorando em Ciência, Tecnologia e Educação no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca-CEFET/RJ, Embaixador Scientix na Europa. Pesquisador na área de Divulgação Científica e Ensino de Ciências no Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências-LABDEC.

E-mail: pedro_mmco@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8839-2878

Marcelo Borges Rocha, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Tecnologia para Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pós-doutor em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Docente em cursos de Graduação e Pós-graduação no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca-CEFET/RJ e na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador na área de Divulgação Científica e Ensino de Ciências no Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências-LABDEC.

E-mail: rochamarcelo36@yahoo.com.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4472-7423

Downloads

Publicado

12/12/2021